O superaquecimento é um dos problemas mais observados quando o assunto é a manutenção de motores automotivos. Além de danificar diversos componentes do veículo em uma verdadeira reação em cadeia, essa situação pode ser muito perigosa para a segurança do motorista.
Para evitar esse tipo de transtorno, o sistema de arrefecimento deve ser verificado periodicamente, de modo a garantir seu perfeito funcionamento. E um dos componentes mais importantes desse sistema é o sensor de temperatura do motor.
Neste post, vamos explicar como esse sensor funciona e como deve ser feita a sua manutenção. Acompanhe!
Qual a função do sensor de temperatura do motor?
No sistema de arrefecimento, diversos componentes trabalham em conjunto para assegurar que o motor funcione sempre em condições ideais de temperatura. Além do sensor, fazem parte desse sistema o líquido de arrefecimento, a bomba d’água, a válvula termostática, o radiador e a ventoinha.
O sensor de temperatura tem por função medir o calor tanto do motor quanto do líquido em circulação. As informações são enviadas ao módulo da injeção eletrônica, que utiliza esses dados para otimizar as estratégias de alimentação e funcionamento do motor.
Um exemplo disso é o controle do fluxo do líquido de arrefecimento. Enquanto o sistema ainda está abaixo da temperatura ideal, o líquido circula apenas entre o reservatório e as mangueiras. Quando o sensor identifica o aumento da temperatura, a válvula termostática libera sua passagem até o radiador, onde o calor é dissipado no ambiente.
Para captar a temperatura do sistema de forma mais precisa, o sensor costuma ser instalado no cabeçote do motor. Também existem casos em que esse componente fica localizado no coletor de admissão.
Quais os problemas gerados por seu mau funcionamento?
Quando o sensor apresenta algum tipo de problema, o monitoramento da temperatura do motor fica seriamente comprometido. O aumento descontrolado do calor no sistema pode levar ao superaquecimento e, em casos extremos, o motor pode até mesmo fundir!
Com o sistema de arrefecimento prejudicado, aumenta o atrito e o desgaste das peças internas do motor, o que reduz de maneira drástica a sua vida útil. Também é comum observar um aumento no consumo de combustível e na emissão de poluentes, além da rápida evaporação do líquido que refrigera o sistema.
Por isso, é fundamental orientar os seus clientes a respeito da necessidade de verificação quando qualquer um desses sintomas for percebido. A manutenção do sensor de temperatura do motor ou de qualquer outro componente do sistema de arrefecimento é barata e simples, diferentemente de uma intervenção corretiva, que certamente representará prejuízos maiores ao motorista.
Como fazer a manutenção do sensor?
Vimos aqui que o sensor de temperatura do motor atua de maneira interligada com os demais componentes do sistema de arrefecimento. Por essa razão, além de verificar o funcionamento do sensor, é preciso dar atenção à manutenção do sistema como um todo para garantir que o motor trabalhe em condições ideais.
Conheça agora as principais práticas que devem ser adotadas na hora de fazer a manutenção do sensor de temperatura do motor.
Trocar o sensor no prazo correto
O período para substituição do sensor de temperatura pode variar de acordo com o modelo e a forma de uso do veículo. Por isso, conferir o manual do proprietário é a melhor maneira de descobrir o prazo ideal para realizar essa troca.
De maneira geral, é recomendável que a primeira verificação seja feita após os primeiros 30 mil km rodados. Esse cuidado evita que o veículo rode com o sensor desgastado e fora de suas especificações de funcionamento.
Avaliar a válvula termostática
A função da válvula termostática é fazer com que o motor atinja a temperatura ideal de trabalho de forma mais rápida. Ela faz isso evitando que o líquido de arrefecimento saia do motor enquanto o calor não é atingido.
Existem duas situações que podem ocorrer quando esse componente apresenta problemas. Se a válvula não se abrir, o líquido quente não é liberado para o radiador, ficando restrito aos canais internos do motor. Isso aumenta as possibilidades de superaquecimento, que pode danificar o sensor de temperatura.
