O mercado de motos premium está de vento em popa no país. Isso mostra que, além da paixão por modelos esportivos, de luxo ou especiais, existe também um grande potencial de mercado para as oficinas oferecerem um serviço de manutenção diferenciado, de que essas motos precisam.
Nos últimos anos, com a queda de cerca de 30% nos preços desses tipos de moto, aconteceu uma tomada do mercado. Atualmente, as motos premium acima de 500cc já são 40% da frota nacional e o segmento apresenta um crescimento de 12% ao ano.
Porém, apesar dessa queda nos preços e consequente popularização desse tipo de moto, alguns itens, como peças e equipamentos especiais, ainda têm um custo de reposição elevado e exigem uma mão de obra especializada, ponto em que sua oficina pode capitalizar.
Por isso, vamos apresentar as 3 principais razões pelas quais é necessário ter cuidados especiais com as motos premium. Mais do que conscientizar seus clientes, esses tópicos selecionados justificam o investimento em tecnologia na oficina e também o valor do serviço especializado.
Vamos começar?
1. Tecnologia embarcada
O primeiro motivo pelo qual as motos premium necessitam de um cuidado especial não poderia ser outro senão a quantidade de tecnologia embarcada. As motocicletas, assim como outros meios de transportes, estão cada vez mais tecnológicas e utilizam uma série de computadores e componentes eletrônicos.
Toda essa tecnologia é utilizada para controlar desde a potência do motor e os ajustes da suspensão e pilotagem (modo conforto, modo sport, modo trilha, etc.), até para detectar problemas com antecedência e avisar o piloto por meio do computador de bordo.
Não é preciso dizer que toda essa tecnologia, se não for cuidada por especialistas, pode custar caro para substituir e pesará bastante no bolso.
2. Componentes especiais
Ao contrário do que acontece com motos mais populares e baratas, a maioria das motos premium não compartilha seus componentes com outras motocicletas da linha. Ou seja, você dificilmente verá os mesmos garfo, motor, lanternas, etc. em outras motos do mesmo fabricante.
Isso traz, além da exclusividade e diferenciação que essas motos pedem, o incômodo da dificuldade em encontrar peças à pronta entrega ou até mesmo que estejam disponíveis no Brasil. Isso acontece principalmente com as motos mais potentes e velozes, que têm vendas menores no mercado.
Por isso, é preciso um cuidado redobrado com todos os componentes da moto, seja no dia a dia, seja dentro da oficina.
3. Mão de obra especializada
Já era de se imaginar que motos tão especiais assim precisam de mão de obra e equipamentos especializados. Por conta da alta tecnologia embarcada, a utilização do scanner de motos é essencial para a detecção de problemas no sistema da moto.
Para a realização do serviço, também é preciso contar com mecânicos especializados nas novas tecnologias presentes no mercado, para ser possível dar conta do trabalho e também entregar um serviço bem feito para o cliente. A vantagem é poder cobrar um preço justo para seu negócio, já que se trata de um diferencial.
Você sabia que as motos premium precisavam de tantos cuidados especiais? Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma dica como esta!
Boa noite. Estou fazendo um trabalho Acadêmico e gostaria de saber a fonte que diz que as motos premium acima de 500cc já são 40% da frota nacional e o segmento apresenta um crescimento de 12% ao ano?