Quem trabalha no ramo de mecânica sabe da importância de entregar um veículo rapidamente ao seu dono após uma inspeção de rotina. Isso sem comprometer a qualidade do serviço, é claro. Por isso, pode valer a pena investir em determinadas ferramentas para melhorar o seu desempenho, como um scanner de motos.
Como o nome indica, esta ferramenta serve para analisar o veículo e detectar alguns defeitos que ele possua e sugerir algumas possíveis soluções. Ele pode ser utilizado em toda a parte eletrônica da moto, detectando rapidamente falhas no sistema.
E não é uma tecnologia difícil de usar, consistindo em um software simples. Inclusive, há versões que podem ser instaladas no celular.
Quer aprender mais sobre o scanner de motos? Então, veja aqui 4 defeitos que ele pode detectar:
1. Problemas de injeção eletrônica
Este é o ponto central de todo o trabalho do scanner de moto. Quando conectado ao veículo, ele ativa a injeção eletrônica e coleta os dados de seu desempenho, detectando se há problemas de funcionamento, atrasos de resposta etc. Os resultados são exibidos em uma tela, permitindo que você entenda o problema e saiba como consertá-lo.
Essa é uma revisão comum feita em diversas oficinas. Um problema de funcionamento no sistema de injeção eletrônica pode deixar a moto enguiçada, o que sempre causa muitos problemas. Poder verificar essa parte facilmente, com certeza, ajudará a acelerar seu trabalho.
2. Teste de sistemas ABS
O scanner de motos também pode ser usado para verificar o sistema de freios ABS. Boa parte dos acidentes de trânsito é causada pela derrapagem do veículo enquanto o motorista tenta frear e desviar de uma colisão ao mesmo tempo. Um ABS serve justamente para evitar esse problema.
Mais uma vez, esse é um teste padrão em qualquer revisão. Poder realizá-lo com mais precisão e rapidez, detectando o defeito em questão, te ajudará a evitar que seus clientes sofram acidentes no trânsito.
[rock-convert-cta id=”5976″]
3. Calibração incorreta do painel
As informações inseridas no painel da moto, como o nível de combustível e velocidade atual, são muito importantes para quem está pilotando. Sem isso, alguém pode ser multado por ultrapassar o limite de velocidade sem saber, ou mesmo ficar sem combustível no meio de uma via expressa.
Calibrar esse painel a cada revisão pode evitar muitos problemas para seus clientes. E o scanner de motos pode te ajudar nessa tarefa. Basta comparar os dados da tela com os disponíveis no painel do veículo e fazer os ajustes necessários.
4. Sensores fora dos padrões do fabricante
Várias partes de uma moto, desde a injeção até os freios, trabalham com sensores para transmitir os comandos do piloto. Para que tudo funcione corretamente, o fabricante cria uma série de padrões para estes mecanismos atuarem em conjunto.
Mas, como qualquer veículo, uma moto pode ficar fora de sintonia com o tempo. Sendo assim, é seu trabalho ajustar o sistema e estender a vida útil do veículo.
Agora você já entende melhor como o scanner de motos pode ajudar no dia a dia da sua oficina. Quer conhecer mais sobre esta e outras soluções? Então entre em contato com a Chiptronic e veja como podemos te ajudar!
Como resetar uma fan 160 com o scanner motodig troquei a bomba de combustível a moto esta falhando
MUITO ÚTIL A FERRAMENTA QUE DETECTA AS AVARIAS ELECTRÓNICAS
Olá Silva, tudo bem? Obrigado por seu feedback amigo! 😀