Para fazer qualquer manutenção em motos, você precisa utilizar vários tipos de ferramenta, especialmente na hora de fazer o diagnóstico do problema. Para isso, você deve escolher equipamentos analógicos e digitais de acordo com suas necessidades.
Mas, como alguns vêm nas duas versões, a escolha pode ficar um pouco mais complicada.
Certas ferramentas, como scanners de motos, dinamômetros, voltímetro, entre outros, podem ser digitais ou analógicos. Cada um possui suas vantagens e desvantagens, cabendo a você decidir qual atende melhor à demanda da sua oficina de motos.
Não tem certeza sobre qual dos dois modelos deve escolher? Não se preocupe, separamos aqui as principais características de equipamentos analógicos e digitais para facilitar o seu trabalho. Acompanhe:
Características do equipamento digital
1. Maior precisão
A primeira e principal vantagem das versões digitais é o nível de precisão que elas apresentam.
Graças aos sensores e às correções feitas pelo software, é possível obter uma leitura muito mais precisa do que um equipamento analógico. Além de não depender de uma boa visão para enxergar a posição da agulha.
2. Instrumento mais prático
Os resultados em uma ferramenta analógica podem demorar um pouco mais para serem quantificados, além de nem sempre haver uma forma rápida de registrar os resultados. Equipamentos digitais, além de resultados rápidos, também podem gerar um relatório quase instantâneo e mais detalhado.
3. Pode ser integrado com outros equipamentos
Uma diferença forte entre equipamentos analógicos e digitais é a tendência das novas tecnologias de trabalharem em conjunto. Praticamente qualquer novo software adquirido ou atualização funcionará perfeitamente com outras ferramentas digitais, o que aumenta o retorno desse tipo de investimento no médio e longo prazo.
Características do equipamento analógico
1. Captação de flutuações
Um problema com muitos medidores digitais é que, para obter um número preciso, o software faz um cálculo de acordo com a leitura. Porém, quando os resultados se alteram constantemente, ficam “flutuando”, o resultado é impreciso ou até mesmo ocorre uma mensagem de erro.
Em um medidor analógico, a agulha apenas balança, te oferecendo uma noção do tamanho da flutuação.
2. Maior versatilidade
Outra vantagem que diferencia equipamentos analógicos e digitais é aplicabilidade da ferramenta em diferentes locais.
Em geral, uma peça digital, por mais ampla que seja, é limitada apenas às funções incluídas na programação do seu software. A menos haja uma atualização, ela pode não servir para determinadas tarefas. Um equipamento analógico, que não depende de um software, pode ser usado em locais mais diversos.
3. Custo de aquisição menor
Por fim, um fator que trabalha em favor das ferramentas analógicas é o seu custo total de compra. Para oficinas menores, que possuem um orçamento um pouco limitado, os medidores de ponteiro, apesar de menos precisos, podem estar mais em conta.
É possível fazer uma atualização com o tempo, ou mesmo mesclar ambos, mas os analógicos quase sempre serão mais baratos.
Agora que você tem essas informações, pode fazer a melhor escolha entre equipamentos analógicos e digitais. Quer mais ajuda para melhorar a qualidade da sua oficina? Então entre em contato com a Chiptronic e veja como podemos contribuir com o seu negócio.