Carros, motos e caminhões já são parte do dia a dia de várias pessoas. Porém, independentemente do tipo de veículo, todos eles exigem bastante cuidado especializado para continuarem funcionando de forma adequada. Por isso há tantos empreendimentos no ramo automotivo. Se você pretende abrir o próprio negócio, essa é uma boa área para se inteirar.
Claro, como em qualquer empreendimento, você precisa ter cuidado. Se investir sem pensar direito, é bem provável que não consiga se manter no primeiro ano — marca em que a maioria das novas empresas fecha. Sendo assim, se você considera entrar nesse ramo, é melhor estar preparado, seja para uma oficina, loja de acessórios ou algo do tipo.
Para ajudá-lo a abrir o próprio negócio no setor automotivo, separamos aqui algumas dicas que podem facilitar o seu trabalho e que farão do seu negócio um sucesso na certa. Acompanhe!
1. Verifique as condições do mercado
Antes de pular de cabeça em qualquer investimento, a melhor coisa que você pode fazer é conferir suas chances de retorno. Muitos empreendedores cometem o erro de entrar em um negócio sem entender como ele funciona, e acabam à mercê de um momento ruim para investir, o que leva à perda do negócio rapidamente.
Há várias coisas que você precisa saber antes de aplicar seu dinheiro nesse investimento. Por exemplo: há demanda para seu serviço? Existem muitos concorrentes já estabelecidos? O custo para abrir o negócio está muito elevado? O mercado passa por um período de recessão? Tudo isso deve ser levado em conta antes de começar.
2. Tenha um plano antes de investir
Digamos que você tenha feito sua pesquisa de mercado e ela mostrou que há sim uma boa oportunidade para abrir o próprio negócio automotivo. O que fazer agora?
Em vez de começar a gastar seu capital a torto e a direito, o melhor é parar e desenvolver um plano de negócios minimamente detalhado. Mesmo que não haja uma ideia clara no longo prazo, você precisa saber por onde começar.
Muitas empresas demoram mais tempo para se estabelecer quando sua estrutura não é definida desde o começo. Por isso, quanto mais destas questões você puder responder com antecedência, melhor: quais equipamentos são necessários? Quantas pessoas formarão a equipe? Como e quando todo o investimento retornará?
3. Estude para oferecer um bom serviço
Quando você contrata um pedreiro para fazer uma reforma em sua casa, por exemplo, é esperado que ele entenda como fazer o próprio trabalho, que possa explicar o básico e entregar o resultado previsto dentro do prazo estabelecido. O mesmo será exigido de você quando começar a atuar no ramo automotivo.
Ter interesse em carros, motos e caminhões é um bom ponto de partida, mas você precisará de mais do que entusiasmo para oferecer um bom serviço e deixar seus clientes satisfeitos.
Fazer cursos, buscar alguma experiência e se manter sempre atualizado em relação à sua área são exigências mínimas para atender às expectativas do seu público e manter a qualidade do negócio.
4. Reúna uma equipe capacitada
Claro, uma pessoa sozinha não é o suficiente para conduzir uma grande empresa. No começo, você pode dar conta de todas as tarefas, mas logo terá mais trabalho e precisará de ajuda.
Por isso, é importante construir uma equipe de alta qualidade desde o começo. E quanto mais talentos você tiver, melhor tende a ser a performance do seu empreendimento.
Investir nessa equipe pode ser um pouco diferente do que você pensa. Sim, há profissionais já capacitados que podem ser contratados, mas também é importante cultivar um time desde o início.
Aceitar jovens esforçados, oferecer um curso de especialização para eles e recompensá-los sempre por um bom trabalho é um ótimo caminho para construir um time forte e unido.
5. Não se esqueça da divulgação
Na preocupação em montar o estabelecimento, contratar pessoas e lidar com todo o estresse de abertura, muitos empreendedores deixam de fazer algo muito importante: atrair clientes.
A menos que sua empresa seja extremamente pequena e possa se manter apenas com as pessoas ao seu redor, você precisa investir um pouco em divulgação.
Anúncios de jornal, cartazes e panfletos são formas válidas de atrair algumas pessoas, mas também são métodos menos eficientes. Anúncios em sites e redes sociais apresentam maior alcance e podem ser direcionados ao seu público específico. E, claro, não se esqueça que seus clientes também são seus melhores divulgadores.
6. Crie um negócio com foco em uma área
Já existe muita concorrência em todos os setores do mercado, incluindo o automotivo. Em parte, é isso que dificulta o processo de abrir o próprio negócio. Porém, há algumas maneiras de minimizar esse problema e manter suas chances de sucesso ao abrir o próprio negócio.
Uma delas é especializar seu estabelecimento em um tipo mais específico de serviço, como acessórios, motos, carros etc.
Com uma área de atuação menor, você também poderá focar em um público mais restrito em seus planos de divulgação. Além disso, é mais fácil ter uma equipe de alta qualidade em uma área, do que esperar que seu negócio automotivo dê conta de todas as demandas possíveis.
7. Invista em tecnologia de alta qualidade
Por fim, mas não menos importante, você deve sempre usar a tecnologia para facilitar e melhorar seu serviço. Boa parte das tarefas de uma oficina, por exemplo, exigiriam muito mais tempo e esforço se fossem feitas sem a ajuda de uma máquina. Hoje, isso é a melhor forma de manter seu diferencial competitivo.
Além dos próprios equipamentos básicos da oficina, você também deve levar em conta outras formas de tecnologia, como softwares de gestão, scanners de diagnóstico de motor etc. Essas ferramentas aceleram o trabalho da equipe, compensando rapidamente seu investimento e tornando sua empresa mais rentável no médio e longo.
Com essas dicas, é provável que você já esteja mais preparado para abrir o próprio negócio no ramo automotivo, não importa a especialização escolhida. Acha que mais pessoas podem aproveitar algumas dessas informações? Então compartilhe este artigo em suas redes socais e mostre como é possível empreender no setor automotivo.
gostei muito das dicas mas gostaria de uma dicas estou com planos de monta um negocio do ramo de freio e lubrificantes alguma dica de como começar?
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