A tecnologia está presente em diversos veículos, e nas motos isso não é diferente. Desde o desenvolvimento da injeção eletrônica, a integração entre o motor e os componentes eletrônicos aumentou muito, deixando as motos mais tecnológicas.
Por isso, os donos de oficinas para motocicletas têm um equipamento indispensável: o scanner de moto. Ele extrai muitas informações da central eletrônica e facilita bastante o diagnóstico, tornando o serviço mecânico mais ágil.
Você conhece todas as vantagens desse aparelho, quando comparado aos testes manuais? Continue a leitura deste post e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Quais são as vantagens de usar um scanner de moto?
Ele é um equipamento feito para se comunicar com a central eletrônica do veículo, tornando possível identificar as falhas. Com ele dá para saber, por exemplo, o motivo pelo qual a luz da injeção eletrônica está acesa. Outra função desempenhada é realizar o teste e avaliar o funcionamento dos sensores.
Por ser uma ferramenta tão completa, o scanner traz inúmeras vantagens. Investir nesse aparelho para a sua oficina garante rapidez no diagnóstico, aumentando a satisfação dos proprietários. Colocando profissionais capacitados para operá-lo, a sua oficina poderá fidelizar mais clientes.
Além disso, você aumenta sua margem de lucro, pois ele oferece diagnósticos precisos e você economiza os recursos da oficina. Afinal, a dificuldade em diagnosticar problemas gera maiores custos com mão de obra e equipamentos.
Quais são as diferenças entre o scanner e o diagnóstico manual?
Em diagnósticos manuais, mesmo quando o mecânico tem muita experiência, há o risco de aparecer um problema muito específico e a oficina perder um tempo excessivo nesse diagnóstico. Quanto mais horas são dedicadas em uma única motocicleta, mais dinheiro é perdido, pois você acaba ficando sem um funcionário para atender a outros clientes.
No mundo da manutenção, tempo é dinheiro. Por isso, o scanner é uma ótima solução. Com ele, acaba a história de testar componente por componente até finalmente conseguir encontrar o defeito da moto. Basta plugar o aparelho no sistema e, por meio dele, você testa todos os componentes eletrônicos, sem desmontar nada.
Quando o defeito for encontrado, aí sim o seu mecânico pode partir para o trabalho manual. Assim, vocês poupam tempo e dinheiro, graças à agilidade no rastreamento do problema.
O que é o Scanner Mobile?
Outra opção interessante para você investir é o scanner mobile. Esses modelos são compostos apenas pela unidade de conexão, possibilitando que a tela de informações seja projetada em um smartphone, tablet ou computador. A conexão pode ser feita via cabo, Wi-Fi ou Bluetooth.
A maior vantagem desse equipamento é o preço. Ele é mais barato do que os modelos que tem a tela de LCD já acoplada. Outro benefício é a praticidade, já que ele pode ser usado até mesmo no celular.
Investir em um scanner de moto para a sua oficina é vantajoso e muito lucrativo! Em comparação com os testes manuais, ele agrega muito valor ao ser serviço, tornando tudo mais rápido e fácil.
Agora que você já tirou algumas dúvidas sobre testes manuais e scanner de moto, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema lendo este texto do nosso blog!
Eu fis um curso com vocês e trabalho com um aparelho seus mais fico muito na dúvida sobre seu aparelho porque nunca me da informação serta gostaria de ter um suporte
Olá Jhony, tudo bem? Claro Jhony e agradecemos por seu feedback, iremos colocar o link para nosso site de suporte. Acesse bem aqui: https://chiptronic.com.br/suporte/