Ao longo dos anos de trabalho, pode ser que você entre em alguma discussão com seus clientes sobre quem é responsável por um defeito no veículo. É ai que entra a garantia de serviço.
Independentemente do processo, um carro pode deixar a oficina com problemas que deveriam ter sido resolvidos. Para assegurar o direito do consumidor, a lei prevê a garantia de serviço, tanto em oficinas quanto em qualquer outro estabelecimento.
Como você já deve imaginar, essa garantia significa que, se você forneceu um serviço e o cliente pagou por ele, então é sua obrigação entregá-lo integralmente. Por exemplo: se você se comprometeu em fazer a manutenção nas rodas, elas devem estar funcionando dentro do prazo estipulado.
Conhecer as leis é muito importante para profissionais de oficinas mecânicas. Isso porque elas determinam as responsabilidades de cada pessoa envolvida, quem deve arcar com os custos diante de algum conflito etc. E, claro, também ajudam a proteger o cliente de profissionais mal intencionados.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, não se preocupe. Separamos aqui os pontos mais importantes sobre como essa garantia funciona e como você pode aplicá-la em sua oficina mecânica. Confira!
O que a lei diz sobre a garantia de serviço?
Fornecimento de peças originais
Se essa já não era a política do seu estabelecimento, saiba que há um artigo na lei que diz:
ART. 21 – No fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto, considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do consumidor.
Em outras palavras, se você não for usar peças originais novas, deve informar isso ao seu cliente primeiro. Se ele der permissão, não há problema algum.
Retificação de defeitos
Pela lei, qualquer serviço que você prestar dentro da sua oficina deve ter uma garantia mínima de 90 dias.
Se um cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho, seja por não ter atingido o resultado oferecido ou por defeito recorrente, ele pode exigir que você faça tudo de novo. E depois que ele pedir a segunda manutenção, haverá um prazo adicional de 30 dias para a entrega do serviço.
Alternativamente, o texto diz o seguinte:
ART. 18 § 1º – Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III – o abatimento proporcional do preço.
Possibilidade de indenização
Se um cliente está coberto pela garantia de serviço e você não cumprir sua parte nessa troca, então ele tem todo o direito de processar sua oficina e pedir uma indenização. Ela pode ser proporcional à perda envolvida — o que inclui o produto, tempo, calúnia ou qualquer outra forma de prejuízo.
Não custa reforçar que é melhor fazer tudo corretamente desde o início do que ter que encarar esse tipo de problema depois.
O que fazer em sua oficina para que essa garantia não seja um prejuízo?
1. Tenha uma agenda organizada de atividades
Uma das principais causas de conflitos entre mecânicos e motoristas é o atraso na entrega do trabalho. Em alguns casos, esse problema pode ser grave, como levar mais de dois meses para trocar uma roda. Em outros, como levar duas semanas para realizar um serviço que você tinha prometido completar em uma semana, a solução pode ser simples.
Mas como resolver essa situação? Criando uma agenda de manutenção que permita que você entregue todos os serviços no prazo proposto. Isso inclui priorizar os pedidos certos, deixar o prazo claro para sua equipe e até recusar pedidos que não possam ser atendidos a tempo — ou pelo menos informar ao cliente sobre essa inconveniência.
2. Certifique-se da necessidade da manutenção
Algumas pessoas pensam que os mecânicos inventam defeitos todas as vezes em que levam seus veículos para a manutenção. Dessa forma, acreditam que estão pagando por problemas que não existiam. Esse é um dos motivos para haver uma lei sobre garantia de serviço.
A questão é que, se você cometer um erro, o cliente vai acreditar automaticamente que foi um ato de má-fé. Por isso, antes de sugerir qualquer manutenção ou troca mais drástica, vale a pena verificar tudo uma segunda vez, só para confirmar. É melhor do que acabar em uma briga sem necessidade.
3. Mantenha registros de todos os serviços
Quando há disputas legais, sejam com o cliente ou com fornecedores, os registros e recibos de seus serviços são o que conta. Se houver um documento comprovando que um trabalho foi realizado em determinado dia e horário, com o equipamento certo e propósito, é isso que a justiça vai reconhecer.
Ter esses registros em sua empresa é sempre útil caso algum cliente culpe sua equipe por algo ou apenas tente tirar vantagem da situação. Se houver qualquer problema, será mais fácil apontar sua origem. E, claro, resolver tudo em um acordo que deixe ambos satisfeitos é a melhor opção.
