Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Dicas

Motor diesel aquecendo: quais as possíveis causas e como evitar

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
13 de setembro de 2022
in Dicas, Diesel
75.4k
33
Motor diesel aquecendo, saiba quais são as causas

Motor diesel aquecendo, veja como resolver.

89.6k
SHARES
235.7k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Manter o controle da temperatura do motor em funcionamento é muito importante. No caso dos motores diesel, o ideal é que eles operem entre 85 ºC e 95 ºC. Para que esse limite seja mantido, existem diversos mecanismos e componentes que devem ter monitoramento constante.

Um motor diesel aquecendo pode ser um grande problema para o motorista. Por isso, preparamos este post explicando as possíveis causas e como evitar esse superaquecimento. Acompanhe:

Válvula termostática

Esse é um dos principais componentes responsáveis pelo controle da temperatura do motor. Enquanto os fluídos não atingem a temperatura ideal de trabalho, a válvula termostática impede sua passagem para o sistema de arrefecimento. Quando o calor aumenta, ela libera um fluxo controlado de fluído para manter a temperatura ideal.

Uma válvula termostática com problemas costuma resultar em casos de superaquecimento do motor. Isso porque ela pode retardar ou, até mesmo, impedir a passagem dos fluídos para o sistema de arrefecimento, mesmo em altas temperaturas.

Se estiver enfrentando problemas como motor diesel aquecendo, procure uma oficina especializada e faça os testes necessários para saber se a válvula termostática está funcionando corretamente.

Nunca remova esse componente do seu sistema, pois, com a passagem totalmente aberta, você poderá ter grandes problemas para manter a temperatura do motor.

Bomba de água

Ela é responsável por promover a circulação do fluído de arrefecimento por todo o sistema. Ao apresentar problemas, podem ocorrer vazamentos e aumento da temperatura do motor. Nesses casos, faça a troca da bomba de água imediatamente.

Vazamentos também podem ocorrer por problemas com as mangueiras que conduzem os fluídos. Por isso, é importante contar com uma ajuda profissional para um diagnóstico preciso.

Radiador

O papel do radiador é fazer a troca de calor entre o fluído e o ar, controlando sua temperatura. Porém, o funcionamento do radiador pode ser afetado por impurezas que se depositam no seu interior ao longo do tempo. Por isso, faça uma inspeção regular nesse componente, efetuando a limpeza ou a troca, se necessário.

Sensor de temperatura

Os sensores de temperatura são fundamentais para controlar o funcionamento dos demais componentes do sistema de arrefecimento. O mau funcionamento pode acarretar em problemas de aquecimento do motor.

Líquido de arrefecimento

Principal elemento do sistema de arrefecimento, o nível do líquido precisa ser verificado constantemente. Além da água alcalina, o uso de aditivos também é importante para maior proteção dos componentes por onde ele passa.

Vazamentos devem ser verificados e sanados com urgência para evitar a diminuição precoce do nível do líquido de arrefecimento, fator que pode levar ao superaquecimento do motor.

Óleo lubrificante

Além de diminuir o atrito e desgaste das peças internas do motor, o óleo lubrificante também é importante no resfriamento do motor. Por isso, é fundamental utilizar óleos lubrificantes de acordo com as especificações de viscosidade e qualidade indicadas pelo fabricante.

Fique atento e faça a manutenção preventiva para substituir componentes necessários antes que o problema se agrave. Se estiver enfrentando problemas com o motor diesel aquecendo, procure ajuda especializada e de confiança.

Agora que você já conhece as possíveis causas para o motor diesel estar aquecendo, aproveite também para conhecer os novos desafios da reparação de motores diesel!

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Tags: Blogcapacitaçãofidelização de clientesinjeção eletrônica Dieselmecânica DieselMotor diesel aquecendoNotíciassoluções dieselTecnologiatecnologia automotivaTreinamento
Previous Post

ISO 9001: entenda as vantagens desta certificação para sua oficina

Next Post

Injeção eletrônica para motos: entenda as diferenças

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
Injeção eletrônica para motos: entenda as diferenças

Injeção eletrônica para motos: entenda as diferenças

Comments 33

  1. Victor Mutepa says:
    2 anos ago

    Oi tenho uma Canter Mitsubishi 4m40, ela aquece quando encontra subidas. Alguém aconselhou a tirar termostato e mesmo assim continua. Oque fazer?

