A maneira como é feita a comunicação entre clientes e estabelecimentos comerciais mudou muito no último quarto de século. Antes, as melhores maneiras de comunicar seus serviços de chaveiro eram através de anúncios nas páginas amarelas da lista telefônica ou com a distribuição de panfletos em algum ponto da cidade, mas a modernização das telecomunicações e a popularização da internet fizeram com que todos os negócios migrassem suas atenções para o mundo digital.
As redes sociais chegaram e se tornaram o ponto de encontro virtual de milhares de clientes em potencial, o que fez com que muitos empreendedores criassem contas em páginas como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn (sem falar em outras redes menores, mas igualmente interessantes como Tumblr, Pinterest e Google+).
Confira algumas razões para não deixar o seu negócio “off-line”, veja a importância das redes sociais e como elas podem ser uma parceira para os chaveiros!
Marque presença
As redes permitem que as empresas criem páginas e perfis com seu nome e logotipo, além de permitir que sejam feitas interações e não somente anúncios. É possível se expressar, compartilhar conteúdos e até dialogar com clientes.
Um consumidor que tem uma dúvida sobre qual melhor tipo de fechadura deve utilizar em sua casa, por exemplo, pode contatar a sua página e tirar suas dúvidas. Além dessa possibilidade de interação, as redes permitem que você esteja em destaque, e pense bem: quantos perfis de quiosques de chaveiro você viu ultimamente? Trata-se de um nicho a ser explorado, por isso não deixe de estar presente nas redes!
Branding
O conceito de branding não é algo simples, mas traduzindo de maneira objetiva trata-se do esforço feito por uma empresa para que sua marca seja reconhecida e se torne referência dentro do mercado em que ela atua. Faça o branding da sua loja ou quiosque por meio das redes, não deixe de compartilhar fotos dos seus trabalhos, ou até mesmo pequenos vídeos mostrando os produtos e serviços.
Mantenha seus clientes informados sobre o que acontece, sobre as novas mercadorias que chegam e vez ou outra faça um post mais publicitário, atrativo e promocional. É importante que sua marca esteja presente e que também se torne referência sempre que a pessoa pensar em chaveiro.
Preço versus abrangência
Pense rápido: em qual lugar é possível falar sobre seu negócio para milhares de pessoas sem gastar um centavo? As redes sociais têm esse poder de divulgação, complementado com anúncios pagos — que, muitas vezes, cabem no bolso. Atualmente, os retornos com anúncios em redes são considerados positivos, tanto o orgânico (feito sem a utilização de anúncios pagos) quanto os investimentos em publicidade.
Mesmo que você sinta necessidade pagar alguns anúncios, os planos oferecidos para Facebook Ads, por exemplo, são bem acessíveis e podem ser planejados de acordo com a sua verba. Os antigos anúncios de jornais e classificados têm preço fixo e elevado custo relativo entre retorno e investimento.
O poder de humanizar seu negócio
Muitas vezes, os perfis comerciais se tornam rígidos e engessados, com linguagem sisuda e muita formalidade. Não deixe que isso aconteça com o perfil da sua loja ou quiosque. A rede é uma oportunidade para humanizar seu negócio, deixar a gentileza e o bom humor transparecerem e ampliar o relacionamento com os clientes (ainda mais quando o serviço é bem feito!).
Esses são apenas alguns dos benefícios que o uso das redes sociais pode trazer para o seu negócio. Não deixe de investir na criação de um perfil na sua rede favorita, é rápido gratuito e representará um retorno significativo.
A força das redes sociais para chaveiros é incrível, já que ainda existe uma boa parte da concorrência que ainda vive no mundo analógico. Seja diferente e invista na criação de um perfil para o seu negócio!
Já teve alguma experiência nas redes sociais? Então deixe sua opinião nos comentários!