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Sensor de temperatura do motor: saiba como fazer a manutenção

11 de agosto de 2021
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O superaquecimento é um dos problemas mais observados quando o assunto é a manutenção de motores automotivos. Além de danificar diversos componentes do veículo em uma verdadeira reação em cadeia, essa situação pode ser muito perigosa para a segurança do motorista.

Para evitar esse tipo de transtorno, o sistema de arrefecimento deve ser verificado periodicamente, de modo a garantir seu perfeito funcionamento. E um dos componentes mais importantes desse sistema é o sensor de temperatura do motor.

Neste post, vamos explicar como esse sensor funciona e como deve ser feita a sua manutenção. Acompanhe!

Qual a função do sensor de temperatura do motor?

No sistema de arrefecimento, diversos componentes trabalham em conjunto para assegurar que o motor funcione sempre em condições ideais de temperatura. Além do sensor, fazem parte desse sistema o líquido de arrefecimento, a bomba d’água, a válvula termostática, o radiador e a ventoinha.

O sensor de temperatura tem por função medir o calor tanto do motor quanto do líquido em circulação. As informações são enviadas ao módulo da injeção eletrônica, que utiliza esses dados para otimizar as estratégias de alimentação e funcionamento do motor.

Um exemplo disso é o controle do fluxo do líquido de arrefecimento. Enquanto o sistema ainda está abaixo da temperatura ideal, o líquido circula apenas entre o reservatório e as mangueiras. Quando o sensor identifica o aumento da temperatura, a válvula termostática libera sua passagem até o radiador, onde o calor é dissipado no ambiente.

Para captar a temperatura do sistema de forma mais precisa, o sensor costuma ser instalado no cabeçote do motor. Também existem casos em que esse componente fica localizado no coletor de admissão.

Quais os problemas gerados por seu mau funcionamento?

Quando o sensor apresenta algum tipo de problema, o monitoramento da temperatura do motor fica seriamente comprometido. O aumento descontrolado do calor no sistema pode levar ao superaquecimento e, em casos extremos, o motor pode até mesmo fundir!

Com o sistema de arrefecimento prejudicado, aumenta o atrito e o desgaste das peças internas do motor, o que reduz de maneira drástica a sua vida útil. Também é comum observar um aumento no consumo de combustível e na emissão de poluentes, além da rápida evaporação do líquido que refrigera o sistema.

Por isso, é fundamental orientar os seus clientes a respeito da necessidade de verificação quando qualquer um desses sintomas for percebido. A manutenção do sensor de temperatura do motor ou de qualquer outro componente do sistema de arrefecimento é barata e simples, diferentemente de uma intervenção corretiva, que certamente representará prejuízos maiores ao motorista.

Como fazer a manutenção do sensor?

Vimos aqui que o sensor de temperatura do motor atua de maneira interligada com os demais componentes do sistema de arrefecimento. Por essa razão, além de verificar o funcionamento do sensor, é preciso dar atenção à manutenção do sistema como um todo para garantir que o motor trabalhe em condições ideais.

Conheça agora as principais práticas que devem ser adotadas na hora de fazer a manutenção do sensor de temperatura do motor.

Trocar o sensor no prazo correto

O período para substituição do sensor de temperatura pode variar de acordo com o modelo e a forma de uso do veículo. Por isso, conferir o manual do proprietário é a melhor maneira de descobrir o prazo ideal para realizar essa troca.

De maneira geral, é recomendável que a primeira verificação seja feita após os primeiros 30 mil km rodados. Esse cuidado evita que o veículo rode com o sensor desgastado e fora de suas especificações de funcionamento.

Avaliar a válvula termostática

A função da válvula termostática é fazer com que o motor atinja a temperatura ideal de trabalho de forma mais rápida. Ela faz isso evitando que o líquido de arrefecimento saia do motor enquanto o calor não é atingido.

Existem duas situações que podem ocorrer quando esse componente apresenta problemas. Se a válvula não se abrir, o líquido quente não é liberado para o radiador, ficando restrito aos canais internos do motor. Isso aumenta as possibilidades de superaquecimento, que pode danificar o sensor de temperatura.

No entanto, se a válvula travar na posição aberta, o motor trabalhará sempre abaixo da temperatura recomendada. O resultado disso será a diminuição da eficiência do veículo e o desgaste acentuado de peças como pistões, anéis e camisas.

