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Home Segmentos Diesel

Diagnóstico diesel: quando deve ser feito?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
24 de outubro de 2023
in Diesel
16.5k
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diagnóstico diesel: quando deve ser feito?

Realização de diagnóstico diesel

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Seu cliente chegou à oficina relatando problemas como perda de potência, falhas no desempenho ou consumo exagerado de combustível? No caso dos veículos pesados, fazer correto o diagnóstico diesel é fundamental para encontrar a origem do problema e, consequentemente, a melhor solução.

Além da análise de qualidade do combustível, é importante checar o funcionamento de todos os componentes mecânicos e eletrônicos do veículo. Uma boa maneira é utilizar um scanner para leitura de falhas e outros dados de operação e desempenho do caminhão. 

Quer entender melhor como fazer um diagnóstico eficaz em veículos a diesel? Continue a leitura de nosso post e descubra como resolver o problema do seu cliente da melhor maneira!

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Saiba quais são os principais problemas dos veículos movidos a diesel

Antes de mais nada, é fundamental entender quais problemas podem afetar os veículos movidos a diesel, e se eles estão relacionados ao modelo em questão. Um exemplo é o fato de que os caminhões mais modernos com tecnologia Euro 5 devem utilizar preferencialmente o diesel S10, que apresenta menor teor de enxofre.

O Euro 5 é equivalente à fase P7 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que tem como objetivo reduzir as emissões de gases poluentes dos escapamentos. O programa está em vigor desde 2012. Portanto, veículos pesados fabricados após essa data têm um sistema de pós-tratamento que reduz as emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) na atmosfera.

 

Para tanto, precisam utilizar um aditivo (Agente Redutor Líquido Automotivo, ou Arla 32) e o diesel com baixo teor de enxofre. Caso troquem o S10 pelo S500 (diesel que tem 500 partes por milhão de enxofre), ou deixem de adicionar o Arla 32, a tendência é a perda do desempenho. 

Veículos mais antigos estão sujeitos a diversos problemas ocasionados tanto pelo uso intensivo quanto pela falta de manutenção preventiva. Além disso, o uso do combustível errado também pode acarretar danos. Se o cliente tem um SUV flex, e equivocadamente abastece com diesel, é necessário drenar o combustível do tanque com as ferramentas apropriadas.

O combustível pode ser a causa de falhas

Em alguns casos, mesmo o combustível correto pode ser um vilão. A razão é que todo o diesel fóssil utilizado no Brasil contém 10% de biodiesel (B10), política instituída como estímulo aos biocombustíveis.

O grande problema é o fato de o biodiesel ser um produto altamente higroscópico, ou seja, com grande poder de absorção de água. Quando o veículo permanece parado com o produto no tanque por muito tempo, ocorre formação de borras e depósitos, que podem comprometer o funcionamento dos bicos injetores. 

Aliás, essa é a razão de ser autorizado o uso de diesel A (sem adição de biodiesel) no primeiro enchimento dos veículos nas montadoras. Existe ainda o caso das embarcações, tanto em função do alto poder de absorção de água quanto pelo fato de esse tipo de veículo, especialmente se for destinado a lazer, não ser utilizado diariamente.

O mesmo problema enfrentado pelos veículos em função do teor de biodiesel também pode acontecer nos tanques dos postos de combustíveis. Isso significa que o motorista corre o risco de abastecer com um produto fora de conformidade, que compromete o desempenho e o funcionamento automotivo.

Além de solucionar o problema, é importante orientar seu cliente sobre os cuidados na hora do abastecimento. Como o diesel é um produto que se degrada rapidamente, é fundamental abastecer em locais confiáveis e, em caso de dúvidas, solicitar a execução de testes para atestar a qualidade do produto. 

Outros problemas comuns em veículos a diesel

As falhas que ocorrem pelo uso de combustíveis fora de especificação podem ser uma das causas dos danos ao módulo de controle, também conhecido como ECU (Unidade de Controle do Motor). É esse dispositivo que garante que o funcionamento do motor siga os parâmetros preestabelecidos em sua fabricação.

O ECU monitora o comportamento do motor e de suas atividades, como temperatura, rotação, pressão de ar e velocidade. Esse sistema é capaz de fazer um autodiagnóstico e, caso sejam identificadas falhas, armazenar o problema em sua memória interna. 

Descubra como fazer o diagnóstico diesel

Se depois de checar os componentes mecânicos e elétricos do veículo a suspeita do problema recair sobre problemas com o combustível, alguns cuidados podem ser necessários. É preciso verificar:

  • tanques;

  • filtros;

  • linha de combustível;

  • bomba injetora;

  • bicos injetores;

  • sistema de injeção.

Uma das razões da perda de potência do veículo eletrônico com motor diesel é a falta de pressão de combustível. As bombas de alta pressão trabalham com folga mínima e qualquer impureza pode comprometer seu funcionamento.

A melhor maneira de fazer o diagnóstico é por meio do uso de um scanner automotivo, que faz a leitura dos problemas no veículo e aponta um código de falha. No entanto, é fundamental entender os códigos apresentados pelo equipamento e saber quais as providências mais adequadas em cada caso. 

No exemplo da falta de pressão do combustível, o código pode apresentar informações como alta ou baixa pressão. Para identificar a origem desse problema, é necessário verificar o funcionamento com um manômetro, equipamento capaz de atestar se a vazão está correta. Por essa razão, a capacitação profissional é tão importante quanto o uso do scanner. 

O dispositivo também é essencial para a leitura de falhas no ECU, já que possibilita acesso aos registros do módulo de controle e permite que o profissional identifique rapidamente a origem do problema. Com ele, é possível analisar diversas funcionalidades do veículo que podem prejudicar seu desempenho. Dentre elas destacamos:

  • programação da bomba de Arla 32;

  • programação do câmbio;

  • ajuste para apagar a luz do óleo;

  • regeneração do filtro de partículas;

  • ajuste do fator de correção dos injetores;

  • programação do código dos injetores.

O uso desse dispositivo para a prevenção de falhas e diagnóstico -diesel também proporciona diversas vantagens para o proprietário e para quem está prestando o serviço. Entre elas, o ganho de tempo para análise e resolução do defeito, a redução de custos e também a diminuição de danos, pois a falha é sanada antes de comprometer outras funções.

Continue a visita em nossa página para entender mais sobre o funcionamento do scanner e conhecer nossa solução apropriada para veículos a diesel!

 

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Tags: combustíveldiagnóstico de veículos dieselDiagnóstico por scannerDieselmanutenção dieselmanutenção preventiva de caminhõesprincipais problemasproblemas em veículos diesel
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Comments 1

  1. damiao zunguze says:
    3 anos ago

    muito obrigado por ajudar, vou verificar na minha viatura

    Responder

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