Todos os empresários reconhecem que uma gestão eficiente e enxuta, com foco em resultados, é fundamental para a competitividade das empresas — independentemente do porte ou do segmento de mercado.
Por isso, algumas práticas gerenciais se tornam indispensáveis, em especial, as ações que visam reduzir despesas, racionalizar recursos e aumentar a produtividade.
Neste contexto, algumas medidas simples podem ser tomadas com a intenção de baixar os custos e, ao mesmo tempo, alavancar a eficiência e a lucratividade do negócio.
Confira agora 6 dicas importantes para eliminar desperdícios e otimizar o planejamento financeiro:
1. Energia elétrica
Com o aumento das tarifas, a energia elétrica passou a ter um peso ainda maior no orçamento mensal. Mas algumas iniciativas podem minimizar esse impacto negativo, tais como preferir lâmpadas mais econômicas, aproveitar a luz natural, instalar sensores de presença e manter os equipamentos desligados sempre que não estiverem sendo utilizados.
E também é possível investir em energia solar. Com o crescimento da procura, a instalação das placas fotovoltaicas e dos sistemas geradores já têm valores bastante acessíveis e o retorno é garantido.
2. Água
Considerando a matriz energética do país, há sempre uma interdependência entre os preços da água e da energia elétrica. Por isso, além da conscientização de todos, é preciso implantar alguns mecanismos que possibilitem a redução do consumo e, claro, a identificação de vazamentos.
As torneiras com temporizadores e as descargas inteligentes, são alternativas que geram uma série de benefícios econômicos e ambientais. Além disso, a captação e o reúso da água de chuva também podem garantir o abastecimento, mesmo em momentos de racionamento.
3. Estoque
Para baixar os custos gerais, é fundamental gerenciar o estoque. Deste modo, é preciso analisar a rotatividade de cada item, para reduzir os gastos com armazenamento e logística. Quando essa gestão não é efetiva, o prejuízo é certo.
Então, é importante observar o volume de vendas, as sazonalidades, a diversidade do portfólio e os prazos de validade. Você deve considerar também a imobilização do capital e o engessamento das contas.
4. Pacotes de telefonia e internet
As operadoras de telefonia e internet possuem pacotes específicos para as pequenas e médias empresas. Por isso, é preciso pesquisar as propostas e contratar um plano realmente alinhado às necessidades do seu negócio, evitando os serviços supérfluos.
Além disso, as redes sociais e aplicativos de mensagens — como Facebook, Messenger, Skype, Viber e o próprio WhatsApp — podem contribuir com a redução dos gastos com ligações e chamadas de voz.
5. Manutenção preventiva e preditiva
A manutenção preventiva e a preditiva são determinantes para baixar os custos da operação. De fato, esse tipo de manutenção gera despesas muito inferiores do que a corretiva. Além disso, reduzem drasticamente a indisponibilidade dos equipamentos. Assim, é possível garantir mais produtividade.
6. Organização
Outro ponto importante é eliminar a desorganização. A falta de processos padronizados provoca retrabalhos e improvisos. Tudo começa por um layout apropriado, fluxogramas e instruções de trabalho bem detalhadas. Deste modo, é mais fácil evitar erros, desperdícios e atrasos. Disciplina, limpeza e praticidade são fundamentais para o dia a dia de qualquer negócio.
Com essas dicas, é possível baixar os custos e aumentar a eficiência da sua empresa, de maneira contínua e segura.
Quer saber mais sobre como melhorar o desempenho do seu negócio? Leia também: saiba como a tecnologia pode otimizar a cópia de chaves!