4. Guarde a nota fiscal das peças
Diferentes partes do veículo podem continuar com defeito mesmo após uma manutenção adequada ou substituição. A questão é: quem deve arcar com o prejuízo se o problema não foi o serviço ou a forma como o motorista conduziu?
Ao fazer uma troca de peças, também é uma boa ideia registrar o número de série e modelo das partes utilizadas. Dessa forma, se houver qualquer defeito na peça substituta, você poderá recorrer aos seus fornecedores e pedir um reembolso. Afinal, a causa não foi seu serviço, mas sim um erro do fabricante.
Com essas informações, você certamente está mais preparado para lidar com a garantia de serviço dos seus clientes e melhorar a reputação da sua oficina. Se você acha que mais pessoas podem aproveitar essas dicas, então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como é possível melhorar o trabalho em uma oficina mecânica.
Levei meu carro em uma oficina com o problema de vazamento de óleo, checado pelo mecânico disse que seria “tal” problema e me passou o orçamento das pecas e perguntou se poderia ser feita a troca e eu respondi que sim, tendo em vista que o problema seria solucionado. Foi me cobrado a mão de obra no valor de 450 fora o valor das peças.
Porém depois das trocas das pecas, continuou com o vazamento e novamente retornei ao mecânico que verificou novamente o carro e falou que agora o vazamento seria em outro canto. E eu não quis que fosse feito mais nada no carro devido a tantos gastos e o problema não ser resolvido e ele me cobrou novamente a mão de obra no valor de 350.
Tendo em vista que levei o carro em uma segunda de manhã e foi me entregue no dia seguinte, e levei para ver novamente o problema na sexta-feira com o prazo de apenas 3 dias do serviço feito.
Ele poderia ter me cobrado novamente a mão de obra ?
Olá Anna, tudo bem? Após concordar com um orçamento para a troca de peças em sua oficina devido a um vazamento de óleo, o mecânico realizou o serviço, mas o problema persistiu. Ao retornar, foi identificado outro vazamento, resultando em uma nova cobrança de mão de obra. Mesmo tendo levado o carro de volta em apenas três dias, o mecânico cobrou novamente, levantando questionamentos sobre a qualidade do trabalho inicial. A falta de comunicação prévia sobre o novo problema e a cobrança adicional após o serviço levantam dúvidas sobre a transparência e a responsabilidade da oficina. Recomenda-se discutir a situação com a oficina, considerar a garantia do serviço e, se necessário, buscar orientação jurídica ou recursos de defesa do consumidor.
Estou com um problema aqui com meu carro, resumindo fiz o motor peguei o carro levei para minha casa e mal andei no carro nem chegou a 50 km, e deu problema na mangueira de água, que fica perto do motor de partida do gol g5 e o motor deu problema novamente pois quebrou o cotovelo ao meio bem em baixo da abracadeira, e para ajudar eu troquei o motor de partida em casa pois estava falhando e no dia seguinte que eu realmente peguei o carro para trabalhar o cano quebrou e nao percebi que vazou toda a agua no trajeto e eles estão querendo alegar que eu quebrei o cano de agua, mas como se eu quebrei sendo que nem mexi nele e outra ele quebrou no meio da peça, ou seja eles querem que eu pague novamente todo o serviço pois falou que não tem garantia se souber de alguém que possa me auxiliar nesta questão desde já agradeço mais uma vez
Fiz uma revisão na minha moto e com menos de 3 meses deu problema na peça que o mecânico trocou, fui até a oficina e ele falou que iria trocar a peça novamente, porém eu teria que pagar a mão de obra novamente. Sou obrigada a pagar e ainda estou no meu direito de 3 meses de garantia?
Olá Sandy, a garantia para reparos de veículos, como uma revisão na moto, é geralmente determinada pelos termos acordados com a oficina no momento do serviço. Se você estiver dentro do período de garantia, e o mecânico concordou em trocar uma peça defeituosa, a mão de obra para a substituição normalmente deve ser coberta pela garantia. Para resolver a situação, é essencial revisar os termos da garantia acordados e comunicar claramente com a oficina sobre o problema e suas expectativas em relação à garantia. Se houver desacordo, considere buscar aconselhamento legal para proteger seus direitos. Recomendo sempre confirmar ou até mesmo assinar um contrato de garantia antes de serviços desse tipo. Um abraço de toda a equipe.
Boa noite.
