Uma das tendências que conquista cada vez mais adeptos é a customização de motos. Desse modo, oferecer esse tipo de serviço em uma oficina mecânica é uma boa maneira de conquistar novos clientes e aumentar os lucros. Entretanto, é preciso estar atento ao que é permitido por lei.
Até mesmo motociclistas experientes podem deixar passar algum detalhe e solicitar uma modificação sem saber que é preciso adequar o documento da moto. Pensando nisso, criamos este post para mostrar o que é permitido por lei e quais órgãos procurar para providenciar a legalização, quando necessário.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post!
Quais itens podem ou não ser customizados?
Não são todos os itens da moto que podem ser customizados. Veja, a seguir, quais componentes podem ou não sofrer alterações!
Chassi e escapamento
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a customização de motos é uma prática legal, não havendo leis que a proíbam. Entretanto, algumas características específicas do projeto inicial de cada modelo não podem ser alteradas. O objetivo é simples: garantir a segurança mínima necessária para o motociclista.
Por isso, o chassi é o principal item que não pode ser modificado. Uma alteração em sua estrutura pode afetar o desempenho da moto. É muito difícil conseguir um Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) junto ao DENATRAN que aprove essa modificação, ainda que não seja impossível.
O escapamento é outro item cuja modificação do modelo é proibida, ainda que seja possível encontrar motos antigas com alterações, já que a lei é relativamente recente.
Tanque de combustível e rodas
O tanque da moto, por sua vez, pode ser customizado, desde que siga algumas regras básicas. Resumidamente, basta que o modelo implementado tenha aprovação do INMETRO e siga as normas brasileiras de segurança.
O mesmo se aplica para as rodas, ainda que elas devam manter o diâmetro externo dos pneus. Além de atender à medida original, elas não podem ultrapassar o diâmetro e a largura dos para-lamas.
Itens de sinalização
As luzes de sinalização (farol, seta, lanterna, luz de freio etc.) não podem ser removidas, pois são parte do conjunto de itens de direção. É possível alterar o formato de algumas delas, mas é fundamental que seja mantida a cor de cada uma das luzes.
Para-lamas e velocímetro também não podem ser retirados, ainda que possam ser customizados para mudar o estilo da moto.
Pintura
Modificar a cor da moto é bastante comum e faz parte do processo de customização. Entretanto, é preciso ter cuidado. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não exige a adequação do documento de veículos por esse motivo, desde que a nova cor seja aplicada em menos de 50% da moto.
Caso a pintura ultrapasse esse limite, é necessário procurar o órgão para atualizar a cor indicada no documento.
Guidão
O guidão é um dos itens com mais possibilidades para fãs da customização. Via de regra, sua alteração é permitida. Entretanto, é preciso se certificar de que o modelo escolhido atende às normas de segurança do INMETRO.
Vale lembrar que o guidão interfere diretamente na direção da moto. Modelos muito altos, ou mesmo baixos e estreitos, podem dificultar as manobras do motociclista — principalmente em curvas! Por isso, fique atento e sugira que o proprietário faça testes antes de bater o martelo e fazer a escolha.
Motor
Por fim, destacamos uma customização possível, mas que exige autorização do Detran. O motor pode ser modificado, desde que esteja de acordo com as exigências do órgão e que o proprietário possua autorização prévia. Para consegui-la, basta se dirigir a uma unidade do Detran, pagar uma taxa e apresentar alguns documentos.
O que é importante levar em consideração na hora de customizar a moto e quais são os seus principais estilos?
No momento de customizar a moto é preciso considerar que o universo da customização é muito amplo e consiste na modificação ou criação de alguma ou mais peças de acordo com preferências ou especificações pessoais.
Dessa maneira, customizar a moto é alterar partes segundo um gosto pessoal. Contudo, dessas combinações surgem novos estilos que agradam a uma parcela considerável da comunidade de customizadores.
Na história da customização de motos, alguns estilos marcaram toda uma geração e, atualmente, uma das customizações mais famosas envolvem releituras de modelos de épocas passadas, ou seja, com a customização é possível ter motos com estilo retrô, mas sem abrir mão de tecnologias modernas.
Os estilos de customização que mais inspiraram projetistas ao redor do mundo ganharam seus próprios nomes e muitas pessoas gostam de seguir algumas características dessas tendências, tanto como inspiração para a criação de novos estilos quanto para segui-las à risca. Veja, a seguir, quais são os estilos de customização mais famosos!
Bobber
O estilo Bobber, que vem das corridas de cavalos, nas quais era comum que os treinadores encurtassem os rabos (em inglês, “to bob”) dos animais, foi criado depois da Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos.
