De acordo com uma nova determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a partir de 2019 todos os carros do país precisarão passar por uma verificação regular, a inspeção de veículo. Sem esse processo, o carro não poderá circular nas ruas. Esse serviço é um dos mais requisitados nas oficinas mecânicas, então é melhor estar preparado.
Para a grande maioria dos veículos, será necessário fazer essa inspeção a cada 2 anos. O objetivo é garantir que todos os motoristas tenham carros em boas condições de funcionamento e segurança, diminuindo riscos de acidentes. Bons motoristas já fazem essa verificação regularmente, mas é provável que a demanda aumente com a obrigatoriedade.
Com o objetivo de ajudá-lo a se preparar para esse momento, trouxemos aqui as principais informações que você precisa para fazer a inspeção de veículo em sua oficina. Confira!
Quem deve fazer a inspeção e quando?
Como já mencionamos, o processo só será obrigatório em todo o país a partir de 2019. Porém, a agenda de verificações será determinada pelo Contran, seguindo o ano do veículo e final da placa. A partir da primeira visita, uma nova inspeção deve ser feita a cada 2 anos para carros particulares.
De acordo com a nova lei, todos os veículos devem ser vistoriados, sem exceção. Se o carro é usado para transporte escolar, a inspeção deve ser feita a cada 6 meses. Já aqueles que trabalham com transporte internacional devem fazer uma vistoria a cada ano.
Como fazer a melhor inspeção de veículo?
Tenha em mãos o manual do automóvel
O melhor ponto de partida para uma boa inspeção é saber como aquele modelo em específico funciona. Seja um carro, caminhão, moto ou qualquer outro tipo de veículo, conhecer suas especificações técnicas será bem útil para facilitar o trabalho.
Em geral, o proprietário do veículo poderá entregar o manual no momento da inspeção, mas você também pode procurá-lo em outras fontes. O site da fabricante, por exemplo, costuma ter o registro de todas as especificações técnicas de seus veículos. Basta fazer uma pesquisa rápida e você terá um ponto de referência para iniciar seu trabalho.
Comece pelo funcionamento do motor
Geralmente, os problemas do carro são causa ou consequência de falhas no motor. Barulho, dificuldade para dar a partida, consumo excessivo de combustível, entre outros, podem ser facilmente constatados com um teste do motor. Na maioria dos casos, o próprio cliente já deve mencionar algo do tipo quando chegar à oficina.
Claro, para fazer a inspeção de veículo de uma forma eficiente, você deve olhar mais a fundo do que isso. Quanto mais detalhada for sua busca, melhor. E se for observado algum defeito grave em qualquer componente, tome nota da causa e sugira alguma ação corretiva.
Teste os sensores do sistema
Os sensores de um carro são tão importantes quanto seus componentes essenciais. Sem alguns deles, vários defeitos poderiam passar despercebidos ou algumas peças possivelmente não responderiam de maneira adequada. Dependendo do diagnóstico, pode ser melhor fazer a substituição das peças, ou você encontrará outros defeitos relacionados.
Seja para os sensores de temperatura de ar, do motor ou rotação, o procedimento é bem parecido. Primeiramente, a ignição deve ser desligada e a peça, desconectada. Assim, você pode verificar a corrente elétrica que passa pelo sistema, conferir se as condições estão de acordo com o manual (energia, distância entre peças, taxa de resposta, margem de erro etc.) e, diante de todos esses dados, concluir se ele está ou não funcionando adequadamente.
Verifique a bomba de combustível
A bomba é outro componente muito importante para o funcionamento adequado do veículo, o que a torna parte da inspeção obrigatória.
Primeiramente, é necessário olhar a tensa da ignição. Se ela estiver abaixo de 12 Volts, pode haver um problema no fusível ou no chicote elétrico. Se tudo estiver certo, então o problema é a bomba.
A falha também pode estar relacionada à pressão da bomba, que deve ficar entre 2,5 e 3 BAR. Se o valor estiver abaixo da média, então é melhor fazer a troca.
Confira o desgaste dos freios
O sistema de frenagem é provavelmente uma das maiores prioridades em qualquer inspeção de veículo, seja para o Contran ou apenas pessoal. Se as pastilhas de freio estão desgastadas, por exemplo, o tempo de reação diante de algum acidente será bem menor, aumentando consideravelmente os riscos.
Durante os testes, verifique os freios tão a fundo quanto possível. Se houver alguma falha, perda de aderência ou problema similar, é melhor indicar a substituição imediata. O motorista certamente não vai querer dirigir para casa com freios que não funcionam.
Veja se rodas e pneus precisam de manutenção
Outros componentes verificados no dia a dia são os pneus e rodas. Em geral, eles são a primeira coisa a ser trocada em qualquer carro. Quando os pneus estão gastos ou as rodas se encontram distorcidas, é melhor fazer a troca imediatamente.
Dependendo do caso, pode ser necessário fazer apenas uma manutenção nessas peças, sem substitui-las. Por exemplo: vedar pequenas fendas nos pneus, ajustar as rodas para que fiquem no formato correto, apertar alguns parafusos etc.
O que fazer quando o carro não passa na inspeção?
Os principais critérios de reprovação nessas verificações são o tipo de peça defeituosa e a gravidade do defeito. Há uma classificação entre problemas graves, muito graves e leves, mas o Contran ainda não esclareceu o que cada um significa no momento da inspeção.
Considerando que a resposta chegará logo, os principais pontos de observação devem ser os componentes essenciais do carro, como o motor, rodas, direção etc., e os de segurança, como cintos, freios e airbags.
Se o veículo não passa na inspeção do Contran, o motorista é notificado e recebe uma orientação sobre como corrigir os defeitos detectados. Depois de fazer a verificação, basta voltar no mesmo local especificado pelo órgão e fazer uma segunda inspeção, sem nenhum custo extra para o motorista. Estando tudo em ordem, o veículo será liberado.
Agora que você conhece o passo a passo, pode fazer uma inspeção de veículo de excelente qualidade. Quer ajuda para elevar o desempenho da sua oficina? Então entre em contato conosco e veja como podemos auxiliá-lo.
Eu noto com as rodas traseiras no ar que ao empurrar com a bota do pé que a força que faço e a mesma nas 2 rodas traseiras ,no entanto chego ao centro de inspeções e eles dizem que uma roda trava mais que a outra ,fico desconfiado, porque se mandar o carro por um mecanico ,ele não fas nada e na mão dele «passa ,que nome se pode dar a esta jogada,
Não disse isso porque e a primeira vez que comento aqui””
Eu noto com as rodas traseiras no ar que ao empurrar com a bota do pé que a força que faço e a mesma nas 2 rodas traseiras ,no entanto chego ao centro de inspeções e eles dizem que uma roda trava mais que a outra ,fico desconfiado, porque se mandar o carro por um mecanico ,ele não fas nada e na mão dele «passa ,que nome se pode dar a esta jogada,
bom dia.
as oficina terao k, ser credenciada ou nao.
para faser a vistoria