Deixei minha moto na oficina para trocar o kit de guarnição, porém com 1 semana voltou o mesmo problema, voltei na oficina e me informaram que era uma problema simples e que iriam plainar o cabeçote porém passado o período pedido pela oficina entrei em contato e me informaram que o serviço não tinha fica bom e iriam refazer, depois de 1 semana sem notícias entrei em contato novamente e me informaram que não tinha resolvido e agora os cilindros estavam batendo e o cabeçote estava trincado, porém minha moto não apresentava esses problemas e nem informaram da primeira e nem da segunda vez. De quem e a responsabilidade sobre isso?
Olá Janderson como vai? Em uma situação como essa, a responsabilidade pelo problema na moto pode ser um assunto complicado e pode depender de vários fatores, incluindo as ações da oficina, o contrato de serviço, as leis de proteção do consumidor em sua região e os detalhes específicos do que foi feito na sua moto. Aqui estão algumas considerações gerais:
Garantia de serviços: Verifique se a oficina forneceu alguma garantia para o trabalho realizado. Muitas oficinas oferecem garantias para os serviços que realizam. Se houver uma garantia, isso pode ajudar a determinar a responsabilidade da oficina em relação aos problemas subsequentes.
Contrato de serviço: Verifique o contrato de serviço que você assinou com a oficina. Ele deve especificar os serviços a serem realizados, os prazos e as condições. Se o contrato mencionar garantias ou obrigações da oficina, isso pode ser importante.
Documentação e comunicação: Se a oficina não informou sobre problemas adicionais, como cilindros batendo ou um cabeçote trincado, durante as primeiras interações, isso pode ser considerado uma falha de comunicação ou transparência por parte da oficina.
Prova dos problemas pré-existentes: Se você tem provas de que sua moto não apresentava esses problemas antes de deixá-la na oficina (por exemplo, fotos, vídeos, ou registros de manutenção anteriores), isso pode ser útil para argumentar que os problemas surgiram como resultado do trabalho da oficina.
Leis de proteção do consumidor: Verifique as leis de proteção do consumidor em sua região. Elas podem estabelecer direitos e regulamentações que se aplicam a situações como essa.
Resolução do problema: Se você acredita que a oficina é responsável pelos problemas na moto, você pode tentar negociar uma solução com a oficina, como reparos adicionais, reembolso ou uma compensação pelo tempo e inconveniência causados. Se não conseguir chegar a um acordo, pode ser necessário buscar aconselhamento jurídico ou entrar em contato com uma agência de proteção do consumidor em sua região.
Em situações complexas como essa, pode ser útil consultar um advogado que esteja familiarizado com as leis de proteção do consumidor em sua região para avaliar sua situação e orientá-lo sobre como proceder.
Olá a alguns dias levei meu carro para retificar o cabeçote, e o mecânico quando foi desmontar o cabeçote me ligou dizendo que um parafuso havia quebrado e que para retira lo, eles precisaram levar meu carro até um torneiro e cobrou de mim o guincho e o serviço do torneiro! Eu realmente devo pagar isso ou o mecânico deve pagar já que ele quebrou o parafuso? Alguém me ajuda por favor? Obrigado!!!
Olá José, o seu caso depende totalmente da circunstância em que ocorreu a quebra do parafuso. Em muitos casos, se o parafuso quebrou devido a desgaste normal ou ao processo de trabalho necessário para retificar o cabeçote, a responsabilidade pelo custo de reparo pode recair sobre o proprietário do veículo. No entanto, se a quebra do parafuso ocorreu devido a negligência ou erro por parte do mecânico, a responsabilidade poderia ser do mecânico. Em última análise, a melhor abordagem é a comunicação aberta com o mecânico e, se necessário, buscar orientação legal ou de consumidor para resolver a situação da forma mais justa possível. Um abraço!
Olá, troquei o kit rolamento de uma das rodas do meu carro, após uns 30 dias dessa troca, a peça apresentou defeito. Voltei ao mecânico que constatou que era a mesma peça que ele tinha trocado, entrei em contato com a loja que havia comprado e eles realizaram a troca, entretanto o mecânico cobrou a mão de obra dele novamente, visto que o defeito não era por culpa dele. Paguei, e informei ele que iria até a loja e pediria que entrassem em contato com o fabricante para ressarcir esse prejuízo da segunda mão de obra, pois se o mecânico não tem culpa, eu também não. Está correto esse procedimento? Alguém pode me informar, por favor.
