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Home Dicas

Qual é a importância da capacitação de mecânicos em oficinas?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
11 de agosto de 2021
in Dicas
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Qual é a importância da capacitação de mecânicos em oficinas?
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A capacitação de mecânicos é uma ótima alternativa para oficinas que pretendem desenvolver as habilidades de suas equipes. Esse tipo de investimento traz melhores resultados tanto para clientes quanto para o próprio negócio.

Porém, melhor rendimento não é o único retorno da capacitação. Neste post você vai compreender quais são os demais benefícios a serem obtidos, bem como realizar o treinamento do seu pessoal da melhor forma. Acompanhe!

Capacitação de mecânicos: benefícios

Treinar e capacitar funcionários é essencial para que as metas de qualquer oficina sejam cumpridas plenamente. Profissionais sem a instrução adequada não entregam tudo que podem e ainda colocam em risco, entre outras coisas, a imagem do estabelecimento.

Conheça abaixo alguns benefícios que vão convencê-lo a capacitar seus mecânicos:

Ampliação dos lucros

Os resultados e lucratividade trazidos pelo treinamento podem ser sentidos de diversas maneiras. Mecânicos capacitados demoram menos tempo para executar tarefas simples, o que garante mais tempo para realizar outras atividades mais específicas.

Além disso, o treinamento possibilita a ampliação dos serviços oferecidos, algo que pode gerar mais lucro para os negócios.

Agrega valor aos serviços

A expansão dos serviços pode gerar mais faturamento, mas também ajuda no aumento da competitividade da oficina. Isso porque, oferecer mais recursos pode abalar as estruturas da concorrência, forçando-a correr atrás do prejuízo.

Portanto, não deixe de investir na capacitação de mecânicos ou então os concorrentes podem tomar essa iniciativa primeiro!

Melhoria no atendimento aos clientes

O atendimento ao cliente é o esteio de qualquer negócio. Aqueles que não sabem se relacionar bem com a clientela e atendê-los da melhor forma possível entendem que há grandes chances de o cliente nunca mais retornar.

Treinamentos de atendimento são importantíssimos para conquistar clientes, algo que eleva a satisfação geral e pode até mesmo estimular recomendações!

Funcionários mais engajados e competitivos

Independentemente da função ou do segmento da empresa, todos os funcionários precisam ser capacitados e atualizados para se tornarem mais eficientes em suas atividades e serem aptos para garantir o crescimento dos negócios.

No caso de um estabelecimento mecânico, por exemplo, o treinamento permite que você acompanhe as tendências do mercado, acerte nas compras, atualize os mecânicos em relação aos problemas específicos e utilize equipamentos e peças de ponta.

Diminuição da rotatividade

Manter seus funcionários em treinamento contínuo aumenta a motivação do time e diminui a taxa de turnover — indicador que mede os índices de entrada e saída de colaboradores em um determinado período.

Os talentos de uma empresa estão sempre dispostos a se atualizarem. O negócio que investe pesado em capacitação conta com profissionais mais satisfeitos e que estimam o próprio emprego.

Vale lembrar que a rotatividade gera muitos custos, principalmente os referentes aos direitos trabalhistas. Essas despesas paralisam o crescimento do negócio, pois o capital que poderia ser usado para investir está sendo transferido para gastos resultantes do mau gerenciamento. Portanto, quanto mais baixa a taxa de turnover, melhor!

Capacitação de mecânicos: como realizar

Em uma oficina mecânica, contar com mecânicos excelentes é fundamental para a sobrevivência do seu estabelecimento. Mas como incentivar seu pessoal a treinar para que eles se tornem muito melhores no que fazem? É o que você verá abaixo. Acompanhe!

Crie um ambiente harmônico

Muitos donos de oficinas pensam que a capacitação consiste em somente ensinar a execução de uma determinada tarefa, mas essa ideia está totalmente errada. O processo de treinamento deve ir muito além disso, servindo para inteirar cada departamento (atendimento, vendas e manutenção) e, dessa forma, criar um trabalho mais harmonioso entre eles.