Lembre-se de que essa peça jamais deve ser removida do sistema de arrefecimento do veículo. Apesar de essa prática ser difundida por algumas pessoas, o profissional reparador deve ter em mente que ela não se passa de um mito e que a válvula termostática é essencial ao bom funcionamento do motor.

Substituir o líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento conduz o calor gerado pelo motor para o radiador, onde ele é dispersado na atmosfera. Ele é formado por uma combinação entre água desmineralizada e fluido de refrigeração, que possui características físicas e químicas especiais para aumentar sua eficiência na condução do calor.

Essas propriedades, no entanto, vão se enfraquecendo ao longo do tempo. Isso faz com que a troca do líquido seja indispensável para que o sistema de arrefecimento e, consequentemente, o sensor de temperatura funcionem da maneira correta.

Os manuais dos veículos costumam trazer informações a respeito do prazo e do tipo de fluido que deve ser utilizado na troca.

Verificar a bomba d’água e as mangueiras

Para que o líquido de arrefecimento circule adequadamente, é importante que a bomba d’água e as mangueiras do sistema estejam em boas condições. Problemas nesses componentes podem ocasionar vazamentos, reduzindo o nível do líquido no reservatório.

Se a bomba apresentar barulhos estranhos ou folga na polia, é provável que esteja na hora de efetuar a troca. Quanto às mangueiras, é preciso avaliar se elas estão ressecadas ou desgastadas, a fim de evitar o seu rompimento.

Tomando esses cuidados simples, você reduz os riscos de problemas no sensor de temperatura do motor e no sistema de arrefecimento como um todo. Além desses testes que mostramos, a injeção eletrônica também precisa ser avaliada na hora da manutenção.

Entenda agora como deve ser feito o teste no sistema de injeção eletrônica!

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Tags: ChiptronicDicasInjeção Eletrônicainjeção eletronica de autosmecânico de autosoficina de autosSensor de temperatura do motortemperatura do motor
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Comments 29

  1. Gonçalo says:
    3 anos ago

    Muito bom, obrigado!
    Boa noite…
    Gostaria de catalogo para escolher o sensor de temperatura do fox 1.0 2007

    Responder
    • Francisco says:
      2 anos ago

      Meu carro é uma van ano 2002/2003 besta Hyundai problema está aquecendo muito e quero saber porque está aquecendo.?

      Responder
      • Eudo António barbosa says:
        9 meses ago

        Eu tenho uma zafira 2003 3 está da super aquecimento e está trabalhando sem a válvula termostatica

        Responder
  2. Marcos Paulo Monteiro dos santos says:
    2 anos ago

    E possivel ocorrer vazamento de água pelo sensor de temperatura da válvula temostatica?

    Responder
    • EMERSON RICHARD CANUTO says:
      2 anos ago

      Sim.e possível sim , ele tem uma anel de borracha e quando trinca devido a alta temperatura pode ocorrer vazamento pelo sensor , trocar o mais breve possível

      Responder
      • FABIANO FAVARO DOS SANTOS says:
        1 ano ago

        Segunda que vez que troco o senso de temperatura em 60 dias o que pode ocasionar esse problema e apenas o sensor ou outra parte do carro que está danificando éla ?

        Responder
    • Ademar says:
      2 anos ago

      O meu Clio está com variação de temperatura. Será q é o sensor de temperatura?

      Responder
  3. Phyllipe Vieira says:
    2 anos ago

    O sensor do carro está funcionando normalmente no painel , ” temperatura ideal ” e do nada ele fica zerado e o carro para de funcionar , mesmo andando ! Graças a Deus não aconteceu acidente , por que ele trava todo , Freio e direção . Depois de um tempo volta a marcar a temperatura e volta a funcionar normal . Levei no mecânico passou o sensor é não deu nada . O que poderia ser esse problema ? Hoje ele parou de vez e não voltou ainda .

    Responder
    • Hélio says:
      7 meses ago

      problema de juntas mano

      Responder
    • Hélio says:
      7 meses ago

      mas já trocou o sensor?

      Responder
      • Osvaldo Madureira says:
        4 meses ago

        Preciso comprar o sensor de aquecimento e o sensor da pá ventilador para o meu Ford Escape-2011

        Responder
  4. Hendrik Vaz says:
    2 anos ago

    Muito Bom Post

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      2 anos ago

      Olá Hendrik, tudo bem? Obrigado por seu feedback amigo, continue acompanhando nossas matérias. Um grande abraço de toda a equipe Chiptronic! 😀

      Responder
  5. Carla says:
    2 anos ago

    Boa tarde, saberia onde fica esse sensor no motor do accelo 715 c da Mercedes?