Olá Marcela, como vai? O procedimento que você adotou parece estar no caminho certo, mas é importante lembrar que a situação pode variar dependendo da política da loja e do fabricante, bem como das leis de proteção do consumidor. Foi correto ter contatado a loja, e eles aceitarem a substituição é um bom sinal, pois demonstra que estão interessados em resolver o problema. Quanto ao fornecedor, é importante que eles verifiquem o motivo da falha na peça, mas o reembolso vai depender da política da empresa. Em geral, é importante verificar as leis de proteção ao consumidor, e manter registros de todas as transações, comunicar claramente com a loja, o mecânico e o fabricante, e buscar um acordo razoável que atenda aos seus direitos.
ola sou dono de oficina tenho muito problema com garantia agora com o mercado livre em alta os clientes preferem comprar as peças e enviar pra mim instalar depois a peça da problema e o cliente quer que eu dou garantia do serviço como faço pois eu não fabrico peça e nem foi eu que comprei????
Olá Alexandre, como vai? Entendo sua preocupação, realmente essa questão de garantia está bem comum hoje em dia. Recomendamos que assim que o cliente trouxer a peça e pedir que você a instale, é importante deixar claro que a garantia da peça é de responsabilidade do fornecedor ou fabricante, não da sua oficina. Explique isso de forma clara e educada para evitar mal-entendidos futuros. Também é importante documentar tudo, mantenha registros detalhados de todas as interações com o cliente, incluindo datas, descrições dos serviços prestados e quaisquer informações sobre a peça que foi fornecida por ele. Isso pode ser útil caso haja disputas futuras. E por fim, é muito importante fazer uma análise minuciosa da peça, junto com o cliente, para que qualquer defeito que seja visível, fique claro que a peça já foi entregue assim, e sua oficina não teve responsabilidade com o produto danificado. Lembrando que é importante manter a empatia e tratar bem o cliente, independente da situação. Um grande abraço da equipe Chiptronic!
Um absurdo a lei de garantia para serviços de manutenção ou reparos de veiculos ser limitada ao prazo de 3 meses sem ter uma relação com os kilo metros rodados . Posso andar em 3 meses 50 km e perder a garantia. Só no Brasil !!!!
Boa tarde. Meu jeep queimou a junta cabecote, e após 7 meses tornou a queimar , o carro não rodou 3 mil km. A concessionaria é obrigada a reparar. O carro apresentou problemas dd aquecimento 3 vezes após o reparo voltei e após trocarem a tsmp do reservatório parou. E agora 7 meses depois queimou novamente .
No caso somos oficina mecânica, um colaborador colou um filtro de oleo errado no veículo. O motor deu problema, em nenhum momento negamos solucionar e reparar o caso. Porém o cliente está em outra oficina vendo o que aconteceu. Nesse caso se outro profissional desmontar e mexer como fica essa garantia ?
Olá Camila, como vai? Nessa situação, seria aconselhável entrar em contato com o cliente e explicar a situação, expressando a disposição de resolver o problema e reiterando o compromisso da sua oficina em realizar o reparo necessário. No entanto, se outra oficina desmontar e mexer no veículo, isso pode complicar a questão da garantia, que normalmente está relacionada ao trabalho realizado por sua oficina e pode ser anulada se terceiros interferirem ou causarem danos adicionais. Sugira que o cliente retorne à sua oficina para que você possa avaliar e reparar o veículo adequadamente, assegurando que qualquer trabalho adicional seja realizado pela sua equipe. Isso pode ajudar a preservar a garantia do serviço original e garantir que o reparo seja feito corretamente, além de claro, gerar uma confiança e credibilidade ao trabalho e manter portas abertas ao cliente. Espero que possa ajudar, um abraço de toda a equipe Chiptronic.
Bom dia! Solicitei uma revisão e foi passado um orçamento. Como ficou alto o preço ia deixar para depois mas, queriam cobrar 120.00 de orçamento. Aí deixei, tirei o carro da oficina na quinta-feira e sexta, sábado, domingo vazou um óleo. Levei lá e não deram retorno então liguei e depois fui buscar, que a responsável disse que podia pegar o carro, desaforadamente. Quando chego lá, tiraram a mangueira já e alegaram um rasgo nela e disse que a outra que estava no carro está emendada e outras mangueiras tb estão ressecadas.
E querem cobrar pra arrumar… eu deixei pata revisão e não viram ?
