Em meio a tanta evolução tecnológica, os sistemas de injeção eletrônica chegaram para ficar no mundo automobilístico. Em se tratando do segmento de veículos pesados, os motores a diesel com essa tecnologia já somam um terço da frota de veículos comerciais no Brasil. Fatores ligados à economia e à funcionalidade nas manutenções desses motores afirmam sua preferência no mercado.
Nesse sentido, para se manterem competitivas, além de qualificação teórica, é importante que as oficinas de reparação contem com ferramentas eficientes para o serviço. A esse respeito, por dispor de grande praticidade em diagnosticar defeitos, o scanner diesel configura o perfil necessário para a manutenção de motores de injeção eletrônica.
Quer saber o que é um scanner diesel, quais informações ele pode fornecer e quais são as vantagens? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
[the_ad id=”17056″]
O que é e como funciona o scanner diesel?
Antes de abordar a funcionalidade do scanner, é preciso entender como o sistema de injeção eletrônica diesel opera.
O primeiro componente desse sistema é o módulo de controle ou ECU (Unidade de Controle do Motor). Esse dispositivo é responsável por manter o perfeito funcionamento do motor segundo parâmetros preestabelecidos de fábrica.
Por meio de sensores, o módulo monitora todo o comportamento do motor, como rotação, temperatura, pressão de ar, velocidade etc. Caso haja falhas no sistema, com essas informações ele é capaz de gerenciar os atuadores, tendo como base a comparação dos parâmetros predeterminados. Havendo mau funcionamento, o defeito é armazenado na memória da ECU.
Com isso, é possível ter acesso aos registros do módulo de controle por meio de uma ferramenta específica: o scanner. Esse equipamento otimiza o tempo de serviço, pois, devido à comunicação com o módulo de controle, consegue informações diretamente dos sensores e atuadores. Assim, qualquer defeito dentro do sistema de injeção eletrônica é reconhecido imediatamente.
Logo, o trabalho de manutenção torna-se mais fácil. E ainda é possível fazer manutenções no motor, nos sistemas elétricos e em outros componentes eletrônicos do veículo de forma rápida.
Quais informações podem ser obtidas com um scanner diesel?
Relatório de falhas
Por meio de uma memória RAM, o módulo armazena todas as informações coletadas dos sensores e atuadores. Quando conectado ao scanner diagnóstico, é possível extrair um relatório completo sobre as características da falha, como o código, o módulo em que o sensor está conectado e o tipo de defeito (presente, passado ou intermitente).
Leitura dos sensores
A leitura ocorre instantaneamente. Com as atualizações, o operador consegue, com exatidão, os valores reproduzidos pelos sensores. Essas informações do funcionamento do motor são passadas em tempo real, permitindo identificar onde há falhas.
Testes de atuadores
Outra grande vantagem do scanner diesel é sua capacidade de testar os atuadores. Ao comando do operador, a ECU manda um sinal para um determinado componente. Essa função permite a checagem prática de possíveis danos mecânicos nas peças do sistema.
Análises gráficas
O scanner também transmite suas informações por meio de gráficos. Esse recurso permite um maior detalhamento ao notificar o diagnóstico do veículo para o profissional. Além disso, é possível conectá-lo a um microcomputador, que garante ainda mais informatividade e precisão ao relacionar valores dispostos em uma linha do tempo para melhor visualização.
Estado de funcionamento
Essa função permite identificar o estado de funcionamento dos sensores e interruptores em um momento específico. Para isso, o scanner elabora uma listagem completa sobre o modo de trabalho dos componentes na hora do diagnóstico: se estão ligados ou desligados e se estão inativos ou operando. Assim, o profissional consegue estabelecer o padrão correto de checagem da falha analisada.
