As motos de trilha são veículos que aliam praticidade na hora da locomoção e aventura nos momentos de lazer, duas características que todo motociclista adora. É por isso que esses modelos contam com muitos admiradores e estão sempre entre os mais procurados pelos fãs de duas rodas.
Tudo isso cria um cenário que pode aumentar o lucro da oficina, já que a qualquer instante um desses veículos certamente entrará pela porta de sua oficina. Continue lendo este post para saber mais sobre os 5 principais tipos de motos de trilha do mercado!
1. Asfalto e trilha
Esses modelos são ideais para quem pretende utilizar a motocicleta tanto em trilhas quanto no dia a dia. Graças às suas características aventureiras, elas ajudam a encarar trechos urbanos mais esburacados sem muito esforço.
Costumam ser equipadas com motores de 125 cc a 250 cc, podendo ser de 2 ou 4 tempos. Sua manutenção costuma ser simples e barata para o motociclista, já que suas peças de reposição são facilmente encontradas no mercado. Modelos como Bros, XTZ e Tornado são as mais representativas desse estilo.
2. Apenas trilha
Nessa categoria, entram os modelos desenvolvidos exclusivamente para trilhas, tornando-as boas opções para quem quer se aventurar de forma mais intensa ou mesmo participar de competições.
Essas motos têm suspensão adaptada para suportar qualquer tipo de terreno. Ainda assim, esses costumam ser os componentes mais exigidos e que necessitam de uma verificação periódica para garantir seu bom desempenho. Entre os modelos mais procurados por quem compra uma moto exclusiva para trilhas, temos a TTR 230, CRF 230 e WR 250.
3. Trilha e enduro
Motocicletas desse grupo apresentam características observadas nas exclusivas para trilha, como partida elétrica e suspensão adaptada. O detalhe é que a suspensão costuma ser um pouco mais macia para se adaptar melhor aos obstáculos das pistas de enduro.
Seus motores podem chegar a 650 cc, mas também existem opções de baixa cilindrada, tornando a categoria acessível para motociclistas de diferentes graus de experiência. São boas opções os modelos KTMs, WRs e CRF 250X.
4. Motocross
Altamente competitivos, os modelos para motocross dispensam recursos que não representem vantagens significativas durante uma corrida, como a partida elétrica. A prioridade aqui é uma construção leve para atingir maiores velocidades e alta capacidade de suspensão, fundamental para os saltos e manobras da modalidade.
Outra exigência desses modelos é um motor potente, já que velocidade é indispensável nas competições. Por isso, esse é um componente que precisa de atenção constante para garantir o seu desempenho e vida útil. Nessa categoria, vale conferir os modelos YZFs, CRFs e KXs.
5. Rally
As motos projetadas para rally são focadas em alta durabilidade. Isso porque os competidores precisam encarar trajetos longos e acidentados, por onde nem sempre haverá um local próximo para auxiliá-lo em uma eventual manutenção.
Por isso, seus motores são sempre muito potentes e contam com grande capacidade, além de também possuírem suspensão reforçada. Entre os modelos desenvolvidos para esse tipo de competição, temos a WR 450F e a CRF 450X.
Como você pôde notar, existem diferentes tipos de moto para quem busca utilizar esse veículo como uma forma de lazer ou esporte. Conhecê-las a fundo permitirá que você invista em tecnologia específica para atender a esse grande público e ganhe ainda mais clientes para sua oficina.
Gostou do conteúdo de hoje? Então mostre a todos que conhece os diferentes tipos de motos de trilha compartilhando o conteúdo em suas redes sociais!
Sobre motos de trilha só mudaria a ordem das maii procuradas para CRF 230, TTR 230 e WR 250.
Muito bom artigo!
Att,
Douglas Negreiros
http://trilheiro.com.br
Olá Douglas, tudo bem? Que bom que gostou amigo, iremos anotar sua sugestão sobre a classificação do conteúdo. Um abraço, equipe Chiptronic!
Eu amo o off road e gosto muito de moto de trilha 2 tempos e acho o design delas empolgante…
Que bacana Davi, ficamos felizes que você tenha gostado do nosso conteúdo! 😀