O que faço?
Olá Marcela, como vai? Nesse casos complicados não podemos dar o diagnóstico ou um parecer sobre o que se deve fazer, mas recomendamos que sempre procure profissionais qualificados e especializados, e se não tiver confiança no serviço que está sendo demonstrado, procure um atendimento mais confiável para solucionar o problema. Um abraço da equipe Chiptronic.
Boa tarde fiz uma revisão de cambio., troquei somente as peças das seleções de manchas, que é da 1 primeira macha até 4 marcha , pois essa caixa é de caminhão cavalo mecanico , então essa caixa desse caminhão são divida em 3 parte grupo GP q transferia de caixa , seleções das macha 1A 4A macha e grupo da GV redução da caixa , pois então como revisei somente o grupo da seleções das macha 1A a 4A macha, como não houve o desgaste nas peças do grupo GP não foi preciso fazer a substituição de nenhuma das peças do grupo GP q transferência, então houve uma quebra dessa caixa justamente nesse grupo q não houve nenhuma troca de peças desse conjunto, e Cleite está querendo ,garantia dessa parte , q quebrou , a pergunta é , eu devo dar garantia dessas peças q não foi trocado , lembrando não foi trocada pq não havia desgaste , devo garantia ou não
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida… eu levo meu carro pra fazer manutenção e prevenção a cada 6 meses e tbm sempre antes de viajar, sigo as trocas de óleo corretamente, sempre com o mesmo mecânico… essa semana levei um baita susto quando o carro começou a apresentar barulho no motor… levei novamente pra ele ver o que estava acontecendo, pois pensei q ele era de confiança e para a minha surpresa ele não deu muita atenção, disse q não descobriu de onde vinha o barulho, pra eu continuar andando com o carro e prestar atenção no barulho… deixei o carro parado na garagem e fui pesquisar na Internet o q poderia ser, e vi que a troca de óleo com óleo errado pode causar sérios prejuízos no motor, peguei o manual do meu carro e vi que ele estava colocando óleo de um carro 1.0 e o meu é 1.4, óleo diferente…. agora estou com o carro parado, com problema no motor e me sinto lesada por esse mecânico! Eu sou leiga no assunto! Confiei no trabalho dele! Levei pra fazer manutenção corretamente! Ele deve ser responsabilizado por isso? Ou eu devo arcar sozinha com o prejuízo?
Coloquei uma embreagem no meu veículo com seis meses ela pifou não funciona mais e na nota fiscal tem garantia de um ano que que eu devo fazer
Boa tarde eu fiz o cabeçote no meu carro no mês 8 e agora deu problema novamente tem que fazer outra vez deu problema novamente e o cara não quer cobrir o meu prejuízo ele falou que a garantia era de 6 meses agora está falando que é de 3 meses e está me cobrando 5 mil reais para fazer novamente . Isso requer um processo contra ele ou não
Quem sabe ajuda: tive o mesmo problema com um Gol ano 1989, foi trocada a junta de cabeçote duas vezes e o problema continuou até que outro mecânico quando tirou o cabeçote viu que havia várias corrosões junto aos furos onde passa o líquido de arrefecimento, devido ao tempo e água de torneira. A solução foi levar o cabeçote em um torneiro para preencher com solda as deformidades dos buracos e o problema foi resolvido. Se não fizer isso é questão de meses e a junta queima novamente. Valeu.
Faltou falar de qual Lei vcs estão se referindo, não?!
Cliente fez serviço de cabeçote com nossa oficina, pedimos o cliente sanar outro problema (ventoinha)no eletricista,assim ele fez mas o eletricista disse que precisava fazer cabeçote e desmontou mas o cliente disse que já tinha feito com a nossa oficina , aí o cliente tirou carro do eletricista e mandou para nossa oficina desmontado o cabeçote, a lei determina que tenho que dar a garantia mesmo ele levando em outra oficina e mexendo no serviço que fizemos pois o eletricista era só para trabalhar na ventoinha?
Boa noite meu nome e Rosângela levei meu carro no mecânico tive q refazer o motor isso foi dia 30/04 hoje dia 1/08 vir q está com vazamento de óleo será q tenho direito de recorrer
Fiz um serviço, troca de uma sensor de fase, o mecanico me cobrou 1200 lascas de mão de obra, só de mão de obra. Autorizei né, contudo ele.fez a troca.do sensor instalou, mas.no ato.do funcionamento do carro,.ele constatou que a polia de escape estava empena, danificou meu sensor que paguei 350 reais, e ele ainda quer me cobrar mais 50% de mão de obra pra refazer o serviço, e terei que comprar outra sensor. O que eu faço?
