Para uma empresa se tornar certificada, ela precisa atender uma série de requisitos mínimos que são exigidos pelo órgão competente. Além de atestar sua capacidade, isso quer dizer que os processos são aprimorados e que o objetivo é trabalhar com excelência nos negócios.
No artigo de hoje vamos falar sobre a certificação ISO 9001, o que é preciso para obtê-la e quais vantagens ela proporciona para sua oficina. Continue com a leitura para saber mais!
Mas, afinal, o que é a ISO 9001?
Ela é uma certificação que define as normas da gestão da qualidade empresarial. O objetivo dela é fazer com que os processos se tornem mais eficientes, ao ponto de garantir a qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes.
Como uma oficina pode obter essa certificação?
Apesar de o conceito parecer simples, o processo de obtenção da ISO 9001 é demorado, visto que requer uma série de análises e mudanças nos métodos de trabalho. De forma resumida, as etapas de uma certificação compreendem:
A definição de um método de implantação
Antes de iniciar a parte prática da certificação, é preciso definir qual será o método utilizado para a implantação dos requisitos exigidos pela norma. Só depois que essa definição é feita que se pode começar a planejar melhor todos os aspectos da certificação.
Dessa forma, é preciso definir quem serão os responsáveis — se for o caso, vale a pena contratar um serviço de consultoria para auxiliar — e iniciar o diagnóstico dos processos atuais.
Por meio dos resultados, é possível comparar com o que a norma requer e, com isso, saber quais mudanças são necessárias para se enquadrar nas exigências.
Conscientização dos colaboradores
O empenho da equipe é essencial para que as mudanças possam ser aceitas e colocadas em prática, sem que haja problemas. Talvez seja necessário aplicar um treinamento para explicar como funcionará o novo método de trabalho.
Implantação dos requisitos
Essa já é a parte prática do processo de certificação. Nessa etapa, começam a ser realizadas as mudanças necessárias nos processos. Para evitar que lá no final seja necessário realizar grandes mudanças e atrapalhar o que já foi feito, o ideal é realizar pequenas auditorias e verificar se algum ajuste ainda é necessário — essa medida ajuda a economizar tempo e trabalho.
Auditoria de certificação
Assim que todos os requisitos já foram implantados e a auditoria interna autorizou a dar continuidade, é necessário contratar uma consultoria externa, que será a responsável por fornecer a certificação ISO 9001, ou apontar quais aspectos ainda precisam ser melhorados para que a empresa possa se tornar certificada.
Quais vantagens ela proporciona para uma oficina?
Os benefícios alcançados vão desde a mudança na rotina, até as vantagens obtidas após a certificação. Podemos citar:
- Melhoria nos métodos de trabalho utilizados;
- Processos mais eficientes — que evitam desperdícios e aproveitam melhor os recursos;
- Melhora na gestão, que acompanha de perto os resultados dos processos e pode tomar decisões mais precisas;
- Aumento no grau de satisfação dos clientes, proporcionado pela melhoria na qualidade dos serviços e do atendimento;
- Melhora a imagem da oficina no mercado, visto que a certificação passa uma credibilidade maior — já que a empresa atua com um padrão de qualidade que é reconhecido internacionalmente.
Apesar de ser um processo moroso e complicado, a ISO 9001 ajuda a promover mudanças significativas que beneficiam a empresa, principalmente no que diz respeito à imagem que ela transmite para o mercado.
O que achou desse artigo? Quer melhorar a gestão da sua oficina mecânica? Então, confira essas dicas agora mesmo!