Para que uma empresa tenha sucesso, é fundamental muito foco e persistência. Também é muito importante saber como conquistar clientes, afinal, é isso que vai garantir a longevidade do negócio. E falando nisso, você está se saindo bem nessa tarefa e sabe como melhorar ainda mais?
Ao longo deste texto vamos mostrar a importância de conquistar clientes, dar algumas dicas que vão ajudar você e muito mais. Continue com a gente e não perca essa oportunidade!
Por que é essencial investir para aumentar o número de clientes?
A concorrência no ramo das oficinas mecânicas tem crescido bastante atualmente e, para se manter no topo ou alcançar o sonho de ter um negócio de sucesso, é fundamental ter um bom volume de trabalho, ou seja, clientes entrando e saindo todos os dias.
Lembre-se de que são esses clientes que pagam as contas e, quanto mais, maiores as possibilidades de crescimento. Contudo, isso não acontece do dia para a noite e é preciso ter algumas atitudes para mostrar às pessoas que sua oficina está pronta para resolver qualquer problema. Vamos conhecer algumas?
Quais são as principais maneiras de conseguir mais clientes?
Quase nunca é fácil conseguir novos clientes, principalmente quando a empresa está começando e ainda não tem um nome forte no mercado. Nesse contexto, ter as atitudes certas desde o início não é apenas fundamental, mas também a melhor maneira de passar por essa difícil etapa.
Ofereça um espaço agradável a seus clientes
Sabe aquela famosa frase que diz “a primeira impressão é a que fica”? No mundo dos negócios, isso é quase uma regra. Quer ver como é verdade? Imagine que você precise dos serviços de uma empresa desconhecida e, ao chegar ao local, percebe que tudo está bagunçado e não há um ambiente para ter uma conversa.
Você diria, à primeira vista, que essa empresa presta um bom atendimento e tem serviços de qualidade? A grande maioria das pessoas diria que não, ainda que fosse exatamente o contrário. É fundamental que a experiência do cliente ao entrar em sua oficina pela primeira vez seja a de estar no local correto.
Confiança se conquista, e o primeiro passo é oferecer um ambiente agradável, organizado e limpo. Não precisa ser algo luxuoso e extravagante, mas aconchegante. Se você se sente em casa e confortável na oficina, é bem provável que o seu cliente sinta exatamente o mesmo.
Tenha serviços variados
Outra questão é a quantidade de serviços que a sua oficina oferece. Ficar restrito a poucas opções não é nada atrativo, tanto para o cliente quanto para você. Quer um exemplo prático? É bem provável que várias motos passem por sua oficina todos os dias precisando de reparo.
Sabia que existem mais de cinco tipos de motos de trilha no mercado? Esses veículos off-road também quebram e precisam de profissionais qualificados para fazer os reparos e, claro, para melhorar o desempenho. A sua oficina presta esse serviço? Ter atenção às necessidades dos clientes e oferecer a solução de acordo são excelentes maneiras de trazer mais oportunidades.
Aposte na capacidade técnica
Porém, para que a melhor solução seja oferecida, é fundamental ter conhecimento e é necessário investir em capacitação e especialização, tanto para você quanto para seus funcionários. Comece com os cursos mais básicos e essenciais e vá se aprofundando mais a cada dia.
Há poucos anos a injeção eletrônica era restrita basicamente aos carros, mas, hoje, sabemos que ela já é presente em muitas das motos mais modernas. Os veículos evoluem e, para se manter no mercado e conquistar mais clientes, são necessários novos conhecimentos.
Invista em tecnologia
A tecnologia também é uma forte aliada na busca de novos clientes, tanto no que diz respeito à parte técnica quanto no atendimento. Você fez um excelente curso de capacitação, está apto para resolver problemas que outros profissionais não estão, mas não tem as ferramentas adequadas. Será que isso vai ajudar?
Como você viu, prestar serviços variados é fundamental para aumentar o número de clientes da sua oficina, e isso só é possível tendo as ferramentas certas para trabalhar. Além disso, a tecnologia costuma estar relacionada à maior velocidade e mais precisão na detecção das falhas.
É claro que alguns problemas podem ser resolvidos sem o uso de ferramentas sofisticadas, mas o tempo para isso acaba sendo bem maior. Quem você acha que um cliente em potencial vai procurar, alguém que soluciona tudo de forma rápida e eficiente ou quem demora uma eternidade e nem sempre resolve, ainda que cobre um pouco mais barato?
Capriche nas promoções e campanhas de marketing
Contudo, nada disso adianta se esse cliente em potencial não chegar até a sua oficina, não é verdade? É preciso se apresentar como a solução dos problemas e as campanhas de marketing são a melhor maneira de fazer isso. As redes sociais e promoções são ótimas ferramentas para realizar tais campanhas.
Aliás, promoções atrativas são fundamentais não somente para atrair novos clientes, mas para fidelizar os que já são. Ofereça benefícios para quem vai regularmente à oficina, feche parcerias e, acima de tudo, mostre que eles são importantes. A boa e velha conversa é fundamental — e tema do nosso próximo tópico.
Foque no bom atendimento
Você voltaria a um estabelecimento em que foi mal recebido, ainda que o serviço prestado tenha sido excelente? Por mais que pareça ultrapassado, bater papo e tomar aquele cafezinho é ótimo para conquistar clientes. Dê atenção a eles e torne a experiência a melhor possível.
Ter um atendimento personalizado também é fundamental, uma vez que não somos todos iguais. Você sabia que muitas mulheres também são apaixonadas por motocicletas e não costumam ir à oficina por não receber um tratamento adequado? Quantas dessas possíveis ótimas clientes você perdeu? Aliás, diversificar o quadro de funcionários é uma boa maneira de conseguir isso.
Por que o atendimento e a experiência positiva do cliente são tão importantes?
Percebeu como ao longo dos tópicos um tema que sempre foi mencionado é a satisfação do cliente? Quando satisfeito e bem tratado, todo mundo volta a procurar pelos serviços de determinada empresa. Além disso, as pessoas se sentem confiantes em indicar essa oficina, tornando-se promotores do negócio.
Por outro lado, quando o resultado não é o esperado e o atendimento não é bom, a probabilidade de clientes em potencial não procurarem a sua empresa por ouvirem opiniões negativas é muito grande. Coloque-se no lugar dessa pessoa, você indicaria ou voltaria a um lugar em que foi maltratado?
Saber como conquistar clientes não é tão difícil e, como você viu, prestar um bom atendimento e ter empatia são muito importantes. Seguindo essas dicas, a probabilidade da sua oficina ser um sucesso aumenta bastante, e não há nada mais agradável que ser reconhecido pelo bom trabalho.
E se você quiser ter mais sucesso ainda, leia ainda hoje nosso post sobre parceiros na oficina mecânica!