Boa noite ! Coloquei milha empilhadeira para dar uma geral. Na oficina. ,um dos problemas era vazamento na roda e continuou vazando ,vieram e arrumaram novamente e fizeram outros serviços ,estragou novamente ! Vieram novamente , não cobrou pelo serviço mas cobrou deslocamento de viagem . Eu tenho que pagar deslocamento de um serviço que está na garantia ?
Coloquei meu carro para fazer um serviço , o carro veio pior , pagei pelo serviço agora o mecanico está exigindo mais dinheiro dizendo para tenta resolver que é outra peça qe está com defeito
Boa noite ,levei o carro no mecânico para fazer o motor uma Doblo adventure 1.8 já abriu o motor por três vezes e o motor apresenta problema pago uma prestação cara ,preciso do carro para trabalhar e cada vez o mecânico vem com uma história o que faço ,pois vejo que ele não consegue arrumar o carro.oque faço estou desesperado peço uma ajuda por favor.obrigado
Tenho um Corsa Classic Flex, 04 portas, 2010/2011- VHCE- 1.0 . Percebi que não estava tendo retorno de água pelas mangueiras pra dentro do reservatório de expansão, então fui na casa de meu vizinho que é mecânico, ele pediu pra eu trocar: reservatório de expansão com a tampa, sensor de temperatura de água, , bomba d’água, carcaça da correia dentada + Polia da correia dentada, mangote em “T”, me entregou o carro dizendo que tava tudo ok, paguei um absurdo e ao ligar o carro começou um tec tec tec que saia de dentro da correia dentada , o barulho é parecido uma colher inox batendo no copo de vidro, ao acelerar os batimentos se intensificam, voltei lá com ele e agora ele quer que eu compre a polia do vira Brequin que custa mais de R$ 530 reais, eu Falei pra ele Herbert quando eu entreguei meu carro pra ti ele não tinha barulho, e as peças eram todas usadas, agora você trocou a bomba d’água, trocou a carcaça velha da correia dentada e deu todo esse problema, meu carro tá parado dentro da garagem pois tenho medo de andar com ele por causa do barulho dentro da caixa da correia dentada.
Levei meu carro a uma oficina do lado da minha casa em janeiro de 2022 para trocar o alternador ou um possível conserto do mesmo, o mecânico não comprou a peça onde mandei ele comprar, confiei nele pois ele se disponibilizou a comprar, me cobrou uma taxa de 60 reias para o motoboy buscar na loja, e quando chego para buscar o carro , ele não devolveu minha peça que estava com problema, não comprou na loja que mandei , e quando foi ontem dia 19/02 no caminho do meu trabalho o alternador que ele colocou pegou fogo , fiquei muito assustada pois o carro estava em movimento. Tenho as conversas como prova que que pedi minha peça de volta e ele não me devolveu. Me enganou agiu de má fé. Gostaria de saber em qual artigo na lei esse caso que ocorreu comigo se encaixa?
Olá a todos. Fiz um serviço num veículo em um estado, porém moro em outro a mais de 2500 km donde o serviço foi efetuado. Como faço com a garantia nesses casos?
OLA .FIZ O MOTOR DO MEU CARRO, 40 MIL , MIAS UMA SEMANA DEPOIS DEU PROBLEMA NOS PISTOES, MAIS 7 MIL,, AGORA 15 DIAS E MEU CARRO NAO LIGA , DIZ O MECANICO QUE PODE SER ESCOVA DO MOTOR DE ARRANQUE , DUVIDA TENHO QUE ARCAR COM O CONSERTO DENOVO ,GUINCHO,PEÇA E MAO DE OBRA , ?? QUAIS MEUS DIREITOS ,?
Muito bom saber sobre esta garantia. Obrigado.
Olá Gustavo! Nós que agradecemos, amigo. Estamos aqui pra ajudar você, abraços! 😉
Levei meu carro trocar junta cabeçote foi plainado e regulagens valvulas agora faz 2 dias estou carro comecou bater pistao cobro retifica ou do mecanico…
Meu marido tem 81 anos depois de Avc O carro é os pés e as mãos dele mandamos colocar um kit gás e o carro não pega mais e a oficina nem responde as ligações por favor nos ajudem o que podemos fazer ?o carro é que resolvemos tudo sem ele fica dificil demais.
