Quem gosta de viajar de moto sabe que segurança é fundamental — e a alta velocidade das rodovias requer ainda mais cuidado por parte dos motociclistas
Qualquer acidente pode gerar danos irreversíveis e, por isso, todo motorista deve seguir algumas dicas de segurança para que a viagem transcorra sem nenhum risco. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!
Mantenha a revisão em dia
Antes de mais nada, o motociclista deve revisar alguns itens de sua moto. Essa inspeção garante que nenhuma peça vá dar um grande susto no meio do caminho.
Confira a condição dos pneus
A condição dos pneus deve ser verificada com cuidado. Se a borracha estiver muito gasta, com os sulcos muito rasos, isso significa que o pneu está careca e chegou a hora de fazer a substituição.
A troca dos pneus pode ser a solução ideal, mas é recomendável não pegar a estrada logo depois de fazer a troca. Quando novos, os pneus são revestidos por uma camada de borracha mais lisa e que não possui a aderência ideal para uma viagem.
Na inspeção, procure por deformações, rachaduras e furos — o surgimento desses problemas nos pneus pode comprometer sua segurança na moto.
Lubrifique a corrente
Motos que possuem corrente exigem que os proprietários fiquem atentos a sua lubrificação e limpeza. Para lubrificar, o ideal é utilizar os sprays lubrificantes, mas graxa branca e graxa náutica são bons substitutos.
É importante também levar o lubrificante, principalmente em viagens longas. Se o tempo estiver chuvoso ou se a estrada for de terra, o ideal é lubrificar a cada 300 quilômetros. Em caso de rodovias asfaltadas e tempo seco, isso pode ser feito a cada mil quilômetros.
Fique atento a cabos, óleo, freio e sistema elétrico
Os cabos de embreagem, freio e acelerador não podem estar rangendo, ou estar duros. Lubrifique-os devidamente ou, se necessário, substitua-os antes de pegar a estrada.
O óleo precisa ser checado e trocado de acordo com sua quilometragem ideal. Os freios precisam ser conferidos — nada de pegar estrada se for preciso apertar a manopla com força para que os freios sejam acionados!
Quanto ao sistema elétrico, saiba onde se encontra a caixa de fusíveis da sua moto e carregue alguns fusíveis reservas no bagageiro.
Use as vestimentas e acessórios adequados
As roupas utilizadas nas viagens precisam proteger o motociclista do vento e de qualquer pequeno objeto que se projete em direção ao condutor. Alguns ainda apostam na velha combinação de calça jeans e jaqueta de couro — mas o ideal é procurar roupas específicas, feitas com material resistente e que protegem áreas fundamentais do corpo, como a coluna cervical e a caixa torácica.
Além da roupa, luvas e botas são indispensáveis — se possível, utilize botas com cano mais alto, que protegem bem as canelas. O capacete para viagens não pode ser aberto em hipótese alguma — qualquer objeto pode acertar o rosto do motorista e feri-lo gravemente! O capacete ideal, portanto, é o totalmente fechado.
Seja atencioso durante a viagem
As motos possuem mobilidade mais vantajosa que os carros, devido ao seu tamanho reduzido e agilidade. Mas, por mais que seja tentador deixar todos para trás, o motociclista deve evitar costurar os motoristas e fazer ultrapassagens pela direita. Lembre-se dos princípios da direção defensiva!
Essas são algumas dicas fundamentais para que a viagem de moto transcorra sem nenhum problema. Um bom motorista é aquele que conhece seu veículo — por isso, confira também nossos posts sobre como proceder em caso de vazamento de óleo e problemas na bomba de combustível ou na injeção eletrônica.
Buenos días quisiera por favor las páginas que sean en español gracias soy del Perú saludos