É preciso deixar bem claro que o bom andamento dos serviços só será possível com o engajamento de todos os envolvidos, desde o atendimento da recepção até a entrega do automóvel. Isso fará com que os funcionários se sintam “inseridos em um todo”, fiquem mais concentrados, motivados e aptos para o trabalho.

Identifique as fraquezas de cada um

Para aumentar a efetividade desse processo, é importante que você observe e identifique as limitações apresentadas pelo time durante a rotina de tarefas, pois essa análise é muito útil para atualizar treinamentos.

Para isso, além do acompanhamento diário, reavalie relatórios de metas, avaliações de desempenho e histórico de dúvidas e reclamações. Esses dados devem ser coletados pelos responsáveis pelo treinamento. Assim, é possível direcionar a capacitação para os assuntos que precisam ser reforçados pela equipe.

Ofereça cursos e materiais de qualidade

Existem diversos cursos grátis na internet com a finalidade de capacitar mecânicos de automóveis. Uma boa opção é a Academia do Motor, que atualmente oferece 3 cursos: montagem de motor, processo de retífica e desmontagem de motor.

Já para treinamentos presenciais, não se esqueça de oferecer material escrito, como um manual, que seja completo, detalhado e tenha uma linguagem acessível e didática para facilitar o entendimento.

Esse tipo de material ajudará o mecânico durante e após o período de capacitação e desenvolvimento, pois, quando surgir qualquer questionamento referente a alguma atividade ou conduta, ele poderá consultá-lo quando desejar.

Mantenha o diálogo com a equipe

Um erro bastante comum durante esse processo é a falta de comunicação com o time. É preciso sempre manter um diálogo franco, no qual cada colaborador possa cooperar com suas ideias e percepções. Empresas onde somente o chefe fala, dando ordens e delegando tarefas, não incentiva os profissionais a dar o seu melhor.

Para tanto, sempre faça perguntas curtas e reuniões ocasionais para ouvir seus mecânicos diante de um problema e elogiá-los quando cumprirem as tarefas com qualidade.

Seja o exemplo

Mesmo que seja investido longos períodos de treinamento, o maior diferencial será você, o dono da oficina. Nesse sentido, a ideia é gerar o pensamento de “se até ele, que é o proprietário, faz, eu também deveria fazer”.

Ou seja, você tem que fazer com que seus colaboradores sejam seus imitadores, respeitando a maneira de atender os clientes e de se comportar dentro da empresa. Se você não tiver uma postura exemplar, dificilmente conseguirá exigir que o seu time também se porte bem.

Realize treinamentos periódicos

Ao final da capacitação, os resultados serão sentidos no atendimento eficaz da clientela — com uma boa recepção —, e com o mecânico mostrando todos os procedimentos — tanto da manutenção do veículo quanto dos valores/características das peças e serviços.

Contudo, vale ressaltar que treinamentos devem ser aplicados constantemente, para evitar a paralisação ou a perda dos resultados conquistados. Por isso, agende atualizações periódicas e invista sempre em seus funcionários.

E então, gostou deste post? Compreendeu qual é a importância da capacitação de mecânicos em oficinas? Aproveite esta oportunidade e comente suas experiências conosco!

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Tags: agregar valorbenefíciosCapacitação de mecânicosDicasmecânico de autosmecânicos dieselmecânicos motoNotíciasoficinatreinamentos periódicos
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Comments 2

  1. TFT Ferramentas Automotivas says:
    8 anos ago

    Mais um excelente material publicado por voces.
    Parabéns.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Oi FTF Ferramentas Automotivas, tudo certo?
      Ficamos muito felizes que tenha gostado da matéria, a nossa intenção é ajudar vocês mesmo! Obrigado pelo carinho.
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic.

      Responder

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