    Responder
  2. Thalita Nathalie Ferreira says:
    2 anos ago

    Boa noite tenho um Ford cargo 815 e 2005 está aquecendo quando pega uma subidinha já aquece troquei a válvula termóstato o radiador tbm. O que pode ser? Não consigo resolver pode me ajudar?

    Responder
  3. Rodrigo Vilela says:
    3 anos ago

    Oi tô cm um vw 790 tá ocilando temperatura sobe e desse ao msm tempo que pode ser…..está de 5 marcha esquenta muito

    Responder
  4. Ricardo says:
    3 anos ago

    Ônibus Volare 2002 a6 com problema de aquecimento já foi feito de tudo e continua aquecendo, no caso foi feito a troca de cabeçote e componentes do motor oque ainda pode estar ocasionando o aquecimento ?
    ZAP 88981377126

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Vamos te chamar no WhatsApp para resolver esse problema 😉

      Responder
  5. Josivaldo pereira Tavares says:
    3 anos ago

    Tenho um voks 8120,ele acima de 80km começa a aquecer,já troquei bonba da água sensor ,só aquece quando passa de 80 km,que pode ser??

    Responder
  6. Fraim E pereira says:
    3 anos ago

    Tenho um trator D61 komatsu ex 15 está esquentando já troquei sensor não resolveu radiador também foi limo e nada ele esquenta muito rápido o ponteiro sob mas parece que a agua não está fervendo que pode ser

    Responder
    • Luziario says:
      3 anos ago

      Primeiro vc substitui sensores de arrefecimento sensor de temperatura do olho do motor, válvula termostato, faz uma inspeção visual usando uma lanterna de um lado para o outro do radiador verificando se há claridade do lado oposto da lanterna. Depois testa se não consegui procure um profissional capacitado

      Responder
  7. Sandro Agnese says:
    3 anos ago

    Turbina velha, ruim ou muito carbonizada, pode gerar aquecimento extra somente em alta velocidade? Já checamos tudo, de radiador, bicos injetores, bomba d’água, ventoinha viscosa, óleo lubrificante, filtros, embreagem, etc… falta apenas checar a turbina e o cabeçote. Mitsubishi L200 Outdoor HPE TD 2.5L 4×4 2008 com 179milkm, até 155milkm não esquentava nas subidas longas acima de 3.000rpm e abaixo de 4.500rpm, agora vai subindo sem parar… então baixo para 3.000rpm e a temperatura volta ao normal rapidamente… o que pode ser?

    Responder
  8. Elias says:
    4 anos ago

    Oi boa tarde eu trabalho no mecedes3131 e ele está esquentando até 105 grau muito rápido e quando vou verifica a água ele joga água com muita pressão ok porde ser

    Responder
  9. Sualé Alberto Latifo says:
    5 anos ago

    O meu carro é Dynna comprei no japão em 2015 e até agora está com problemas do aquecimento do motor e a luz do estacionamento nunca apaga
    motor do carro SO5C , fabricado em 2003

    Responder
  10. ROGÉRIO LOPES DOS SANTOS says:
    5 anos ago

    Aquecimento no motor danifica as bronzina

    Responder
  11. Marcus Vinicius Ribeiro Silva says:
    5 anos ago

    Bom dia, estou com um motor mwm que está com bolhas de ar na água e por esse motivo o motor ferve, estou precisando de ajuda estou com quatro meses gastando dinheiro e não consegui resolver.

    Responder
  12. José edezio says:
    5 anos ago

    Eu tour com um Iveco tector 240e25s 2010 e esse caminhão da 2700 giros mais não tem toque para subir qualquer subidinha ele cai mais de 70 por cento alguém tem alguma ideia a respeito

    Responder
  13. Sandro says:
    6 anos ago

    Boa noite, minha s 10 quando passa dos 80 a temperatura sobe quase no meio, se abaixa a velocidade a temperatura abaixa preciso de ajuda

    Responder
  14. nonatinho says:
    6 anos ago

    boa noite tenho uma mecedes Benz 1620 2005 ela esta aquecendo pó onde começo pra tenta descobrir o que esta provocando o aquecimento

    Responder
  15. Renato Domingues oliva says:
    6 anos ago

    Boa tarde tenho um 8.150 Volkswagen ele começou a subir a temperatura reparei que a reservatório tá com um pequeno casamento pela tampa e acho que tá entrando ar no sistema isso e possível?

