Quem acompanha as novidades do mundo das motocicletas já notou que novas tecnologias surgem a todo instante para melhorar o desempenho e a segurança sobre duas rodas. Para executarem variadas funções, que vão desde injetar combustível no motor até garantir a estabilidade do veículo, esses sistemas têm nos sensores um de seus principais componentes.
De forma geral, a função dos sensores é receber informações sobre as condições de um determinado sistema e enviá-las para uma central, que ajusta o funcionamento de acordo com os dados recebidos.
Acompanhe este post e entenda melhor o papel dos sensores de motos!
[the_ad id=”17047″]
5 sensores de motos e suas funções
Sensor de temperatura
Quando está em funcionamento, o motor de uma motocicleta pode atingir altas temperaturas. Monitorar essa condição é fundamental para evitar o superaquecimento, que pode causar sérios danos ao coração da moto.
O responsável por essa função é o sensor de temperatura, presente em todas as motocicletas equipadas com o sistema de injeção eletrônica. As informações que ele envia são fundamentais para que o Módulo de Controle do Motor (ECM) gerencie o funcionamento da ignição, calcule proporção ideal da mistura de ar e combustível e acione o sistema de arrefecimento.
Problemas relacionados ao sensor de temperatura podem afetar diretamente o funcionamento do motor, comprometendo a injeção de combustível e dificultando a partida. O excesso de calor também pode danificar componentes e reduzir a vida útil do motor.
Sensor de oxigênio
Também conhecido como sonda lambda, esse sensor tem o papel de analisar a quantidade de oxigênio existente no gás de escape após cada combustão. Ele fica localizado na saída do motor para o escapamento das motos com injeção eletrônica, posição ideal para que ele atinja a temperatura necessária começar a operar, a partir de 300 ºC.
As informações coletadas pelo sensor de oxigênio permitem que o ECM crie estratégias de injeção para garantir uma queima de combustível sempre uniforme, controlando a emissão de gases poluentes. Falhas nesse sensor podem prejudicar o desempenho do motor, aumentando não apenas as emissões como também o consumo de combustível.
Sensor de rotação
O sensor de rotação é responsável por detectar a velocidade de rotação do motor (RPM) bem como a posição do virabrequim nas motos equipadas com injeção eletrônica. É a partir dessa informação que o ECM determina o tempo de injeção de combustível e de ignição.
Quando esse sensor apresenta algum tipo de problema, é possível verificar irregularidades em marcha lenta e interrupção no funcionamento do motor. Em alguns casos, a moto pode nem mesmo ligar.
Sensor de depressão de ar
Responsável por identificar as variações de pressão dentro do coletor, esse importante sensor do sistema de injeção eletrônica fica localizado no corpo da borboleta. A informação é enviada para a central, que identifica a carga de trabalho do motor e então calcula o volume de combustível e o avanço da centelha.
Seu mau funcionamento afeta diretamente o rendimento do motor, já que ele deixa de receber corretamente os parâmetros necessários para calcular a quantidade ideal de combustível a ser injetado. Além de aumentar o consumo, são comuns efeitos sobre marcha lenta e irregularidades na aceleração.
Sensor de temperatura do ar
Localizado próximo ao sensor de depressão, sua função é medir a temperatura do ar admitido pelo motor. Com a informação desses dois sensores, o ECM é capaz de calcular a densidade do ar, o que influencia diretamente nas estratégias de alimentação.
Os problemas enfrentados pelo seu funcionamento irregular também estão relacionados ao desempenho do motor, como aumento no consumo de combustível, falhas na aceleração e dificuldade na partida.
Os sensores de motos são essenciais para o funcionamento de diversos sistemas, não apenas da injeção eletrônica. Aproveite para conhecer agora uma lista com 10 sistemas eletrônicos das motos!
Queria saber como a ECU das motos monocilindro refriferadas a ar sabe a fase do comando pra abrir o bico injetor. Uma vez que essas motos nao possuem sensor de fase.
Muito bom
Olá Adilson! Agradecemos pelo feedback, amigo. 😀