    Está com esse problema é não acho o sensor pra trocar

    Responder
  6. cristiano rafael vozniak says:
    2 anos ago

    Meu golf ano 2000 2.0 8v motor apk, quando o motor está frio somente nos dias frios o sensor de temperatura é acionado. Quando começa a esquentar e o ponteiro subir ele para de apitar, isso sem afetar em nada o desempenho do motor. Devo me preocupar? Não há vazamentos, não diminui o reservatório de água, liga as ventoinhas quando necessário.

    Responder
  7. Celmo says:
    2 anos ago

    Boa tarde tenho uma ford ranger diesel 2006 xlt 3.0 acendeu a luz de temperatura ,parei o carro aguardei liguei novamente acendeu,retirei a válvula termostática continuou acesa ,o que fazer?

    Responder
    • Antonio says:
      8 meses ago

      Tenho um xissara Picasso 2004 ,tou com problema de superaquecimento,troquei válvula termostática,sensor de temperatura , mangueiras , agora por fim tirei a válvula termostática,mas n adiantou ,baixa o líquido de arrefecimento , n sei oq pode ser ?

      Responder
  8. Gabriel says:
    1 ano ago

    Tenho um Fiat uno 2011, aventuinha tá ligando, temperatura tá normal, mas o sensor sobe a temperatura e desce rapidamente, está doido.. será que pode ser a central ?

    Responder
  9. Mau Castro says:
    1 ano ago

    Boa explicação, grato!
    Qual a diferença das cores dos sensores? Verde e Azul do Polo?

    Responder
  10. António Carlos says:
    1 ano ago

    Tenho uma Scenic 1.4 16 V , acontece que ao ligar as luzes , medios e farois de nevoeiro, o manometro de temperatura sobe um pouco, desligo volta ao normal.
    queria que me informassem o que pode ser?-ja mudei a valvula de temperatura .e continua igual.

    obrigado

    Responder
  11. Irene Arruda says:
    12 meses ago

    Tenho um golf 96, o sensor as vezes dispara e começa a apitar, depois para do nada. Oq poderia ser?

    Responder
  12. aguiar says:
    11 meses ago

    Automóvel prisma 2012 1.4 flex. Porque a primeira partida de manhã não pega só se desconectar o sensor da temperatura aí pega mais eu queria que pagasse da primeira qual seria o problema alguém pode me esclarecer ok

    Responder
  13. Aguiar perreira says:
    11 meses ago

    Meu carro prisma 2012 1.4 flex estar com problema de não ligar de primeira só se desconectar o sensor de temperatura agradeço se águem me responder

    Obrigada

    Responder
  14. Paulo Cesar do Espirito Santo Barbosa says:
    10 meses ago

    O ventilador não funciona mais foi testado direto e está bom ,por que o ventilador não entra

    Responder
  15. Dionísio Júlio says:
    5 meses ago

    Alguem pode me ajudar .tenho um Ranger Rover motor V8 e tem problema de aquecimento .já troquei as duas válvulas de temperatura já mandei lavar o Radiador .a bumba de Água tá boa . Mais mesmo assim o carro aquece .em menos de 1 menito .o que será

    Responder
  16. Manuel matos says:
    5 meses ago

    Boa noite meu yunday i10 1.2 quando ligo o sensor de temperatura a bomba de óleo acende quando desligo a fixa do sensor de temperatura a bomba para de acender

    Responder
  17. Sérgio Werneck de Figueiredo says:
    4 meses ago

    Tenho um Focus com transmissão automática que já assinalou consumo de água e o radiador de baixa rotação demora muito a desligar quando eu desligo o carro.. Como o sensor de temperatura é no cabeçote, isto pode alterar o funcionamento da caixa de marchas e inclusive desligá-la?
    Meu carro assinala “avaria no motor” e desliga a caixa automática. Se eu desligar o motor e religar, o painel assinala “avaria na caixa de marchas” e aparece um triângulo de “pare”. O Focus é 2012/13 Titanium

    Responder
  18. Paulo Nongava says:
    3 meses ago

    Meu carro I10 hunday estás a misturar óleo no radiador como fazer?

    Responder
  19. Pingback: Sensor de temperatura: entenda a função da peça - Reparador

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