Quem gosta de aventura, visitar a natureza e alta velocidade pode apreciar bastante uma moto off road. Com ela, você pode visitar lugares de qualquer estrada e se desafiar em trilhas longas e onduladas. Porém, quem já fez a manutenção de uma sabe como alguns problemas de motos off road são bem recorrentes.
Para o piloto, o melhor é sempre buscar prevenção, evitando que alguns desses problemas interrompam sua viagem ou provoquem algum acidente. Já para o mecânico que cuida da manutenção, é importante entender como remediar esta situação para orientar melhor seus clientes. Estar preparado quase sempre é a diferença entre dar perda total ou conseguir recuperar a moto.
Se você recebe clientes com esse tipo de moto e precisa ajudá-los com esse tipo de situação, então veja aqui os 6 principais problemas de motos off road e como lidar com eles.
1. Pneus furados
Obviamente, o pneu utilizado em uma moto off road não é o mesmo utilizado em motos comuns, que circulam apenas em cidades e, no máximo, em uma estrada de terra. Eles são bem mais rígidos e grossos, adaptados para conseguir melhor aderência em terrenos instáveis e acidentados, pelos quais o motorista vai passar com muita frequência.
Mas, o que fazer quando ele fura? Continuar rodando com ele pode facilmente levar a acidentes. Primeiro, o motorista deve verificar onde está o furo, se é apenas um e se objeto que o provocou ainda está preso. Se estiver, deixe-o lá, pois ele impede a saída do ar. O dono deve pilotar a moto mais devagar, até chegar ao mecânico.
2. Danos à corrente
A corrente de uma moto off road tende a sofrer bastante pressão, pois a viagem é bem intensa. Quando ela solta, pode ser que o problema seja apenas uma emenda desprendida, o que pode ser resolvido temporariamente ao trocar para a outra emenda. Isso já será suficiente para levar a moto até a oficina.
Agora, se ela arrebentou completamente, então vai precisar ser rebocada até a oficina. Isso considerando que a quebra não tenha provocado algum acidente. O melhor para prevenir isso é verificar a peça antes de sair em viagem. Caso ela já apresente algum desgaste, então é melhor trocá-la antes de correr qualquer risco. Melhor do que ter que arrastar uma moto pesada no meio do mato.
3. Vazamento no radiador
Levando em conta todos os galhos, folhas e pedras pelos quais esse veículo pode passar, não é surpresa que o vazamento do radiador seja um dos principais problemas de motos off road. Porém, o motorista deve estar atento a sua gravidade mais do que sua ocorrência. Verificar o radiador e encapá-lo antes de viagem é uma boa prevenção, mas não deve ser o suficiente por muito tempo.
Caso o radiador apresente um pequeno furo, o motorista pode remediar a situação temporariamente aplicando um tipo de massa, clara de ovo ou até molho de tomate. Isso ajudará na vedação até que haja um reparo completo. Caso o dano seja mais grave, como um grande rombo, então será necessário substituir o radiador.
4. Lama e barro
Como as motos off road são pensadas justamente para dirigir pela lama e pelo barro sem tanta dificuldade, o problema não costuma estar na moto. Na verdade, ele está na forma como o motorista a conduz. Por exemplo, se ele não frear antes de entrar numa poça de lama, pode cair da moto e se acidentar.
Por outro lado, é um erro não limpar adequadamente a moto depois de cada viagem. Se a terra começar a se incrustar nas partes móveis do veículo, como o motor e as rodas, pode ser que comece a criar bactérias e fungos, além de corroer as peças. Lembre-se de fazer uma limpeza profunda em cada revisão, além de verificar o desgaste das peças.
5. Rompimento do cabo do acelerador
Este é um problemas de motos off road mais comuns, pois sua aceleração tende a ser bem inconstante. É necessário mudar de marcha com muita frequência, além de lidar com um grande número de curvas e ladeiras. Com toda essa pressão, o cabo do acelerador pode facilmente se romper após uma viagem muito longa.
Uma forma de se prevenir contra isso é lubrificá-lo antes, durante e após a trilha, o que não será difícil para o próprio motorista. Recomende também um cabo reserva, caso o trajeto seja muito longo.
A substituição não é um trabalho difícil, especialmente em uma oficina. Sempre tenha algumas no seu estoque, pois você verá vários clientes com este problema chegando em seu negócio.
6. Quedas durante a viagem
Seja por dirigir sem cuidado, não fazer a manutenção adequada, acelerar na hora incorreta ou alguma outra eventualidade, não é nada improvável que o piloto sofra alguma queda durante sua viagem. É uma das principais causas de problemas de motos off road e um dos motivos para ser uma opção relativamente restrita de entretenimento.
Em primeiro lugar, esclareça ao seu cliente que a vida dele é mais importante do que a moto. Caso a moto caia, ele deve verificar o próprio corpo, se não está com nenhum corte ou ossos quebrados. Se estiver tudo bem com o piloto é que a moto pode se tornar uma preocupação.
Digamos que esteja tudo bem. Aí o piloto deve olhar a moto, verificando se ela sofreu algum dano grave, se ainda está operacional e é segura. Caso não haja problema, ele pode continuar sua viagem. Caso haja algum dano, é melhor levá-la direto ao mecânico.
Quando a moto chega em sua oficina, pode ser difícil avaliar a situação logo de cara. Você deve olhar todas as peças, principalmente as mais vitais, como a corrente, radiador e motor. Qualquer coisa fora do lugar pode levar a novas quedas e acidentes.
Claro, para lidar com qualquer um destes problemas de motos off road, você precisará de ferramentas adequadas para lidar com a situação, como chaves e suspensão. Se você quer estar bem equipado, confira aqui 4 ferramentas que não podem faltar em sua oficina e fique bem preparado!