Para quem trabalha com manutenção automotiva, acompanhar o lançamento de carros e as tendências do mercado é parte do dia a dia de trabalho. Novos modelos, peças e linhas de carros surgem regularmente. Assim, se um mecânico não aprende como esses veículos funcionam, dificilmente conseguirá realizar seu trabalho com a mesma qualidade.
Dito disso, algumas mudanças já estão mais ou menos previstas para ocorrer em um futuro próximo, dando tempo para que você se prepare adequadamente para não perder seus clientes. Algumas dessas tendências podem afetar bastante a forma como você conduz o seu negócio.
Muitos dos lançamentos recentes de carros, como os SUVs anunciados pela Fiat e pela Jeep, o Strada 2018, os novos Gol e Voyage, entre outros, já devem estar dentro do seu radar, incluindo as peças que você terá que estocar para lidar com esses modelos. Porém, há outras mudanças que acompanham o mercado automotivo que não necessariamente dependem de novos veículos.
Pensando nisso, separamos aqui algumas das principais tendências nas quais você deve focar e como se preparar para elas. Acompanhe!
Quais são as tendências para o futuro?
Você mesmo já deve ter notado como o mercado de carros está tomando novos caminhos — não só em termos de tecnologia, mas também com relação à forma como as pessoas pensam sobre o automobilismo. Reflita um pouco: você provavelmente já observou as tendências abaixo.
Mobilidade como um serviço
Aplicativos como Uber e 99 já são um padrão para inúmeras pessoas. A princípio, esse recurso foi apenas uma praticidade adicional no dia a dia da população, mas hoje ele é tão importante que quase tirou a relevância de ter um carro próprio. Quando é possível ter um motorista particular apenas com um toque no celular, não há tanta necessidade em dirigir.
E o mercado automobilístico sentiu essa mudança cultural em suas vendas: boa parte do faturamento das montadoras caiu nos últimos anos graças a esses aplicativos. Tanto é que muitas delas já estão investindo em aluguel e compartilhamento de carros em vez de só tentar vender mais automóveis.
Carros elétricos e autônomos
Em termos de tecnologia, alguns lançamentos de carros estão se voltando cada vez mais para os veículos elétricos, principalmente por causa dos problemas de poluição e consumo de energia. Eles ainda não são a norma entre os motoristas, mas já são bem mais comuns em casos específicos, como carros pequenos de passeio.
Além disso, também há mais lançamentos voltados para veículos autônomos, aqueles que precisam de menos intervenção humana para funcionarem adequadamente. Esses são mais comuns em espaços fechados, mas logo devem ganhar algum alcance nas ruas, especialmente se provarem ser mais baratos do que a média dos outros veículos.
Maior demanda por personalização
Nos últimos anos, muitos motoristas buscaram alguma forma de customizar seus veículos, adicionando novas peças, aumentando a potência do motor ou apenas criando uma pintura especial. Tais procedimentos são mais comuns, tanto para entusiastas de automobilismo quanto para pessoas que acabaram de conseguir o primeiro carro.
Os procedimentos de personalização podem ser bem variados. Há inúmeras maneiras de criar uma aparência diferenciada para o carro, como usar tinta fosca, estampas, adesivos sob medida e até mudar o formato da carroceria. Algumas dessas modificações podem exigir uma permissão expressa do DETRAN, então tome cuidado para não prometer um serviço que não pode oferecer legalmente.
Como você pode se preparar para o lançamento de carros?
Diante dessas mudanças, é essencial colocar em prática algumas atitudes para melhorar as condições do seu negócio e oferecer serviços cada vez mais personalizados. E quanto antes você começar a se preparar, melhor tende a ser o seu faturamento.
Aqui estão algumas atitudes que você pode tomar a fim de se preparar para essas mudanças no mercado. Confira!
Investir em especialização técnica
Dentro de oficinas especializadas, há cada vez mais exigências técnicas feitas aos profissionais. Não basta ter um conhecimento básico sobre automobilismo e mecânica, é importante sempre se atualizar e se especializar para conseguir prestar um bom serviço, especialmente com novos modelos de carro sendo lançados todos os anos.
E não faltam cursos de especialização técnica na área de mecânica automobilística. Você não precisa dominar todas as tarefas que são executadas dentro da sua oficina, especialmente se já tem uma variedade razoável. Mas, em todo caso, é importante continuar se atualizando para lidar com novos modelos. Seu conhecimento sobre motores, por exemplo, não vai servir muito na hora de lidar com um carro elétrico.
Fornecer informações consistentes e peças novas
Com cada lançamento de carros você precisa se informar sobre novas peças, novos procedimentos de manutenção etc. Por isso mesmo é importante que você fique atento a todas as notícias e novidades das montadoras, além de buscar informações sobre quais peças não podem faltar em seu estoque. Se um novo modelo promete tomar o mercado rapidamente, é uma boa ideia se adiantar e descobrir como fazer sua manutenção.
A confiabilidade dessas fontes também é uma característica importante. Você não vai querer comprometer seu orçamento com uma pilha de peças sem ter certeza se elas vão ter alguma demanda.
Aumentar a variedade de serviços oferecidos
Por fim, mas não menos importante, uma boa maneira de manter a estabilidade do seu negócio é ampliando a variedade de serviços oferecidos em sua oficina. Se grande parte do seu faturamento depende de manutenção em pneus, por exemplo, um mês no qual poucas pessoas precisem desse serviço é um período com pouca entrada de dinheiro.
Como já mencionamos, há serviços cada vez mais requisitados, como o de personalização de veículos. Se você atender às demandas crescentes, não só terá mais opções de faturamento como poderá aproveitar uma boa oportunidade de desenvolvimento em seu negócio. Basta aprender o trabalho e investir na estrutura necessária para prestá-lo com qualidade.
E então, gostou deste conteúdo? Com essas informações você poderá se antecipar ao lançamento de carros e se preparar para as principais tendências do mercado automotivo. E se quiser continuar recebendo dicas como as que apresentamos aqui, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades desse ramo.