Encontrar um fornecedor confiável e que não te deixe na mão é uma das maiores dificuldades dos donos de oficinas. Isso porque a falta de um bom fornecedor de motopeças atrapalhará as suas vendas, além de impedir a realização de alguns serviços de reparo e manutenção.
Sabendo desse problema, hoje vamos apresentar 5 dicas para ajudar você a encontrar o fornecedor ideal para a sua oficina. Confira!
1. Determine sua demanda
O primeiro passo para encontrar um bom fornecedor é conhecer com clareza a demanda da sua oficina. Isso significa gerir bem o seu estoque, conhecendo os quantitativos de peças e materiais que serão necessários para determinado período.
Ao dimensionar bem essa demanda, saberá quais fornecedores poderão entregar regularmente aquilo que você precisa — algo fundamental em qualquer relação de prestação de serviços.
Além disso, se o fornecedor perceber que você domina as suas demandas, naturalmente isso ajudará na criação de uma relação horizontal, o que é muito positivo para futuras negociações.
2. Conheça o mercado
Para encontrar aquele que será o melhor fornecedor de motopeças para você, é interessante conhecer bem o mercado desse segmento.
Algumas informações nesse sentido o ajudarão na hora de negociar e estabelecer um acordo que seja bom para todas as partes envolvidas. Isto é, um acordo em que haja a garantia de que os produtos adquiridos e os serviços contratados são de qualidade, com preços justos e pagamentos realizados sem atrasos.
3. Negocie sem medo
O medo e a timidez na hora de ser franco e pedir menores preços ou melhores condições para pagamentos são fatores que prejudicam bastante a negociação por um acordo satisfatório.
Isso na rotina de quem tem que lidar com fornecedores não pode de maneira alguma ser normal. Portanto, perca o medo e exponha abertamente suas demandas e necessidades. Agindo assim, a chance de encontrar um fornecedor com o qual se possa estabelecer um relacionamento estável aumenta muito.
4. Proponha parcerias
Tenha em mente que o fornecedor deve ter potencial para ser mais do que apenas um vendedor de peças. Se existirem condições, proponha parcerias por meio de acordos vantajosos para os dois lados.
É perfeitamente viável, por exemplo, conseguir produtos com um bom desconto, se houver garantia de que na próxima compra você buscará pelo mesmo fornecedor. Uma alternativa é propor permutas de serviços e produtos. Acredite, uma boa parceria pode render vantagens exclusivas para o seu negócio.
5. Avalie o atendimento
Por mais que você possa ter um bom relacionamento com o seu fornecedor e que imprevistos aconteçam e sejam compreensíveis, pense sempre nos ajustes que podem melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido.
Portanto, realizar avaliações periódicas e apresentá-las ao fornecedor, pontuando os aspectos positivos e negativos do atendimento, é fundamental para garantir a constância e a qualidade do serviço prestado, tanto pelo fornecedor quanto pela sua oficina.
Mas lembre-se de permanecer aberto à possibilidade de também ser avaliado pelos fornecedores e pelos clientes. Desse modo, encontrar divergências e resolver problemas torna-se um processo menos custoso para todos os envolvidos.
Agora que você já está mais preparado para encontrar o fornecedor de motopeças ideal, compartilhe este post com as nossas dicas em suas redes sociais e ajude outras pessoas que passam pelo mesmo tipo de problema!