No entanto, se a válvula travar na posição aberta, o motor trabalhará sempre abaixo da temperatura recomendada. O resultado disso será a diminuição da eficiência do veículo e o desgaste acentuado de peças como pistões, anéis e camisas.
Lembre-se de que essa peça jamais deve ser removida do sistema de arrefecimento do veículo. Apesar de essa prática ser difundida por algumas pessoas, o profissional reparador deve ter em mente que ela não se passa de um mito e que a válvula termostática é essencial ao bom funcionamento do motor.
Substituir o líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento conduz o calor gerado pelo motor para o radiador, onde ele é dispersado na atmosfera. Ele é formado por uma combinação entre água desmineralizada e fluido de refrigeração, que possui características físicas e químicas especiais para aumentar sua eficiência na condução do calor.
Essas propriedades, no entanto, vão se enfraquecendo ao longo do tempo. Isso faz com que a troca do líquido seja indispensável para que o sistema de arrefecimento e, consequentemente, o sensor de temperatura funcionem da maneira correta.
Os manuais dos veículos costumam trazer informações a respeito do prazo e do tipo de fluido que deve ser utilizado na troca.
Verificar a bomba d’água e as mangueiras
Para que o líquido de arrefecimento circule adequadamente, é importante que a bomba d’água e as mangueiras do sistema estejam em boas condições. Problemas nesses componentes podem ocasionar vazamentos, reduzindo o nível do líquido no reservatório.
Se a bomba apresentar barulhos estranhos ou folga na polia, é provável que esteja na hora de efetuar a troca. Quanto às mangueiras, é preciso avaliar se elas estão ressecadas ou desgastadas, a fim de evitar o seu rompimento.
Tomando esses cuidados simples, você reduz os riscos de problemas no sensor de temperatura do motor e no sistema de arrefecimento como um todo. Além desses testes que mostramos, a injeção eletrônica também precisa ser avaliada na hora da manutenção.
Entenda agora como deve ser feito o teste no sistema de injeção eletrônica!
Boa noite tenho um gol flex 1.0 8 válvulas 70cv ele está desligado quando aquece após a primeira partida do motor depois só volta a funcionar após esfriar e escorrer tudo de novo
Citroen Xsara 2001 1 6 16Marcador de tempo. Parou, contágio velocímetro e seta não pisca no painel.
Olá boa tarde a minha válvula parou de trabalhar já troquei mesmo assim nada.
O que faço? A ficha que liga na válvula não trás corrente e ela não funciona.
Ajudem-me porfavor,meu carro é um i10 1.2 hyundai.
Obrigado.
Meu carro I10 hunday estás a misturar óleo no radiador como fazer?
Tenho um Focus com transmissão automática que já assinalou consumo de água e o radiador de baixa rotação demora muito a desligar quando eu desligo o carro.. Como o sensor de temperatura é no cabeçote, isto pode alterar o funcionamento da caixa de marchas e inclusive desligá-la?
Meu carro assinala “avaria no motor” e desliga a caixa automática. Se eu desligar o motor e religar, o painel assinala “avaria na caixa de marchas” e aparece um triângulo de “pare”. O Focus é 2012/13 Titanium
Tenho Lancia dedra passa dos 90c mudei o tarmautato bomba de água válvula radiador o carro aquece
Boa noite meu yunday i10 1.2 quando ligo o sensor de temperatura a bomba de óleo acende quando desligo a fixa do sensor de temperatura a bomba para de acender
Alguem pode me ajudar .tenho um Ranger Rover motor V8 e tem problema de aquecimento .já troquei as duas válvulas de temperatura já mandei lavar o Radiador .a bumba de Água tá boa . Mais mesmo assim o carro aquece .em menos de 1 menito .o que será
O ventilador não funciona mais foi testado direto e está bom ,por que o ventilador não entra
Meu carro prisma 2012 1.4 flex estar com problema de não ligar de primeira só se desconectar o sensor de temperatura agradeço se águem me responder
Obrigada
Automóvel prisma 2012 1.4 flex. Porque a primeira partida de manhã não pega só se desconectar o sensor da temperatura aí pega mais eu queria que pagasse da primeira qual seria o problema alguém pode me esclarecer ok
Tenho um golf 96, o sensor as vezes dispara e começa a apitar, depois para do nada. Oq poderia ser?
