A injeção eletrônica automotiva é uma das maiores invenções da história dos automóveis! Isso se deve à economia de combustível proporcionada por esse componente, além dos fatores ecológicos relacionados, pois, um veículo equipado com um módulo de injeção controlado eletronicamente polui bem menos do que os que possuem antigos carburadores.
Da mesma forma que essa tecnologia foi inventada e está presente na grande maioria dos veículos que transitam atualmente nas ruas de todo o mundo, trata-se de um item que prescinde de manutenção, dada a sua importância para o funcionamento dos carros, sendo o reparo bastante lucrativo para os profissionais da área.
A seguir vamos mostrar os motivos pelos quais você deve trabalhar com reparo em módulos de injeção eletrônica, as principais possíveis causas e defeitos encontrados e o que fazer para começar a atuar nesse mercado.
O que é o reparo em módulos de injeção eletrônica?
O reparo em módulos de injeção eletrônica é o trabalho realizado de uma forma preventiva ou corretiva nas unidades (ECUs) que controlam a entrada de combustível nos cilindros para que ocorra a combustão, além de diversas outras funções em um veículo. O serviço consiste em diagnosticar eletronicamente possíveis irregularidades no sistema, realizar verificações da parte estrutural das peças, e ainda fazer soldas e reprogramações quando necessário.
Por que trabalhar com o reparo em módulos de injeção eletrônica?
Pode parecer algo bastante específico em função da falta de conhecimento geral desse tipo de componente, mas é uma capacitação que pode modificar radicalmente a sua vida profissional, pelos seguintes motivos:
1. Mão de obra escassa no mercado
Como o módulo de injeção eletrônica é uma das peças mais complexas de um veículo, isso exige que o profissional tenha conhecimento sobre assuntos que vão além da mecânica do automóvel, como eletrônica, manuseio de ferramentas tecnológicas, informática etc.
2. Alta demanda de serviços
Não estamos querendo dizer que o módulo de injeção eletrônica, também chamado de ECU, é um sistema que se estraga facilmente, mas como o número de veículos que carrega esse sistema é algo que abrange quase que todos os carros existentes atualmente, a quantidade de proprietários de automóveis que necessita do reparo ou manutenção para simples verificação da ECU também é evidentemente grande.
3. Excelente retorno financeiro
Como os materiais para trabalhar com o reparo em módulos de injeção eletrônica são de grande durabilidade, pois se tratam de aparelhos de diagnóstico e outras ferramentas portáteis, o retorno do investimento é rápido e satisfatório, tendo em vista a demanda de serviços, como citamos no tópico anterior.
4. Criação de diferencial competitivo
O reparo em módulos de injeção eletrônica pode ser algo que servirá para complementar outros serviços automotivos que você já presta. Como o trabalho é algo que exige bastante conhecimento específico, é natural que você se diferencie no mercado e se torne referência em sua região de manutenção em ECUs.
5. Ótimo atrativo para a realização de vendas de outros serviços
Como o reparo em módulos de injeção eletrônica é um serviço relativamente difícil de ser encontrado no mercado, você poderá utilizar esse diferencial para atrair clientes a realizar serviços complementares ao que é feito na ECU, como alinhamento, balanceamento, regulagem de faróis, etc.
O que achou dessa dica? Então não deixe de ler também o nosso post sobre a importância do reparador automotivo se manter atualizado e se especializar.
Chiptronic Conserto Reparo Manutenção Módulos Injeção Eletrônica
Gostaria de saber detalhes a respeito dessa parte de conserto de módulos, já su mecanico e na minha cidade não há muita oferta desse tipo de serviço
Olá Gustavo, tudo bem? Iremos te enviar através de seu e-mail, mais informações sobre o ramo e cursos. Um grande abraço amigo! 😀
Ola gostaria de mais informações
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Boa tarde. Gostaria de receber mais informações sobre treinamentos e recursos necessários.
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olá..voce emite laudo (Parecer ) técnico sobre dano causado em módulo por inversão de polo de bateria? caso negativo, indicaria quem emite este documento em são paulo?