Os combatentes que voltavam das batalhas na Europa costumavam desejar motos mais rápidas e leves e, para tanto, tiravam de seus veículos, em geral uma Harley Davidson WLA, as peças e carenagens que não consideravam úteis, como passatempo para disputar corridas.
Outra característica desse estilo é adotar rodas do mesmo tamanho na frente e atrás da moto para melhorar a sua rodagem, além de ser frequente reduzirem o para-lama traseiro da moto. As Bobbers originais eram customizadas da seguinte maneira:
- para-lamas traseiro reduzido;
- retirada do para-lama dianteiro;
- retrovisores, faróis e componentes cromados eram retirados;
- assento pequeno e leve;
- sistemas de freio trocados por modelos de motos menores ou europeias, a fim de diminuir o seu peso;
- guidão trocado por um mais esportivo.
Café Racer
As motos do estilo Café Racer têm pedaleiras recuadas, guidões curvados para baixo, uma pequena carenagem no lugar da garupa e banco unitário.
O estilo foi criado por motociclistas das décadas de 1950 e 1960 que se reuniam em Londres, nos cafés dos anéis viários da cidade, e que gostavam de utilizar esse tipo de moto para disputar corridas nos arredores da capital inglesa.
Algumas das características do estilo Café Racer existem apenas porque eram características das motos da época. Contudo, tornaram-se assinaturas do estilo, como o formato do tanque e a linha do quadro paralelo ao chão. De modo geral, ela deve conter:
- ponteira megafone (vintage) ou Dunstall;
- carburador com filtro esportivo;
- pedaleiras ajustáveis;
- retrovisores ponta de guidão;
- banco monoposto com rabeta esportivo.
Chopper
O estilo Chopper é um dos mais conhecidos, especialmente por causa do super-herói Capitão América, que utiliza uma moto com esse estilo. Nesse tipo de customização, que surgiu nos anos 1960, o ângulo do caster deve ser aumentado e o garfo dianteiro alongado. Já as cores podem ser variadas. São as suas principais características:
- bancos grandes para piloto e garupa;
- tracker;
- suspensões dianteiras alongadas;
- ângulo de direção avançado ou de caster positivo;
- quadro sem amortecedor traseiro;
- guidão “Ape” ou “Big Ape”.
Brat Style
Em 1997, o mecânico japonês Go Takamine fundou a sua oficina no subúrbio de Tóquio, chamada Brat Style. Com o passar do tempo, projetos de criativas customizações foram surgindo, o que conquistou muitos admirados.
Desde então, sempre que um customizador monta uma moto parecida com as que são produzidas na oficina, dizem que era uma Bratstyle, sendo que o estilo ficou conhecido por conter:
- banco vintage rebaixado com garupa ou banco tipo selim;
- paralamas no estilo das bobbers;
- amortecedores traseiros;
- guidão dirt-style ou mini-apes.
Scrambler
As motos do estilo Scramblers surgiram em 1920, na Europa, e originalmente são motos urbanas que sofreram alterações para enfrentar os terrenos mais desnivelados.
Já em 1950, as customizações deixaram as motos Scramblers cada vez mais leves para que elas atingissem maior velocidade, sendo que os principais motores eram os que proporcionavam maior torque. Por fim, na década de 60 as Scramblers evoluíram para o conceito de motocross conhecido atualmente, sendo suas principais características:
- banco estreito, curto, estofado e revestido de couro;
- remoção de todos os acessórios;
- componentes e acessórios de materiais leves;
- tanques pequenos;
- maior torque em relação à potência;
- escape com maior distância do solo;
- pneus off-road e rodas raiadas.
Flat Tracker
As Flat Trackers surgiram nos Estados Unidos em 1920, contudo, somente depois da Segunda Guerra, em 1945, que ganharam mais notoriedade em solo americano, sendo que o seu auge foi na década de 70.
Elas eram motos de rua, que costumavam ser mais leves do que o próprio piloto, adaptadas para corridas em circuitos ovais de terra batida. Em geral, esse tipo de corrida seguia o sentido anti-horário e, por essa razão, determinados acessórios ficam posicionados do lado direito, a fim de proporcionar mais liberdade para ao piloto. São suas características:
- guidão alto e largo que proporciona mais estabilidade em curvas;
- rabeta estilo Duck Tail, a fim de proteger o piloto dos detritos da pista;
- escape do lado oposto do sentido das curvas;
- pneus de 19 ou 18 polegadas, tanto dianteiro quanto traseiro;
- banco fino e longo, para que seja possível o piloto trabalhar o peso corporal durante a frenagem e o arranque.
Se você se interessou pela customização de motos e deseja oferecer o serviço em sua oficina a fim de agradar os seus clientes, saiba que é possível aprender mais sobre os diferentes tipos de customização que existem em cursos de motocicletas.