Ola boa noite sou mecânico fiz um serviço de retifica do cabeçote porém o cliente usa seu veículo em condições muito severas tipo muita lama dai entrou lama na correia dentada e deu problema no cabeçote tenho que dar garantia deste serviço
Meu carro deu um problema no motor e precisou trocar a junta do cabeçote e fazer uma retificação. Depois disso o carro começou a consumir mais gasolina e perder potencia. Passei para a empresa mecânica a situação e eles desconsideram o defeito. Fui a uma segunda opinião de uma outra mecânica, andei com o mecânico e ele percebeu o mesmo. Neste caso, compensa pedir reembolso para não ter dor de cabeça ou solicitar uma segunda revisão do serviço?
No meu caso aconteceu deu levar o carro para revisão do motor na garantia e bomba de combustível fora da garantia, peguei o carro e levei para cada ao entrar na garagem carro pegou fogo! Na frente perto da ventuinha! Qual é o meu direito?
Oque foi resolvido?
Levei o carro em uma oficina para fazer a suspensao. Ao colocarem as rodas com aquelas maquinas espanaram o cubo da roda e no caminho de volta pra casa os parafusos se soltaram e a roda caiu.
Nao consegui contato com a oficina no momento que o carro quebrou pois a mesma ja tinha fechado.
Precisei acionar um guincho pq nao tinha como deixar o carro na rua e fazer a troca do cubo da roda.
Como faço para receber meu prejuizo da oficina que danificou meu carro?
Bom dia, comprei um compressor de ar para o carro em uma determinada loja, pois o que tinha estragou, aí fui no especialista para ele trocar, após a troca o compressor apresentou defeito, e terá que trocar de novo, a loja vai dar o compressor porém a mao de obra quem deve pagar? Eu ou a loja, tendo em vista que a peça que veio com defeito.
Boa tarde.
Levei o carro no mecânico por causa de um barulho, ele falou que tinha que abrir o motor, mas não falou nada que cobraria, depois deu valor enorme e não sabia se ia ficar bom, pois não achou o defeito e queria cobrar pra montar de novo.
Bom dia, comprei um compressor de ar para o carro em uma determinada loja, pois o que tinha estragou, aí fui no especialista para ele trocar, após a troca o compressor apresentou defeito, e terá que trocar de novo, a loja vai dar o compressor porém a mao de obra quem deve pagar? Eu ou a loja, tendo em vista que a peça que veio com defeito.
oi sou mecânico.
fiz o motor de um carro e dei garantia, quase 2 meses depois deu problema na corrente do comando e o cliente levou em outra oficina.
depois da outra oficina mecher eu problema na bomba de óleo, mesmo assim eu me comprometi a arrumar mas o cliente se negou quer o dinheiro de volta. oq faço?
passei por uma situação parecida, prestamos serviços mecanicos em caminhões, um cliente fez um serviço depois de 2 meses mandou uma nota com um valor praticamente o dobro do que cobramos alegando que o serviço que fizemos não ficou bom e por isso levou em outra oficina e exigiu que pagamos a despesa que teve na outra oficina, minha pergunta é: quando acontece isso o cliente não perde o direito a garantia??
Ola tenho uma dúvida é estou em uma situação que não seu direito os meus direito se tenho ou nao…levei meu carro para trocar os pneus e fazer alinhamento que era grato a a tal da venda casada e pedi para fazer orçamento do meu sistema de freios que estava com um vazamento nas rodas traseiras.ai me passaram o orçamento das lonas e do cilindro de freio pastilhas sangria e higienização das pinsa ..coisa que eu ia gastar 1300 reais acabou em 3000…blz fiz…quando tirei o carro da oficina percebi que o feio estava alto deixando só de encostar achei que era normal..se passaram uma semana senti que meu carro está travando as rodas dianteira levei lá de novo …falaram para mim que era o cilindro mestre e hidrovacuo….ai vai minha pergunta vou ter que pagar por isso também sendo que fui para arrumar o freio e acabou saindo pior do que entrou????
