A manutenção e a conservação adequada do caminhão são vitais para a segurança do motorista! Para as empresas que prestam serviços para esse público, um cuidado fundamental é o alinhamento de caminhões.
A importância do alinhamento vai além de deixar o volante reto ou a carroceria sem trepidação. Quer saber como oferecer um serviço diferenciado? Fique atento a estes 5 passos essenciais!
[the_ad id=”17056″]
1. Verifique o desgaste de peças do veículo
Antes de começar o alinhamento de caminhões, é importante checar se algumas peças estão desgastadas e necessitam de troca. O primeiro item a ser observado é o pneu — veja se ele está muito usado ou com desgaste irregular.
Avalie também se há desgaste ou empeno nos terminais de direção e na barra de direção. Podem ser encontrados desgastes prematuros em outros componentes, que deverão ser trocados para garantir os resultados do alinhamento.
2. Cheque as molas e os amortecedores
A suspensão é responsável por estabilizar o caminhão, garantindo conforto e segurança nas estradas. É fundamental verificar se as molas estão quebradas ou se perderam seu coeficiente de elasticidade — isso terá acontecido se elas estiverem duras e sem ação.
Cheque também como estão os amortecedores. Um bom teste é empurrar a peça para baixo e avaliar a subida (se demorar a subir, ela precisa ser trocado).
3. Faça o alinhamento e balanceamento dos pneus
Depois dos dois primeiros passos, é hora de realizar o alinhamento. Ele é necessário quando o motorista sente que a direção está puxando para um lado, exigindo mais esforço para manter o veículo em linha reta.
O balanceamento é outro processo muito importante. Ele é indicado para equilibrar o conjunto de pneus e rodas, evitando o desgaste dos pneus e das peças da direção e da suspensão.
4. Escolha a tecnologia correta
Para um alinhamento bem-feito, é ideal conhecer todas as tecnologias disponíveis e escolher a melhor opção. Atualmente, é possível encontrar três tipos de alinhamento no mercado.
O alinhamento manual, ou óptico, é feito por canhões de luzes ou por um laser preso à roda. Eles apontam para uma régua graduada e nela o operador identifica o grau de desalinhamento do veículo.
O alinhamento computadorizado utiliza sensores, que também são presos à roda. Todas as informações são enviadas para um computador, por isso, ele é mais preciso do que a opção anterior.
Por último, existe o alinhamento 3D, que é uma evolução do alinhamento computadorizado. Além dos sensores em cada roda, ele é composto por câmeras que leem os dados e projetam o veículo em três dimensões na tela do computador. Dessa forma, a possibilidade de erro no alinhamento se torna bem menor.
5. Utilize um scanner para diagnóstico de falhas
[the_ad id=”17056″]
Se você quer garantir que nada saia errado no seu serviço, pode usar um scanner de diagnóstico para avaliar os resultados e possibilitar ajustes finos. Ele é um equipamento que se conecta na central eletrônica do caminhão e lê os parâmetros, identificando possíveis falhas no sistema. Assim, ele agiliza o diagnóstico de defeitos e ajuda a garantir um perfeito alinhamento para o seu cliente.
Seguindo nossos 5 passos você pode oferecer um serviço de qualidade em alinhamento de caminhões. Os clientes satisfeitos se tornam fiéis e indicam sua empresa para os amigos. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso trabalhar com excelência para conquistar esse espaço!
Para continuar recebendo ótimas dicas para o seu negócio, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!
gostaria de saber mais sobre a montagem de um centro de alinhamento e balanceamento de pneus para caminhões, como equipamentos, cursos, custos. Podem me ajudar?
quanto custa maquina completa para caminhao ?
Olá Vagner! Abaixo deixarei o Whatsapp de um de nossos consultores que te enviará todas as informações dos nossos produtos e serviços.
Você será bem atendido. Abraços!
https://api.whatsapp.com/send?phone=5514997695986
quanto custa a maquina de alinhamento completa para caminhao
Gostaria de saber mais