A tecnologia mobile chegou para invadir todos os segmentos: seja em casa, no trabalho, no restaurante, entre outros. Tudo pode ser feito por meio de apps e páginas desenvolvidas para dispositivos móveis. Por isso, chegou a hora de investir na tecnologia mobile na oficina.
Segundo a Google Consumer Barometer, uma pesquisa realizada pela gigante da tecnologia neste ano, mais de 70% dos brasileiros já possuem smartphones e 65% afirmam utilizá-los diariamente para fazer quase tudo.
Isso mostra não só que essa tecnologia veio para ficar, mas, também, o grande potencial que ela apresenta para nichos que já foram considerados mais tradicionais, como as oficinas mecânicas.
4 motivos para investir na tecnologia mobile na oficina
Por isso, no post de hoje, mostraremos 4 razões para você não perder tempo e começar a investir em tecnologia móvel para sua oficina. Vamos lá?
1. Ser lembrado pelos clientes
Investir em tecnologia mobile é estar presente no dia a dia de pelo menos 65% dos brasileiros, como indica a pesquisa. Por isso, é hora de sair da era das cavernas e começar a aparecer na rede e nos celulares dos seus clientes e potenciais clientes.
Certifique-se de que você possa ser encontrado na web, criando páginas, perfis em redes sociais e até aplicativos, quando há a possibilidade de maior investimento. O retorno é sempre ser lembrado pelo cliente e ter recomendações visíveis para todos os que estão procurando sua oficina, mas ainda não a conhecem.
2. Oferecer um mapeamento de informações
Sabe aquela situação um pouco comum nas oficinas, quando o mecânico está realizando um trabalho no carro mas tem que parar para atender o telefonema do dono para dar um update no serviço? Isso acaba com a produtividade e pode ser sanado com o mobile.
Com um aplicativo da oficina, o cliente pode saber o status do conserto do veículo diretamente pela tela do celular, sem precisar ligar na oficina. Outras conveniências como acionar o serviço de leva e traz e até fazer pagamentos online podem ser adicionadas.
3. Melhorar a divulgação da oficina
Quando um cliente ou potencial cliente baixa seu aplicativo ou curte sua página nas redes sociais, ele passa a receber informações dos seus canais de comunicação. Por isso, o mobile pode ser uma ferramenta muito boa para a divulgação da oficina.
Envie ofertas e condições de pagamento especiais exclusivas para quem tem o aplicativo, por exemplo. Isso vai fazer com que mais pessoas o utilizem e indiquem para conhecidos. Nas redes sociais, divulgue suas promoções mais amplas como trocas de óleo e revisões.
4. Criar um canal de relacionamento
A tecnologia mobile também permite estreitar ainda mais os laços entre o cliente e a oficina. Canais de comunicação fáceis de serem acessados via dispositivos mobile, como os aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram etc.) costumam trazer um retorno bastante positivo.
O atendimento passa a ser mais rápido e organizado, já que é possível controlar o tempo de resposta e também oferecer um diálogo mais amigável com seus clientes.
Antes de terminarmos, também vale a pena citar os scanners com tecnologia mobile, que facilitam a vida do mecânico que pode contar com aparelhos compactos e fáceis de manusear, aumentando sua produtividade.
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