Informações técnicas
Uma grande ferramenta para reparos no sistema de injeção eletrônica diesel é a função do scanner que mostra as informações técnicas de cada modelo de veículo. Esse recurso facilita muito o trabalho do profissional, tendo em vista que cada modelo dispõe de um tipo específico de tecnologia embarcada. Logo, o aparelho ajuda o operador a se informar sobre as particularidades de cada marca.
Quais as vantagens de contar com esse tipo de aparelho na oficina?
Diferencial competitivo
É certo que ter um scanner diesel faz com que a oficina ofereça serviços além daqueles ofertados por reparadoras que não dispõem do dispositivo. Além disso, devido à qualidade do serviço, à agilidade no reparo e ao uso de uma ferramenta tecnológica, a manutenção se torna diferenciada, conquistando, portanto, a confiança do cliente.
Aumento da produtividade
Pelo fato da ECU fazer uma monitoração constante do sistema de injeção eletrônica, a inspeção do defeito torna-se muito mais prática. Isso porque, ao conectar o scanner na central, as informações de falhas são passadas imediatamente. Dessa forma, o trabalho do mecânico é otimizado e o tempo de serviço diminui consideravelmente.
Melhora na qualidade dos serviços
Por fornecer ao profissional todas as informações dos sensores e atuadores, além de contar com a função de testes individuais desses dispositivos, o scanner diesel oferece um relatório preciso do problema. Isso proporciona eficiência no reparo, evitando, assim, o retorno do veículo para a cobrança de garantia do serviço.
Maiores margens de lucro
Vantagens ligadas a diminuição de mão de obra, tempo de manutenção, espaço, entre outros aspectos, garantem ao profissional um aumento no lucro final do reparo. Com o incremento da qualidade do serviço e eficiência ao solucionar qualquer tipo de falha, também é possível obter uma maior valorização do trabalho.
Retorno garantido
Como os veículos que portam esse sistema já correspondem a um terço da frota comercial no Brasil, essa tecnologia está, gradativamente, tomando conta do mercado. Com esse fato, em um futuro próximo, a tendência é que a maior parte dos motores diesel tenham o sistema de injeção eletrônica. Logo, as oficinas que buscarem se especializar na área de diagnóstico eletrônico terão retorno garantido.
A partir da leitura deste conteúdo foi possível perceber como o scanner diesel otimiza o trabalho dentro das oficinas mecânicas, sendo um dispositivo fundamental para atender às novas demandas de serviços. Sua praticidade e eficiência acompanham as novas exigências do mercado de motores diesel, proporcionando um serviço diferenciado.
E então, ficou com alguma dúvida? Baixe nosso e-book sobre scanner diagnóstico e fique por dentro de mais informações sobre o tema! Conheça também nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube!
Gostaria de obter informações para adquirir o aparelho scanner diesel
Olá Paulo, como vai? Vou deixar o contato do nosso atendimento especializado para que você possa tirar todas suas dúvidas sobre o scanner Dieseldiag. Basta clicar a seguir: https://wa.link/boojbb
Tenho interesse no produto !
Olá Cleomar, tudo bem? Iremos te enviar mais informações através de seu e-mail. Um grande abraço de toda a equipe Chiptronic! 😀
boa noite. gostaria de saber qual as motadoras ele atende fiquei muito interessado no diesel.
Olá Afs, tudo bem? Iremos entrar em contato com você, através de seu e-mail. Um grande abraço de toda equipe Chiptronic!
Bom dia, fiquei interessado no produto, porém,quero saber sobre o valor.
Obrigado!!!
Olá Moises, tudo bem? Claro, iremos enviar a você todas as informações, sobre nosso equipamento. Em seu e-mail! Um grande abraço amigo. 😀
Interessante saber que temos um scanner especifico para diagnosticos de injeção eletronica diesel
Olá Jorge, tudo bem? Agradecemos por seu feedback, tudo que desenvolvemos é para a melhoria dos serviços e do dia a dia de reparadores automotivos. Um grande abraço, de toda equipe Chiptronic! 😀