Uma preocupação constante dos motociclistas é saber a melhor forma de evitar roubos e furtos de motos. Embora já exista um número razoável de soluções no mercado, esse público ainda tem dúvidas sobre qual escolher.
E para lidar com essa demanda já consolidada, os proprietários de oficinas mecânicas devem sempre ofertar uma grande variedade de itens de segurança e manutenção da moto. Assim, você poderá agradar a um número cada vez maior de pessoas e aumentar o seu faturamento.
Tendo em vista esse cenário, vamos lhe apresentar as 5 soluções em segurança voltadas para motos mais procuradas por motociclistas, incluindo os imobilizadores — opção que vêm ganhando destaque no mercado. Confira!
Alarmes
Ao falar de alarmes para motos, devemos desfazer uma confusão feita por muitas pessoas. Esse item não impedirá, necessariamente, que seja dada partida no motor.
Eventualmente, alguns alarmes funcionarão assim. Porém, esse é um “papel” exercido pelos imobilizadores, do qual falaremos em outro tópico.
Dessa maneira, devemos afirmar que a função do alarme é detectar qualquer movimentação da moto, sendo que, quando ela é retirada de sua posição original, acontece o acionamento do alarme sonoro.
É importante destacar que muitas motos zero-quilômetro perdem a garantia da parte elétrica caso a instalação do alarme seja feita de forma errada. Portanto, tome cuidado ao instalar esse item de segurança.
Hoje, alguns fabricantes, como Honda e Yamaha, já fornecem alarmes próprios para alguns modelos de motos. Com isso, comprar diretamente dos fabricantes pode ser uma boa opção.
Rastreadores
Os rastreadores são opções mais caras, pois, além do custo de instalação, cobra-se uma mensalidade pelo serviço de localização, algo em torno de R$50,00, a depender da empresa prestadora do serviço.
Algumas opções nessa linha oferecem possibilidades muito úteis. Uma delas, por exemplo, funciona da seguinte maneira: caso a moto ultrapasse determinado raio de distância, acontece, automaticamente, o corte de corrente elétrica do motor, fazendo com que ele deixe de funcionar.
Apesar de não garantir que a moto não seja roubada ou furtada, o sistema de localização torna muito mais fácil a recuperação do bem.
Em algumas seguradoras, por exemplo, acontece a venda casada do seguro mais o rastreador, de modo que o valor final do plano sairá mais em conta, se compararmos com a aquisição dos dois produtos separadamente.
Trava de Manete
A trava de manete funciona como espécie de cadeado, embora não tenha o formato de um. Essa ferramenta, ao ser posicionada ao lado direito do guidão, trava, simultaneamente, o acelerador e a manete de frenagem.
Assim, em qualquer tentativa de furto, será impossível colocar a moto em movimento, pois o sistema de freios estará permanentemente acionado (quando armada, a trava pressiona a manete), enquanto o acelerador não poderá ser “empunhado”.
Trava de Disco
A trava de disco obedece ao mesmo princípio da trava de manete. A diferença, obviamente, é a peça da moto que será imobilizada, que são os discos de freio.
Para utilizar esse item de segurança, você deve posicioná-lo em um vão do disco de freios e travá-lo. Dessa maneira, a roda não entrará em movimento.
Imobilizadores
Os imobilizadores são a tendência do momento quando o assunto é prevenção de roubos e furtos de motos e vêm conquistando a preferência de muitos motociclistas. Tudo isso não é por acaso, afinal, os imobilizadores para motos proporcionam segurança de forma barata e muito eficiente.
Basicamente, trata-se de um dispositivo que impede o funcionamento da moto, a não ser que seja utilizada a chave correta. Ou seja, se algum bandido tentar ligar a moto usando um jumper ou chave micha, a moto não vai pegar.
Por isso, eles são mais interessantes que os alarmes que cortam a corrente elétrica do motor após alguns metros de deslocamento.
Essa, sem dúvidas, é uma novidade que todo proprietário de oficina mecânica deve considerar oferecer aos clientes de seu estabelecimento, uma vez que roubos e furtos de motos é uma das principais preocupações da maioria dos motociclistas.
Tem alguma dúvida sobre o funcionamento desses itens de segurança? Deixe um comentário! Gostaríamos de saber qual é a sua experiência com as formas de se evitar roubos e furtos de motos!
Fui furtado no Brás gostarão minha corrente .tinha um alarme de aproximação porém não ligarao a ignição mas levarão ela no pezinho um bandido na minha moto e outro na outra moto.mas eu vou comprar outra em nome do senhor Jesus e gostaria de saber qual a melhor trava pra não sair do lugar .É ainda tinha seguro e rastreador mas msm assim esses maldito fez alguma coisa que o rastreador não localizou minha moto.ela foi achada num desmanche santo André ela é mais 6 motos porém 3 tinha rastreador mas eles usavam algum equipamento pra bloquear o sinal dos rastreadores
Pô cara, é uma tristeza perder um bem que não é barato. Eu comprei uma trava de disco kovix ks6 e não vale nada, tem alarme mas um dia fui sair na pressa e esqueci de tiirar e quebrou com a arrancada da xre, também estou procurando algo que seja realmente seguro.
Boa tarde. Trava de manete. Freio ABS. Por ficar muitas horas ( 7h.) Com o manete puxado, não pode danificar o freio ABS?