Tenho uma Scenic 1.4 16 V , acontece que ao ligar as luzes , medios e farois de nevoeiro, o manometro de temperatura sobe um pouco, desligo volta ao normal.
queria que me informassem o que pode ser?-ja mudei a valvula de temperatura .e continua igual.
obrigado
Boa explicação, grato!
Qual a diferença das cores dos sensores? Verde e Azul do Polo?
Tenho um Fiat uno 2011, aventuinha tá ligando, temperatura tá normal, mas o sensor sobe a temperatura e desce rapidamente, está doido.. será que pode ser a central ?
Boa tarde tenho uma ford ranger diesel 2006 xlt 3.0 acendeu a luz de temperatura ,parei o carro aguardei liguei novamente acendeu,retirei a válvula termostática continuou acesa ,o que fazer?
Tenho um xissara Picasso 2004 ,tou com problema de superaquecimento,troquei válvula termostática,sensor de temperatura , mangueiras , agora por fim tirei a válvula termostática,mas n adiantou ,baixa o líquido de arrefecimento , n sei oq pode ser ?
Meu golf ano 2000 2.0 8v motor apk, quando o motor está frio somente nos dias frios o sensor de temperatura é acionado. Quando começa a esquentar e o ponteiro subir ele para de apitar, isso sem afetar em nada o desempenho do motor. Devo me preocupar? Não há vazamentos, não diminui o reservatório de água, liga as ventoinhas quando necessário.
Boa tarde, saberia onde fica esse sensor no motor do accelo 715 c da Mercedes?
Está com esse problema é não acho o sensor pra trocar
Muito Bom Post
Olá Hendrik, tudo bem? Obrigado por seu feedback amigo, continue acompanhando nossas matérias. Um grande abraço de toda a equipe Chiptronic! 😀
O sensor do carro está funcionando normalmente no painel , ” temperatura ideal ” e do nada ele fica zerado e o carro para de funcionar , mesmo andando ! Graças a Deus não aconteceu acidente , por que ele trava todo , Freio e direção . Depois de um tempo volta a marcar a temperatura e volta a funcionar normal . Levei no mecânico passou o sensor é não deu nada . O que poderia ser esse problema ? Hoje ele parou de vez e não voltou ainda .
problema de juntas mano
mas já trocou o sensor?
Preciso comprar o sensor de aquecimento e o sensor da pá ventilador para o meu Ford Escape-2011
E possivel ocorrer vazamento de água pelo sensor de temperatura da válvula temostatica?
Sim.e possível sim , ele tem uma anel de borracha e quando trinca devido a alta temperatura pode ocorrer vazamento pelo sensor , trocar o mais breve possível
Segunda que vez que troco o senso de temperatura em 60 dias o que pode ocasionar esse problema e apenas o sensor ou outra parte do carro que está danificando éla ?
O meu Clio está com variação de temperatura. Será q é o sensor de temperatura?
Sim é possível defeitos ocorrem de maneiras diferentes não são só de uma mesma forma .
Boa noite
Muito bom, obrigado!
Boa noite…
Gostaria de catalogo para escolher o sensor de temperatura do fox 1.0 2007
Meu carro é uma van ano 2002/2003 besta Hyundai problema está aquecendo muito e quero saber porque está aquecendo.?
Eu tenho uma zafira 2003 3 está da super aquecimento e está trabalhando sem a válvula termostatica