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Home Segmentos Autos

Velas do motor: saiba a hora de trocar

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
11 de agosto de 2021
in Autos
21.2k
3
Velas do motor: saiba a hora de trocar
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Para quem entende como o motor de um carro funciona, pequenos inconvenientes podem ser sinais de vários problemas de funcionamento, os quais precisam ser verificados antes que se compliquem.

Um exemplo de componente que deve ser observado com atenção são as velas do motor, algumas das peças mais importantes para dar a partida no veículo. Isso porque ela solta a faísca que inicia a queima do combustível, permitindo que a reação em cadeia faça o carro andar.

Assim como qualquer peça, a vela precisa ser trocada em algum momento. Afinal, nenhuma parte do motor dura para sempre, mesmo que você tome todos os cuidados possíveis para prolongar sua vida útil. Em geral, você pode verificar as velas durante as inspeções de rotina, mas há alguns sinais que indicam se é o momento de observá-las mais a fundo e fazer a troca.

Vale lembrar que esse procedimento não deve ser feito sem o devido conhecimento. Se um motorista sem experiência tentar trocar as velas do motor sem entender como elas funcionam ou qual é o melhor modo de substituição, será ainda mais difícil arrumar tudo depois.

Para ajudá-lo a realizar um bom trabalho, separamos aqui alguns sinais que indicam a hora de trocar as velas. Se você identificar algum deles no veículo, já saberá o que fazer e de que forma. Confira!

Quilometragem estabelecida no manual

O ponto de partida mais comum para quem quer verificar ou trocar as velas do motor é o manual do carro. Dependendo do modelo, essas peças já terão uma quilometragem de duração ideal já estabelecida. Em geral, ela fica em torno dos 20 mil quilômetros, mas pode chegar até 50 mil em alguns modelos mais duráveis. Se o carro estiver passando dessa faixa, é um bom momento para fazer a troca da peça.

Além disso, as velas também devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros, em média. Dependendo da forma como o motorista dirige e do ambiente, essas peças podem oxidar ou sofrer mais dados do que o normal. Se a vida útil foi reduzida, então é melhor fazer a troca o quanto antes.

Problemas para dar a partida

Esse é um sinal genérico de que há algo errado com o carro, o que pode envolver desde a falta de combustível até uma falha mais séria. Dependendo das opções já exploradas, é uma boa ideia checar as velas para garantir que elas não são a causa do problema.

No entanto, se o defeito for causado por elas, então pode haver uma série de problemas envolvidos. Em alguns casos, a vida útil das peças pode simplesmente já ter acabado, o que é mais comum. Porém, a dificuldade na partida também pode ser causada por sujeira, corrosão etc. Apontar a causa pode ajudar a evitar que o problema se repita no futuro.

Solavancos no motor

Esse é outro indício comum de que pode haver vários problemas dentro do carro. Em geral, esses solavancos acontecem quando a transferência de força do motor para as rodas é instável, o que pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo: quando as velas do motor não estão fazendo uma boa ignição no combustível.

Desgaste e excesso de sujeira das peças costumam influenciar bastante esse problema. Quando a faísca de ignição não é conduzida direito, o combustível não queima adequadamente. Dessa forma, o carro acelera um pouco quando o calor chega até o motor, mas para quando a energia não chega.

Se esse for o caso, é melhor verificar as velas rapidamente, antes que os solavancos comecem a prejudicar a estrutura do motor e o problema fique ainda maior.

Perda de potência

Dependendo do tipo de veículo e do seu propósito, esse é um problema extremamente grave. Para caminhões de carga, por exemplo, baixa potência significa que será mais difícil conduzir e manobrar o veículo, especialmente quando ele está cheio. Mesmo carros particulares podem ter problemas se for necessário subir ladeiras com muita frequência.

Assim como os solavancos, a perda de potência no motor também pode ocorrer quando as faíscas das velas não são conduzidas adequadamente. Por exemplo, quando a vela superaquece e se funde, as faíscas podem ficar mais fracas, o que diminui a taxa de combustão.

Em geral, esse problema é associado a vários outros dentro do motor, o que exige uma inspeção mais abrangente se você quiser resolver a situação.

Motor danificado

Falando em danos extras, defeitos nas velas do motor podem ser causa ou consequência de diversas outras complicações.

Como já mencionamos, os próprios solavancos provocados pela oxidação e sujeira nessas peças podem gerar novos defeitos se o problema não for resolvido rapidamente.

Danos à estrutura do motor geralmente exigem trabalhos mais complexos e caros. Porém, se o motor já apresenta outros defeitos, mesmo que não tão graves, é melhor checar as velas também, apenas por precaução.

Se elas estiverem além da validade, com mais desgaste do que o previsto no manual ou com outro tipo de problema, então é melhor fazer toda a manutenção de uma vez do que esperar que esse quadro se repita.

Vela incompatível com o carro

Por fim, mas não menos importante, carros com velas erradas em seu motor podem ser mais comuns do que você imagina. Especialmente se um motorista tentou fazer toda a manutenção por conta própria sem a devida capacitação.

Cada modelo de carro exige um tipo de vela específico. Sendo assim, usar peças falsas ou incompatíveis nunca traz bons resultados.

Alertar seus clientes antes que cometam esse erro é sempre uma boa ideia, principalmente se eles já apresentam alguma tendência a mexer no motor por conta própria.

Da sua parte, sempre verifique o manual do veículo e escolha as velas de melhor qualidade. Vale mais a pena fazer isso do que oferecer um serviço incompleto.

Agora que você conhece os sinais que indicam o momento de trocar as velas do motor, pode prestar um serviço mais direcionado e completo em sua oficina e se tornar a primeira escolha de seus clientes.

Quer outras dicas para melhorar ainda mais o seu trabalho? Então veja também nosso artigo sobre como fazer inspeções rápidas para viagens.

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Tags: Chiptronicmecanica de autosMecânica de carrosmecanica de levesmotor de carrooficina de autosoficina de carrosoficina de levesoficina mecânicavelas do motor
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Comments 3

  1. Donizeti Angelo de Oliveira says:
    4 anos ago

    O meu estava com esses sintomas troquei os coxins do motor e câmbio ficou zerado.

    Responder
  2. Romualdo Alcino João says:
    5 anos ago

    O meu carro esta com problemas trocou se as velhas mas avaria continua o motor perdeu a sua potencia

    Responder
  3. Bruno says:
    7 anos ago

    Valeu pelas dicas.

    Responder

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