Manter em bom estado a parte mecânica de uma motocicleta é essencial para quem deseja rodar com segurança e evitar dores de cabeça. É por isso que devemos conhecer bem o funcionamento de algumas partes fundamentais do veículo e saber o que fazer quando eles são danificados.
Uma dos sistemas que merece grande atenção é a suspensão dianteira, pois a falta de cuidados com suas peças pode causar danos irreversíveis. Então, neste post, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o garfo da suspensão dianteira e os riscos de um reparo inadequado. Confira!
Estrutura e funcionamento do garfo da suspensão dianteira
A suspensão dianteira é fundamental para o bom funcionamento da sua moto. Ela não só reduz o impacto que é transferido para o braço do motociclista, como desempenha a função de manter a frente da moto colada no chão, garantindo segurança e estabilidade — e uma peça chave desse sistema é o garfo.
Também conhecido como “bengala”, o garfo da suspensão dianteira é formado por tubos cilíndricos de aço inoxidável, acoplados à parte interior de outros dois tubos, de material diferente, que possuem diâmetro maior e são mais resistentes.
Essa configuração pode variar de acordo com o modelo e estilo da moto, pois cada uma possui uma necessidade específica.
O conjunto deve estar sempre em boas condições para que não cause grande impacto nas mãos do motociclista e mantenha a estabilidade ao longo das irregularidades do terreno, garantindo, assim, a segurança de quem pilota.
Possíveis danos na suspensão dianteira
Alguns sistemas mecânicos sofrem mais com os constantes impactos sofridos pela moto, como o caso da suspensão dianteira. Entretanto, mesmo sendo projetada para suportar tal situação, não há peça que resista a uma colisão ou impacto forte demais. Quando isso acontece, o garfo da suspensão pode entortar ou mesmo quebrar.
E, nessa hora, só há uma forma de reparar o dano causado: substituir as peças danificadas.
Riscos de um reparo inadequado
O alinhamento se torna impossível
Em caso de quebra do garfo, não há alternativa senão trocar a peça. Um reparo não só é ineficiente como pode trazer grandes riscos à segurança do motociclista. O alinhamento se torna impossível, tornando o sistema de suspensão defeituoso.
Mesmo em casos onde o garfo apenas entorta, o alinhamento estará comprometido, pois o material, ao ser desentortado, dificilmente mantém o formato original, afetando o sistema como um todo.
A rigidez é comprometida
Materiais metálicos, quando deformados, até podem ser remodelados para retornar à forma antiga, como é o caso do garfo. Porém, isso danifica a estrutura da peça e, com o tempo, ela tende a voltar a ficar torta.
Com isso, a rigidez do material deixa de atender às necessidades exigidas pelo projeto inicial da motocicleta. Sua resistência não será a mesma, podendo não só danificar o sistema como um todo como também pode se quebrar durante o uso.
Por isso, não acredite em promessas milagrosas. Se o garfo da suspensão dianteira for danificado, a única manutenção possível é a substituição da peça. Fique atento e cuide bem da saúde da sua moto.
Quer mais dicas de manutenção? Então, saiba como identificar a hora de trocar o kit de embreagem da sua moto!
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Me acidentei com um carro e a bengala de minha moto ficou um pouco empenada, a seguradora falou em desempenar as bengalas corro o risco de ficar no prejuízo após o desempeno, elas podem quebrar ou voltar a empenar com facilidade?
Minha Kawasaki Vulcan 1600 Mean Streak com 8.500 kilometros ano 2005 está com micros riscos
na bengala invertida, lado esquerdo, causando vazamento de óleo hidráulico em movimento, para não.
Existe algum procedimento para polir eliminando os micros riscos?
Grato
Clodinei