Você já ouviu falar em endomarketing? Trata-se de uma parte bastante importante do negócio. Diferentemente do que se costuma imaginar, não é algo restrito às grandes empresas. Na verdade, aquelas de todos os tamanhos podem aproveitar os benefícios dessa iniciativa, que traz melhorias para a produtividade, motivação, foco estratégico e mais. Além disso, não é algo difícil de começar.
Uma oficina mecânica tem muito a ganhar ao investir em endomarketing. Assim como é importante para todo tipo de empresa ser bem vista pelo público externo, o mesmo vale para o interno. Quem tem uma visão positiva sobre o local onde trabalha acaba realizando as suas atividades com maior satisfação e, consequentemente, mais produtividade. Isso também contribui para que o turnover caia.
O endomarketing é capaz de criar uma maior sintonia entre os objetivos corporativos e os seus profissionais. Com as devidas iniciativas, é possível transmitir melhores noções estratégicas para seu público interno, possibilitando que vejam o seu papel na corporação de maneira clara e sempre caminhem em direção a melhorias e inovação.
Veja a seguir 5 maneiras de trabalhar o endomarketing na sua oficina mecânica:
Melhore a comunicação interna
Divulgue os principais acontecimentos da sua oficina mecânica e traga artigos relacionados ao trabalho que seus profissionais realizam. Um veículo de mídia interna é essencial para que todos tenham o mesmo foco e a comunicação seja otimizada.
Você pode utilizar múltiplos métodos para isso, indo desde o formato impresso até o digital, como em uma intranet.
Organize eventos
Os profissionais da sua oficina mecânica só se juntam para trabalhar? Por melhor que seja o seu ambiente corporativo, é possível contar com resultados muito superiores ao realizar eventos especiais com foco na integração das pessoas.
Faça palestras, organize uma viagem, institua um grupo de estudos focado em alguma atividade ou até um curso de especialização. Analise o perfil do seu público, as necessidades dele e o que a empresa pode oferecer.
Valorize seus profissionais
Que tal usar o endomarketing para promover os seus próprios funcionários? Eleja profissionais de destaque da usa oficina mecânica, traga depoimentos, entrevistas e o que mais for pertinente ao seu ambiente corporativo. Ao se ver representada, a sua equipe vai passar a trabalhar com um foco diferenciado, aumentando sua produtividade e satisfação.
Ofereça benefícios extras
Encontre maneiras de tornar a experiência de trabalhar na sua oficina mecânica ainda melhor. Enquanto muitas empresas se limitam apenas ao básico, você pode ir além e oferecer diferenciais mais atrativos.
Por que não incentivar os seus profissionais a melhorarem sua performance ao proporcionar bolsas parciais ou completas para cursos? Demais benefícios podem incluir horário flexível, atividades esportivas, entre outros.
Tenha os ouvidos abertos
Todas essas iniciativas são plenamente capazes de melhorar o endomarketing da sua oficina mecânica e proporcionar os resultados que você precisa. Só que nada substitui um canal de comunicação aberto com o seu público interno. Permita que os profissionais tenham um meio de se comunicar com as lideranças e reivindicar as mudanças que lhes ajudariam a trabalhar melhor.
Seja lá por qual caminho você começar, lembre-se da importância do endomarketing: você só consegue conquistar mais clientes lá fora quando satisfaz os que estão dentro da sua empresa. Com as iniciativas certas, você pode incentivar os seus profissionais em um nível até então impensável e contar com excelentes resultados em performance e inovação.
Qual desses itens é mais a cara da sua empresa? Conte nos comentários como você pretende iniciar o seu endomarketing!