Um dos serviços mais importantes em qualquer ramo da manutenção automotiva é a manutenção preventiva. Por mais que ela seja negligenciada por muitos motoristas, essa é a melhor maneira de manter um veículo sempre em boas condições de uma forma segura e barata.
E quando o assunto é manutenção preventiva de caminhões, você sabe o que deve ser verificado? Continue lendo este post e saiba quais são os 5 itens que merecem a atenção dos reparadores. Acompanhe!
[the_ad id=”16819″]
1. Sistema de freios
Fundamental para a segurança de qualquer tipo de veículo, o sistema de freios deve passar por uma inspeção a cada 5 mil km, ou sempre que alguma dificuldade na frenagem for observada.
No caso dos sistemas de freio a tambor, é preciso verificar a regulagem e a espessura das lonas e tambores, a existência de folgas nos eixos, bem como as condições dos patins, molas e retentores.
Nos caminhões dotados de freio a ar, é importante checar a válvula reguladora de pressão, o elemento secador, câmara de freio e os reservatórios de ar e de regeneração.
Lembre-se de que a manutenção no sistema de freio deve ser feita por eixo, e nunca em apenas uma das rodas, garantindo maior estabilidade e segurança na direção.
2. Suspensão
O sistema de suspensão é importante para garantir estabilidade, conforto e segurança para quem dirige um caminhão. Na sua manutenção preventiva, que deve ser feita pelo menos uma vez por ano, deve-se verificar as bandejas, a viga principal, as barras tensoras, bolsa de ar, amortecedores, molas e buchas.
3. Óleo e filtros
Confira o nível do óleo do motor, verificando também se ainda está dentro do limite indicado de quilometragem. Níveis muito baixos podem ser sinais de vazamento, situação que deverá ser solucionada.
Os filtros de ar, de óleo e de combustível também apresentam limites que devem ser respeitados para o bom funcionamento do caminhão. Portanto, não deixe de verificá-los durante a manutenção preventiva.
4. Sistema elétrico
Para evitar problemas no sistema elétrico do caminhão, é fundamental verificar se todos os cabos e ligações estão em boas condições. Na bateria, cheque o nível da solução de água destilada e remova qualquer tipo de sujeira dos polos. Confira também se todas as luzes do sistema de sinalização estão funcionando corretamente.
Outro item que merece a sua atenção durante uma manutenção preventiva de caminhões é o alternador. Como esse importante componente não tem uma vida útil predeterminada, é importante avaliar suas condições periodicamente.
5. Pneus
Pneus carecas ou em mau estado representam um grande risco à segurança de um veículo — principalmente de um caminhão! Além disso, são graves infrações trânsito.
Portanto, na manutenção preventiva, devem ser substituídos os pneus que não estiverem em condições adequadas. Aproveite também para regular a calibragem e verificar se existe algum problema no sistema de direção.
Recorrer à recapagem pode ser uma boa maneira de aumentar a vida útil de um pneu de caminhão, contudo, esse recurso não deve ser utilizado mais de duas vezes em um mesmo pneu.
Agora que você já sabe como fazer a manutenção preventiva de caminhões, que tal compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais?
Comments 1