Se o mecânico solicitar quem um outro profissional faça um reparo em uma placa eletrônica do carro e o técnico em eletrônica cobrar 250 reais, o meu mecânico deve me entregar a nota do reparo eletrônico?
como fica essa questão de emissões de notas entre 2 empresas?
eu solicito que o meu mecânico me dê a nota da mão de obra que ele fez juntamente com a nota do reparo feito pelo profissional em eletrônica?
trabalho em uma mecanica quando o cliente exige a nota da empresa q prestou o serviço nos entregamos e fazemos outra com custos de levar e buscar a peça.
desdo do inicio me negou as NFs dos serviços, tenho até áudios e fotos, inclusive uma que ele diz não ter registro da empresa e que por isso não pode emitir nota fiscal e que só me mandaria o relatório dos serviços pelo watzapp, mas nem assim mandou.
fui trocar a correia dentada do meu carro em uma oficina, o mecânico me disse que tinha que fazer o motor, paguei 3.200,00… por fim não me deu garantia e o carro começou dar problemas voltei la e ele bateu o motor do carro e quis me cobrar por novos serviços, ou seja fazer o motor novamente. tirei o carro de la no guincho. e agora oque faço para ele me ressarcir do prejuízo?
Olá Duka, tudo bem? Uma solução é mostrar as notas fiscais e tentar recorrer ao código do consumidor.
meu deus no meu caso tambem foi igual o seu que triste ter mecânico mau carater
O oficina comprou as peças, posteriormente exigi a NF/cupom fiscal das peças mas me recusam a dar.
Como devo proceder?
deixei meu carro no mecanico para trocar a embreagem, ele trocou, o carro começou a fazer um barulho diferente, tirou a embreagem e o cambio, levou para alguem ver e disse que estava tudo certo com o cambio, colocou defeito na peça (embreagem ), comprei outra pois a nota se perdeu dentro da sacola onde levei a peça e a auto peças não quis trocar, apos a troca o barulho piorou, levei outra vez la ele disse q não era do serviço dele q estava tudo certo, levei rm outo mecanico e o mesmo explicou que provavelmente pode ter dado problema no cambio ou na retirada e colocada ou ja estava e i problema apareceu, levei outra vez no mesmo e ele quer devolver o carro eo dinheiro dizendo pra eu ir em outo lugar pois o problema talvez estaria no cambio, mas o outro mecanico disse que se eu andae com o carro, o motor pode travar, ai abriga constante pois ele nao quer mexer e eu não quero tirar de la pq tenho certeza que a coisa ta feia, e tenho medo de travar ai o prejuizo e maior, falei para levar no especialista de cambio pois o mesmo nao mexe disse que pago as peças e a mão de obra, como devo proceder, sem perder a razão, pois meu noivo que esta sendo o internediar, pois perco a paciencia facil, agradeço desde ja
Minha filha levou o carro pra consertar, pagamos pela retifica e pelas peças com defeito, o mecânico disse que não tinha como nos fornecer nota fiscal, ja suspeitamos ai, porquê sei que é um direito meu, de tanta insistência ele passou peli wats uma nota com um valor exorbitante, ligamos no local da nota no qual nos foi informado que estava alterado o valor que não foi esse o valor gasto, conclusão o carro esta aqui em casa parado quebrado, e o mecânico quer um valor alto de mão de obra, por favor me oriente ele está nos atormentando, obrigada.
Ótimos esclarecimentos. Só ficou uma dúvida. No caso da realização de um determinado serviço no motor, não com retifica geral, mais em partes, que ocasionavam o carro fumaçar pelo escape, e pouco tempo depois, 1 semana, o carro ter o motor fundido. Cabe ação, reparação? Pois o carro tinha um problema e agora parou definitivamente.
Parabéns pelas explicações, muito esclarecedoras. Trocar peças do carro que acusaram algum defeito, por outras usadas em bom estado (informação dada pela oficina) se não funcionarem após um curto período, dentro do prazo estipulado, pode-se exigir que faça novamente com serviço sem ser pago outra vez?
Eu coloquei meu carro na oficina e pedi dois serviços só fizeram um e o outro passou do prazo que me deram e não me entregaram ainda eu disse que ia tirar meu carro de lá no guincho eu sou obrigado a pagar pelo outro serviço ?
Se no caso eu moro a 250 km da oficina onde levei meu carro pra arrumar a caixa de marcha “paguei 1 mil reais de guincho pra levar o carro até a oficina e mais 5 mil de serviços na oficina e meu carro voltou com o msm defeito a oficina pede que eu leve o caro de volta até ela mais é eu que tenho que pagar o guincho pra levar o carro até a oficina .