Aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos em sua oficina mecânica deve ser parte da sua rotina se você pretende continuar atuando nesse ramo por bastante tempo. Para isso servem as diferentes capacitações que você pode fazer ao longo da sua carreira. Entre elas, há algumas que serão bem importantes, como o curso de imobilizadores para motor.
Dependendo do seu contexto, pode parecer difícil justificar o investimento de parte do seu tempo de trabalho ou de alguns membros da sua equipe para fazer essa capacitação. Mas lembre-se que você deve pensar no médio e longo prazo. Esse curso costuma ser curto, e o retorno para o seu negócio é bem alto quando é feita uma comparação.
Para aprofundar um pouco mais no assunto, vamos esclarecer do que se trata um curso de imobilizadores na prática e como ele pode beneficiar seu negócio. Acompanhe!
[the_ad id=”16847″]
Saiba o que é um sistema imobilizador
A melhor forma de entender o valor dessa capacitação é saber como funciona um imobilizador. Como o nome já deixa claro, esse é um sistema utilizado para bloquear a ignição do veículo, deixando-o incapaz de se mover. Ele é disparado quando a chave codificada é usada na ignição. Se ela não está presente, o sistema não permite que o motor seja ligado.
De forma simplificada, esse sistema funciona por meio de uma chave criptográfica armazenada dentro de um chip, chamado transponder, que fica dentro da chave do carro. Quando ela é inserida na ignição, envia um sinal para a antena, que o reenvia para a central de comandos. Se a criptografia do transponder corresponde à da central, então o motor é liberado para começar a trabalhar.
Esse aparato existe principalmente por um motivo: alto índice de roubos. Carros e motos são alvos de assaltos e furtos, o que levou as seguradoras de carros a exigir dos fabricantes algum programa de segurança já embutido no sistema.
A partir disso, o sistema imobilizador se tornou um padrão para todos os veículos nacionais desde sua chegada em 1996. Veículos que apresentam essa ferramenta ficam muito mais protegidos contra criminosos.
Conheça 5 das principais vantagens de fazer um curso de imobilizadores
Como qualquer formação, esse curso deve capacitar você e sua equipe de diversas maneiras, trazendo resultados bem reais. Veja os principais a seguir.
1. Aprender a lidar com a programação da chave
Uma parte importante do funcionamento dos imobilizadores é a criptografia e a programação da chave, assim como da central de comando. Se os dois não estiverem perfeitamente alinhados, seja qual for o motivo, então o motor pode ficar bloqueado indefinidamente. Se o problema do seu cliente for na parte eletrônica, então você vai precisar de conhecimentos bem específicos.
Claro que isso não é algo fora da realidade. O curso pode orientá-lo sobre quais ferramentas usar e como fazer a correção de defeitos no transponder, na antena ou na central. Apenas lembre-se que, por ser uma questão de segurança, algumas partes desses sistemas só devem ser alteradas por uma empresa autorizada.
Se você não tem os recursos ainda, então não tente trabalhar às cegas. Isso será ruim tanto para você quanto para o seu cliente.
2. Conhecer os diferentes tipos de sistemas imobilizadores
Veja bem, estamos falando de curso de imobilizadores, ou seja, uma capacitação que aborda mais de um tipo de imobilizador. Vários mecânicos amadores acabam causando danos aos veículos ou não resolvendo problemas por não entenderem as particularidades de cada sistema. Assim, eles perdem seu tempo e oferecem um serviço ruim, o que não é nada bom para os negócios da oficina.
Ter o conhecimento necessário para lidar com todas as versões desse sistema é muito importante, pois nunca se sabe qual deles estará no carro do seu próximo cliente. O mesmo vale para o entendimento sobre as ferramentas que você precisa para arrumar os imobilizadores que chegarem em seu estabelecimento. Alguns podem exigir um pouco mais do que a média.
3. Proporcionar mais segurança aos seus clientes
Como já mencionamos, esse sistema é um padrão de segurança em praticamente todos os veículos que circulam nas ruas hoje em dia. Aqueles que não contam com um imobilizador já estão muito mais vulnerável a diversos crimes. Da mesma forma, uma manutenção ruim, que danifique qualquer parte desse sistema, pode ter consequências bem graves.
Confiança é uma parte importante do relacionamento com seus clientes. Se os seus serviços não transmitem um bom grau de segurança, é bem mais difícil fazer o mesmo cliente retornar no futuro. Investir em conhecimento para prestar serviços melhores e garantir a segurança da sua clientela é a melhor maneira de ter um negócio duradouro.
4. Aumentar a abrangência do seu serviço
Talvez você já tenha passado pela seguinte situação: um cliente chega à sua oficina com uma reclamação simples que precisa de uma solução. No entanto, você se vê obrigado a recusar o serviço por não ter o conhecimento certo para lidar com o problema. Cada cliente que você recusa assim reduz o seu faturamento e seu potencial de crescimento.
Um curso de imobilizadores é uma maneira de minimizar esse risco. Quanto maior for o seu conhecimento a respeito de qualquer área, menor é a chance de encontrar um problema com o qual você não saberá lidar.
5. Manter-se à frente da concorrência
Por fim, ter capacitação técnica de alta qualidade também ajuda você a se destacar em comparação a outras oficinas mecânicas. Como você já deve saber bem, o mercado como um todo é altamente concorrido. Quanto mais valor você puder entregar em cada serviço, maiores serão as chances de manter seu rendimento e se expandir.
Ao investir um pouco do seu tempo e recurso em um curso assim, você já está começando a reservar seu espaço nesse mercado para o futuro. E o quanto antes puder começar a se aprimorar, mais cedo terá seu lugar assegurado na mente dos clientes.
Mas lembre-se: para ter sucesso nessa jornada, é muito importante escolher um curso de qualidade e que seja ministrado por especialistas no assunto.
Com todas essas informações, você já deve entender a importância de fazer um curso de imobilizadores para melhorar sua capacitação e da sua equipe. Quer saber mais sobre esse assunto? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudar com seu desenvolvimento.