Muitos dos seus clientes desconhecem a necessidade de alguns serviços básicos para suas motocicletas. Porém, alguns deles são tão essenciais para o conforto e segurança do motociclista que vale a pena conscientizá-los e estar apto para fazer o serviço. É o caso do balanceamento de motos.
Quem também tem um carro na garagem já está acostumado a mandá-lo para o alinhamento e balanceamento regularmente. No entanto, muitos donos de motos desconhecem a importância do balanceamento para motos.
Porém, o balanceamento de moto é muito importante para aumentar a vida útil dos pneus e também o equilíbrio, aumentando, consequentemente, a segurança do piloto. O desbalanceamento pode ocorrer por amassados no aro, raios frouxos e até por quedas.
Como detectar o problema?
A principal forma de detectar uma roda desbalanceada é perceber uma vibração forte transmitida pelo garfo e pelo guidão, além de situações — especialmente em curvas — em que ocorrem puxadas para os lados e até a perda de equilíbrio.
Uma roda desbalanceada significa que a quantidade de massa está desigual no aro, causando esses desconfortos. Por isso, além dos problemas citados acima, a falta de balanceamento também causa o desgaste excessivo ou irregular dos pneus.
Quando o balanceamento de motos deve ser feito?
Ao contrário do que acontece com os carros, para as motos não existe uma periodicidade ideal para a realização do procedimento. A necessidade de se balancear a moto vai depender muito de seu uso e também da detecção do problema no dia a dia.
A necessidade de se realizar o procedimento também é maior em motocicletas acima de 600cc, que geralmente utilizam rodas de liga leve e calçam pneus mais largos e radiais.
Realizando o balanceamento em sua oficina
O custo do balanceamento para seus clientes ainda será muito menor do que o custo para a troca do pneu, que pode ser completamente danificado se o procedimento não for realizado quando detectado o problema. Por isso, este é um tipo de serviço que vale a pena oferecer na oficina.
Porém, como tudo hoje em dia, existem pelo menos duas maneiras de realizar o procedimento: o balanceamento estático e o balanceamento dinâmico (ou computadorizado). Abaixo, explicamos melhor sobre os dois:
Balanceamento estático
É o mais comum e também o tipo de balanceamento que as oficinas oferecem a mais tempo. Nele, todos os ajustes (apertos de raio, colagem de contrapesos e detecção de anomalias no aro) são feitos de maneira manual, sem nenhuma assistência. Com isso, a precisão do serviço acaba sendo menor.
Balanceamento dinâmico
Já o balanceamento dinâmico, ou computadorizado, se assemelha ao uso de scanners para moto na oficina, no qual o computador detecta com precisão e velocidade os problemas.
Nesse tipo de balanceamento, a máquina também indica com exatidão onde é preciso contrabalancear o peso da roda para eliminar o problema, trazendo mais precisão e durabilidade para o serviço.
Agora que você já sabe a importância do balanceamento de motos para seus clientes e também sua oficina, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais dicas!
Boa noite tenho uma kawasaki vulcan modelo nomad 1500 percebi depois de uma viagem para Porto Alegre/RS quando de retorno chegando em Florianópolis/SC ao soltar uma das mãos o guidão da moto ficou balançando como estivesse solto bobo ao parar para olhar não foi constato nada levei numa oficina e após examinar falou-se em rolamento de direção que não tinha tanto perigo posterior decide vir embora para SP ao chegar decide levar num mecânico conhecido foi falado sobre alinhamento e balanceamento de rodas tanto traseira como dianteira gostaria de confirmar esse constatação
comprei um moto twister 250 ano 2018 e ambas rodas vieram com um chumbo e cada ,isso e normal por eu ter tirado ela da concessionária com chumbo