    Responder
  16. Elias brito Santarém says:
    6 anos ago

    Meu caminhão perdeu a força 815 acello

    Responder
  17. Sergio Luiz do vale. says:
    7 anos ago

    Minha camionete ranger 2005,em esta mostrando a luz de aquecimemto mesmo com o motor frio.o ponteiro vai e não volta.é quando ela fica mostrando aquecida.que pode ser.

    Responder
  18. Walter araujo says:
    7 anos ago

    Boa noite
    Preciso de uma ajuda
    Qual a temperatura do sistema de arrefecimento da sprinter 1998/1999 trabalhar
    Tenho uma e ela tem dado uns picos de temperatura

    Responder
    • Gerson Fernandes de Oliveira says:
      5 anos ago

      Boa tarde a todos
      Tenho uma camionete S10 2011 turbo diesel
      Ela não atinge a temperatura de uso
      Pensei que fosse a válvula termostática
      Mais não é
      A temperatura fica sempre a baixo do normal
      Alguém pode me ajudar?

      Responder
  19. Gilvan Borges says:
    7 anos ago

    Olá tenho uma SW4 98 3.0 ela começou a aquecer foi retirada a válvula termostática fiz todo o motor troquei até o cabeçote e continua aquecendo o devo fazer? Grato.

    Responder
    • Geraldo says:
      5 anos ago

      Me chamo Geraldo e estou com poblema no motor mwm 229 com alta temperatura já foi feito tudo q precisava fazer e a temperatura não baixa assim que eu pego a estrada na quarta e quita marcha a temperatura sobe me ajude por favor?

      Responder
      • Cesar says:
        5 anos ago

        Boa Noite Geraldo; tenho um troller 3.0, motor MWM, na subida estava cortando o oleo mais não apagava, pedi para fazer o rastreamento, estava tudo Ok,carro muito conservado não baixava o liquido de arrefecimento aparentemente normal, no painel a temperatura permanecia em temperatura de trabalho, resolvir colocar o aparelho, de rastreamento e anda no carro, constatou se que no momento da falha a temperatura passava de 110º, ai ele entrava no modulo de proteção, tirei o mangote inferior do radiador para ver se era ar, quando esgotou se a água encontrei uns cavacos plastico, na mangueira. resultado foi a bomba dágua, o rotor da mesma é de plastico. substituir esta tudo normal!

        Responder
  20. Flavio Moura de Oliveira Filho says:
    7 anos ago

    Esquece o ano de e 1993

    Responder
  21. Flavio Moura de Oliveira Filho says:
    7 anos ago

    Meu nome é Flavio moura. Eu gostaria de saber o sequinte eu trabalho com caminhão volvo NL 410 esse caminhão ele baixa Óleo lubrificante trabalho com ele uso rotação 1000 à 1500 parei de usa redução gruzando uso mais simples e contínua baixando. Prigado pela atenção espero resporta.

    Responder
  22. netinho lopes says:
    7 anos ago

    boa noite eu tenho uma s10 2.8 MWM diesel 2006 água do reservatorio estar sumindo e não cai no chão, já olhei o óleo não está passando para óleo, e quando o reservatorio está cheio sem a tampa com o motor fucionando não derrama e não sei como está sumindo água, o que eu faço?
    oque pode ser

    Responder
  23. netinho lopes says:
    7 anos ago

    boa noite eu tenho uma s10 2.8 MWM diesel 2006 água do reservatorio estar sumindo e não cai no chão, já olhei o óleo não está passando para óleo, e quando o reservatorio está cheio sem a tampa com o motor fucionando não derrama e não sei como está sumindo água, o que eu faço?

    Responder
  24. Tânia farias says:
    7 anos ago

    Por favor…
    A camionete s10 diesel ano 2010 tem quantas válvulas termostaticas?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Tânia, tudo bem?
      Poderia por gentileza deixar seu telefone, para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
    • Thais Weiss says:
      3 anos ago

      Por favor tenho um Scania 400 trabalho puxando toras de pinus, e ele está esquentando muito já foi visto tudo isso aí que li na publicação poderia me ajudar?

      Responder
  25. Fátima says:
    7 anos ago

    Estou com TD42 a aquecer e quero ajuda

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Fátima, tudo bem?
      Poderia por gentileza deixar seu telefone, para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×