O fim do carburador nas motocicletas está muito próximo no Brasil. O uso da injeção eletrônica para motos vem crescendo a cada dia, ainda que sua obrigatoriedade não tenha sido aprovada em 2013. Grandes montadoras, como a Honda, já utilizam o sistema até mesmo nos modelos de baixa cilindrada.
Conhecer bem a injeção eletrônica para motos é fundamental para o mecânico reparador. Por isso, preparamos este post para explicar as diferenças entre os sistemas de injeção e seus principais benefícios. Confira:
[the_ad id=”17047″]
Vantagens da injeção eletrônica para motos
Vamos começar pelas vantagens, afinal, é por causa delas que cresce o uso da injeção eletrônica para motos.
Umas das principais é a maior eficiência no consumo de combustível que ela promove. Isso acontece porque a Unidade de Controle Eletrônico (UCE, ou ECU, em inglês), que é o cérebro do sistema, controla a injeção de acordo com necessidade de cada situação, diminuindo o consumo em relação ao carburador.
A mistura exata de ar e combustível promovida pela injeção eletrônica também o torna uma opção menos poluente e mais ecológica. Além disso, o sistema de injeção eletrônica diminui a necessidade de manutenção e aumenta a durabilidade de vários componentes da moto.
Conheça as diferenças entre os sistemas
Os sistemas de injeção eletrônica passaram por diversas mudanças e aperfeiçoamentos durante os anos. Conheça as diferenças entre os tipos de injeção eletrônica para motos.
Sistemas analógicos e digitais
Nos antigos sistemas de injeção analógicos, as rotinas de injeção eram previamente programadas e não se otimizavam de acordo com a situação. Por isso, foram logo substituídas pelos sistemas digitais que contam com sensores para monitorar e aumentar a eficiência da injeção eletrônica.
Quantidade de bicos injetores
O sistema monoponto é aquele que tem apenas um ponto de injeção de combustível, localizado acima do corpo da borboleta. Suas desvantagens, como o desperdício de combustível associado ao seu funcionamento, fizeram com que ele perdesse espaço para o sistema multipontos.
Muito mais moderno e eficiente, o sistema de injeção multipontos trabalha com um bico injetor para cada cilindro. O combustível é injetado diretamente na válvula de admissão, deixando o coletor apenas para a circulação do ar respirado pela moto. O diâmetro maior do coletor de admissão também favorece a potência do motor.
Modo de injeção
Essa característica está relacionada à forma de abertura dos bicos injetores, que pode ser intermitente, semi-sequencial ou sequencial.
Nos sistemas intermitentes, todos os bicos injetavam combustível ao mesmo tempo e apenas um dos cilindros liberava combustível para o motor por vez. Foi utilizado nos primeiros sistemas multipontos mas apresentava alto consumo de combustível. O sistema evoluiu para a injeção semi-sequencial, em que apenas dois bicos operavam simultaneamente.
Os resultados não foram tão significativos, fazendo com que a injeção sequencial surgisse para dominar o mercado. Nesse método, a partir das informações recebidas pelos sensores, a UCE controla cado bico injetor individualmente para injetar combustível no tempo certo e com maior eficiência.
Principais problemas na injeção eletrônica para motos
Os problemas observados em injeção eletrônica podem ainda parecer novidade para os mecânicos profissionais. Portanto, é importante conhecer quais são os mais comuns e possibilitar o diagnóstico e reparo preciso.
Problemas nos sensores e atuadores são relativamente rotineiros. Apesar de, muitas vezes, não impedirem o funcionamento da motocicleta, devem ser verificados o quanto antes para que não desenvolvam problemas maiores e que podem afetar o motor.
Outro componente que é muito simples e que deve receber atenção para não prejudicar o motor de sua moto é o filtro de ar. Quer entender melhor sobre o assunto? Aproveite agora para conferir nosso post sobre a importância do filtro de ar para motos!
[the_ad id=”17047″]
Olá, tenho uma Virago 535 e gostaria de substituir o carburador por um sistema de injeção eletrônica de combustível. Pode informar se existe um kit que seja plugin pra ela? Pode informar quem e onde executar essa transformação?
Agradeço.
Antonio Lucena
Sempre achei moto com injeção eletrônica melhor pra mim como mecânico
Olá José, que bacana amigo. Esperamos que tenha gostado de nossa matéria, continue nos acompanhando em nosso blog! Um abraço equipe Chiptronic. 😀
Quais são as motos no mercado que usa injeção eletrônica? Quero comprar uma nova e não quero mais carburada, pode me sjudar e next 300 é uma opção boa?
Boa tarde!
Todas as motos de rua fabricadas hoje em dia vêm com injeção eletrônica. A Next 300 é uma moto moderna, recém lançada e, portanto, possui injeção eletrônica. Ela é uma ótima opção, possui desempenho superior às suas concorrentes diretas (Yamaha Fazer 250 e Honda CB Twister 250). Ela também é mais barata que ambas. Você só vai ter um pouco de dificuldade para peças de reposição, pois ela não é uma moto tão comum quanto as concorrentes e não tem muitas concessionárias da Dafra por aí. Normalmente você precisa encomendar as peças. Mas como a moto é nova.