Como você pode ver, existem muitas possibilidades de customização de motos, sendo que, além dos tipos que apresentamos, é possível utilizar a imaginação e criar um modelo próprio. Afinal, são diversos os acessórios que podem ser adicionados, de acordo com o gosto do proprietário, sendo preciso apenas ficar atento às regras do Detran e à certificação de qualidade do INMETRO de cada peça para que seja possível fazer um ótimo trabalho de modificação, sem qualquer tipo de risco.
Se você se interessou e deseja conhecer mais sobre o tema, continue a visita em nosso blog e aprenda agora mesmo também sobre o gerenciamento eletrônico de motos!
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Posso usar mini pisca?
Oque faço pra muda a cor da minha pop 110i
A roda pode trocar por um rodão da fan 125ks 2010?
Posso colocar a abas do tanque da 160 titan na 160 fan???
Tenho uma 150 2004 posso coloca o tanque da 150 2009
Tenho uma dafra apache 150 posso colocar a frentre da fazer ?
E
proibido coloca a frente da titan 16p na fan 160 ?
Tenho uma apache rtr 150, a lente do freio traseiro quebrou posso botar de outra moto ?
Estou procurando uma oficina para transformar uma BMW K1200S
Tenho uma Shadow 750 2006 ,posso trocar o escapamento por um esportivo com abafador?
e proibida a mudança, ler a portaria 916
Ainda é possivel colocar carenagem sport numa naked?
Como devo prosseguir pra conseguir tal modificacao?
Posso andar com uma Sahara que foi modificada ficou igual uma xlx
Tenho uma Kawasaki ninja 650 ano 11/12, porém, não gosto muito qndo viro o guidão e o farol continua focando para o lado oposto e a lanterna em um farol tbm, com isso, quero trocar por um farol duplo vertical , lâmpadas branca de led igual da fazer 250cc 2021 , juntamente com os piscas, acrescentar os mano prós do punho da Er6n com rosca para os retrovisores, retirar as carenagem frontal e manter painel original. No máximo acrescentar as abas dianteiras da carenagem dianteira da Er6n sem pisca.
Como proceder para documentar isso junto ao Detran? E seria caracterizada como o q ? Naked?
Desde já agradeço!
nesse caso seria veiculo modificado, outra coisa e proibido led, apenas aqueles vindo de fabrica, vc precisar ir ate uma ITL na sua localidade, para ver esse mudança. ou verificar a portaria 916 sobre essas mudanças.
Boa tarde amigos!
Sou marceneiro e me chamo Roberto tenho uma cripton verde 2003, gostaria de saber se posso trocar a carenagem original por uma de madeira?
Não posso nem trocar o escapamento???
E se eu fabricar uma do começo..posso documentar numa boa ?
pintar o motor preto fusca da bros pode andar rua normal
Boa noite , eu posso colocar as capas da Bros 2014 na 2013 sendo que minha Bros é toda preta as capas e eu quero colocar da 2014 vermelho e branco
Opa. Bom artigo mas não sanou a minha dúvida. Tenho uma Burgman 125 e queria transformar ela em naked. Tirar todas as carenagens dela, alterando o farol por um redondo e o painel por um daqueles de café racer. É permitido?
nesse caso se vai precisar de um CAT, se vc for mexer na estrutura da mesma, e fazer um CSV em uma ITL
Oi boa tarde tenho uma moto nx200 de rua queria trocar as carenagem dela e colocar a da xr 200 tem que fazer alguma alteração no documento ou só trocar as carenagem moto
E proibido pinta o quadro da moto de outra cor??
Boa noite, minha dúvida é , tenho uma falcon da cor verde , quero pôr as carenagens das asas laterais , máscara do farol e carenagem traseira preta , só deixaria o tanque verde , isso pode ??
Quero por a frete da tintan 160 na minha tintan 150 2008 pode ou não?
pode
Faltou comentar quer a placa não pode ser colocada na lateral como algumas modificações vistas nas ruas. A legislação exige ampla visualização da placa. Se estiver ao lado da roda traseira ela perde essa ampla visualização
isso mesmo pelo menos 45 graus de visualização
oi bom noite ,me chamo soares tenho uma apache tvs rtr 150 quero fazer algumas mudanças nela,
vocês poderiam me ajudar ,exemplo pneus, farol balanças guidom ,manoplas,}}
farol da fazer250, balança e pneus twister 250
tambem quero aumenta o banco colocar monochoque
olá tudo bem?
pneus você pode modificar ate 3% aro e pneu, farol não pode ser de LED, guidom não poder passas dos 95mm o máximo e altura não pode passar do ombro, todos esses alterações tem que passar pelo um CSV, e se tiver mudança estrutural vai precisar de um CAT. qualquer duvidas verificar a portaria 916