As exigências cada vez mais rígidas sobre o uso de motores diesel, sobretudo devido ao seu grande impacto ambiental, alavancaram o desenvolvimento de inovações que possibilitam um uso mais eficiente e ecológico do diesel. Entre essas novidades, temos o Scania HPI, o sistema de injeção eletrônica de alta pressão.
Continue lendo este post para entender mais sobre o funcionamento do Scania HPI e conhecer as suas vantagens. Acompanhe!
[the_ad id=”16819″]
Entenda como funciona o Scania HPI
O sistema de injeção eletrônica de alta pressão da Scania faz ajustes contínuos e precisos para assegurar a dosagem ideal de combustível para todas as condições sem causar restrições ao torque do motor.
Quando o êmbolo superior do sistema é pressionado, a árvore de comando aciona seu funcionamento. A partir de então, um restritor controla a quantidade de combustível que é bombeado para o injetor.
A pressão exercida pelo volume de combustível entre os êmbolos superior e médio determinarão o momento preciso para sua injeção na câmara de combustão. O sistema de gestão dos motores Scania é responsável por controlar o volume de combustível, ajustando o tempo certo para que a combustão ocorra de maneira mais eficiente.
Para que o sincronismo seja mantido, o combustível é evacuado e retorna ao tanque. Como há um aumento de temperatura do combustível ao passar através dos injetores, ele retorna mais quente para o tanque.
O sistema de gestão dos motores Scania também controla o volume de combustível em cada injetor. O combustível, então, é pressionado no interior desses componentes e fica pronto para ser injetado assim que os bicos se abrirem. Para que isso aconteça, a pressão exercida pelo êmbolo menor tem de superar a pressão de combustão no motor, que é gerada pelo movimento do pistão.
Com os bicos dos injetores abertos, o combustível é injetado na câmara de combustão sob alta pressão, o que faz com que ele se combine com o ar formando uma névoa de densidade necessária para que ocorra a queima.
Quais as vantagens do Scania HPI
O desenvolvimento de sistemas modernos de injeção eletrônica de alta pressão surge para implementar diversas melhorias sobre os métodos tradicionais, adequando os veículos pesados às exigências legais.
Desse modo, o Scania HPI possibilita um uso muito mais eficiente do combustível, o que gera economia, menos problemas com manutenção e uma grande diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, suas características de funcionamento garantem também o bom aproveitamento do torque do motor.
Manter-se atualizado e capacitado é fundamental
Com as constantes evoluções no setor, é de extrema importância que os reparadores de motores diesel se mantenham atualizados e capacitados para atender a nova demanda.
Para garantir diagnósticos precisos e serviços bem executados, o ideal é buscar por treinamentos específicos sobre as novas tecnologias, como o Scania HPI. Por isso, não perca mais tempo e capacite-se e não deixa passar essa oportunidade de conseguir mais clientes e serviços para sua oficina.
Que tal agora tirar uma dúvida que muitas pessoas ainda têm: será que o freio motor prejudica o caminhão? Leia o nosso post sobre o assunto e saiba se isso é um mito ou verdade!
[the_ad id=”16819″]
É um sistema muito eficiente com economia de combustível,faço uma pergunta se o envio de combustível é feito pela bomba injetora eletrônica diretamente no cólon rail independente da ordem de fogo do motor porque que essa bomba não é montada dentro do tanque de combustível?
Por causa da temperatura do retorno do excedente ao sangue q já vem com temperatura diferente,ficaria mais uma peça aquecendo o diesel