Quem curte levar a vida sobre duas rodas sabe como é gostosa a sensação de liberdade, curtir o vento batendo no rosto e ouvir o ronco do motor quando se está pilotando. Born to be wild!
Contudo, para evitar imprevistos, é necessário saber que existem cuidados e desafios para se pilotar uma moto custom. Confira neste post algumas dicas que deixarão ainda mais prazerosa a experiência de pilotar.
Como é uma custom
As motos custom se impõem facilmente no trânsito em relação a modelos mais simples com seu grande porte, peso, largura, comprimento entre eixos e guidões largos. O centro de gravidade é mais baixo e a posição mais avançada dos pedais de freio traseiro e embreagem deixa o piloto com os pés numa angulação bastante aberta. Elas são naturalmente estradeiras e muito usadas para o lazer.
Ajeitando-se na moto
O importante é manter-se confortável sobre a motocicleta. Ao segurar o guidão, os braços devem estar relaxados, com os cotovelos um pouco dobrados. Mantenha os joelhos colados ao tanque para evitar que o vento desloque as coxas para o lado de fora. Os pés devem estar sempre próximos aos pedais para dar segurança e garantir aerodinâmica.
Como lidar com o peso
Algumas custom, sobretudo as de altas cilindradas, possuem mais de 250 Kg, mais que o dobro de uma motocicleta utilizada por motoboys, por exemplo. O piloto deve se atentar a este detalhe, principalmente ao manobrar e ao parar a moto. Nesses casos, o piloto deve contar com os dois pés para manter a motocicleta equilibrada e evitar que ela caia devido ao peso elevado quando parada.
Controle dos pedais
Alguns modelos possuem plataformas sob os pedais, que mantém os pés livres da ação do vento em alta velocidade. O piloto fica mais confortável e não precisa lutar contra o vento durante a pilotagem, aumentando o controle sobre os pedais e evitando distrações.
Fazendo curvas
Outro aspecto complexo de ser feito numa custom é curvá-la. Com prática, a tendência é de melhorar este quesito. Incline a motocicleta para dentro da curva e o corpo para o lado de fora. Além disso, mantenha o olhar na trajetória que você pretende fazer, para evitar sustos.
A baixa altura de uma moto custom requer um cuidado do piloto em relação à inclinação nas curvas. Atente-se para as pedaleiras. Ao rasparem no chão, você estará no limite e não conseguirá fazer uma manobra corretiva em caso de emergência.
Contra esterço
Um dos movimentos mais importantes durante a pilotagem de uma custom está no contra esterço. Em rápidas palavras, é o ato de fazer uma curva direcionando o guidão para o lado oposto ao que essa curva possui, utilizando ainda o peso do próprio corpo para fazer a moto contorná-la com mais suavidade.
Frenagem
Assim como em motocicletas de outras categorias, usar o freio dianteiro é imprescindível numa frenagem emergencial numa custom, porém, o uso do freio traseiro tem uma dimensão diferente, por conta do seu grande tamanho. Além disso, desacelerar a moto é mais suave do que o ato de acionar os freios e os utilize para corrigir algum excesso.
Chuva
Sob piso molhado, a atenção deve ser redobrada. Diminua a velocidade de sua moto custom, aumente o tempo de reação nas curvas e evite passar com as rodas sobre as faixas que dividem as pistas, para evitar um giro em falso da roda de tração. Atente-se para detritos como óleos derramados no asfalto, que ficam ainda mais escorregadios quando misturados à água.
Seja prudente e curta sua motocicleta, easy rider! Gostou das nossas dicas? Confira outras novidades em nossa fan page!
Estou com dificuldade de segurar a moto parada, se ela curvar um pouco ela cai. Não seguro os 200kg na perna. Algum conselho?
realmente são boas dicas principalmente para os novatos e se perder o controle você não conseguirá segurar a moto devido seu peso.
Olá Messias! Obrigada pelo feedback, amigo!
Ninguém pilota debaixo de piso molhado.
Como se aumenta o tempo de reação?
otimas dicas, principalmente a do contra esterço que é a mais interessante quando se pilota com segurança e de forma preventiva