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Home Dicas

Injeção eletrônica para motos: entenda as diferenças

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
5 de dezembro de 2023
in Dicas, Motos
23.7k
5
Injeção eletrônica para motos: entenda as diferenças
27.9k
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O fim do carburador nas motocicletas está muito próximo no Brasil. O uso da injeção eletrônica para motos vem crescendo a cada dia, ainda que sua obrigatoriedade não tenha sido aprovada em 2013. Grandes montadoras, como a Honda, já utilizam o sistema até mesmo nos modelos de baixa cilindrada.

Conhecer bem a injeção eletrônica para motos é fundamental para o mecânico reparador. Por isso, preparamos este post para explicar as diferenças entre os sistemas de injeção e seus principais benefícios. Confira:

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Vantagens da injeção eletrônica para motos

Vamos começar pelas vantagens, afinal, é por causa delas que cresce o uso da injeção eletrônica para motos.

Umas das principais é a maior eficiência no consumo de combustível que ela promove. Isso acontece porque a Unidade de Controle Eletrônico (UCE, ou ECU, em inglês), que é o cérebro do sistema, controla a injeção de acordo com necessidade de cada situação, diminuindo o consumo em relação ao carburador.

A mistura exata de ar e combustível promovida pela injeção eletrônica também o torna uma opção menos poluente e mais ecológica. Além disso, o sistema de injeção eletrônica diminui a necessidade de manutenção e aumenta a durabilidade de vários componentes da moto.

Conheça as diferenças entre os sistemas

Os sistemas de injeção eletrônica passaram por diversas mudanças e aperfeiçoamentos durante os anos. Conheça as diferenças entre os tipos de injeção eletrônica para motos.

Sistemas analógicos e digitais

Nos antigos sistemas de injeção analógicos, as rotinas de injeção eram previamente programadas e não se otimizavam de acordo com a situação. Por isso, foram logo substituídas pelos sistemas digitais que contam com sensores para monitorar e aumentar a eficiência da injeção eletrônica.

Quantidade de bicos injetores

O sistema monoponto é aquele que tem apenas um ponto de injeção de combustível, localizado acima do corpo da borboleta. Suas desvantagens, como o desperdício de combustível associado ao seu funcionamento, fizeram com que ele perdesse espaço para o sistema multipontos.

Muito mais moderno e eficiente, o sistema de injeção multipontos trabalha com um bico injetor para cada cilindro. O combustível é injetado diretamente na válvula de admissão, deixando o coletor apenas para a circulação do ar respirado pela moto. O diâmetro maior do coletor de admissão também favorece a potência do motor.

Modo de injeção

Essa característica está relacionada à forma de abertura dos bicos injetores, que pode ser intermitente, semi-sequencial ou sequencial.

Nos sistemas intermitentes, todos os bicos injetavam combustível ao mesmo tempo e apenas um dos cilindros liberava combustível para o motor por vez. Foi utilizado nos primeiros sistemas multipontos mas apresentava alto consumo de combustível. O sistema evoluiu para a injeção semi-sequencial, em que apenas dois bicos operavam simultaneamente.

Os resultados não foram tão significativos, fazendo com que a injeção sequencial surgisse para dominar o mercado. Nesse método, a partir das informações recebidas pelos sensores, a UCE controla cado bico injetor individualmente para injetar combustível no tempo certo e com maior eficiência.

Principais problemas na injeção eletrônica para motos

Os problemas observados em injeção eletrônica podem ainda parecer novidade para os mecânicos profissionais. Portanto, é importante conhecer quais são os mais comuns e possibilitar o diagnóstico e reparo preciso.

Problemas nos sensores e atuadores são relativamente rotineiros. Apesar de, muitas vezes, não impedirem o funcionamento da motocicleta, devem ser verificados o quanto antes para que não desenvolvam problemas maiores e que podem afetar o motor.

Outro componente que é muito simples e que deve receber atenção para não prejudicar o motor de sua moto é o filtro de ar. Quer entender melhor sobre o assunto? Aproveite agora para conferir nosso post sobre a importância do filtro de ar para motos!

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Comments 5

  1. Antonio Lucena says:
    4 anos ago

    Olá, tenho uma Virago 535 e gostaria de substituir o carburador por um sistema de injeção eletrônica de combustível. Pode informar se existe um kit que seja plugin pra ela? Pode informar quem e onde executar essa transformação?
    Agradeço.
    Antonio Lucena

    Responder
  2. Jose roberto quaresma silva says:
    5 anos ago

    Sempre achei moto com injeção eletrônica melhor pra mim como mecânico

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá José, que bacana amigo. Esperamos que tenha gostado de nossa matéria, continue nos acompanhando em nosso blog! Um abraço equipe Chiptronic. 😀

      Responder
  3. Jonas Veras says:
    6 anos ago

    Quais são as motos no mercado que usa injeção eletrônica? Quero comprar uma nova e não quero mais carburada, pode me sjudar e next 300 é uma opção boa?

    Responder
    • Bernardo Maia says:
      6 anos ago

      Boa tarde!

      Todas as motos de rua fabricadas hoje em dia vêm com injeção eletrônica. A Next 300 é uma moto moderna, recém lançada e, portanto, possui injeção eletrônica. Ela é uma ótima opção, possui desempenho superior às suas concorrentes diretas (Yamaha Fazer 250 e Honda CB Twister 250). Ela também é mais barata que ambas. Você só vai ter um pouco de dificuldade para peças de reposição, pois ela não é uma moto tão comum quanto as concorrentes e não tem muitas concessionárias da Dafra por aí. Normalmente você precisa encomendar as peças. Mas como a moto é nova.

      Responder

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