O lucro é parte essencial para a longevidade de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. Afinal, quando não há uma rentabilidade mínima em cada venda realizada, não é possível pagar todas as despesas regulares, repor materiais e peças, reinvestir em marketing ou manter o negócio funcionando por muito tempo.
Mas, você sabe como calcular margem de lucro da sua oficina? De forma resumida, o lucro é a diferença entre o custo inicial necessário para oferecer um produto e o preço pelo qual ele é vendido. A margem de lucro, por sua vez, é um valor percentual que indica qual a proporção entre esses dois números.
Pode parecer um pouco complicado no início, mas se torna algo de fácil entendimento depois que você se familiariza com o termo. Portanto, para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura deste post!
Por que é importante saber como calcular margem de lucro?
A margem de lucro é um indicador muito importante para diversas decisões dentro da sua empresa, sendo fundamental o seu acompanhamento para a gestão de uma oficina mecânica.
A seguir, veja alguns dos benefícios de fazer esse cálculo corretamente!
Assegura o retorno financeiro de cada venda
Para que a sua oficina tenha um saldo positivo ao longo do tempo, o ideal é que cada venda resulte em lucro proporcional ao planejado, de acordo com a dificuldade em fornecer o serviço, e com o tempo e os recursos investidos inicialmente pelo seu negócio. É nesse sentido que o cálculo da margem de lucro precisa ser bem calculado!
Com uma avaliação rápida desses números, você pode definir se o seu produto tem um preço apropriado para o mercado em que está inserido, se está com uma margem de lucro muito baixa, ou se está acima do valor esperado.
Dessa forma, com algumas contas e ajustes, é possível definir o valor ideal para conseguir uma maior lucratividade.
Facilita o planejamento financeiro
Além de servir como base para a precificação adequada do produto, saber como calcular margem de lucro também lhe ajudará a definir planos financeiros com mais assertividade.
Afinal, a precificação dos seus produtos é um componente muito importante para o sucesso ou não de seu negócio, e ela é fortemente determinada pela sua margem de lucro desejada.
Quando você determina a margem de lucro dos seus principais produtos, também está definindo quanto de retorno financeiro pode esperar. Isto é, se já tem essa margem bem especificada, consegue planejar com mais segurança seus investimentos em campanhas e alterações de custo, entre outras ações.
Possibilita a comparação com os concorrentes
Por fim, a margem de lucro e o preço ideal que você deve buscar para o seu produto dependem bastante das expectativas do público geral e dos padrões já estabelecidos pelos seus concorrentes. Por mais que você tente ir contra essas tendências, elas ainda influenciam bastante em todo o seu processo e nas tomadas de decisões.
Quando você conhece a margem de lucro de cada um dos seus produtos, fica bem mais fácil determinar se as suas expectativas estão acima ou abaixo dos padrões do mercado. Dessa forma, se a sua margem estiver muito alta, seus concorrentes terão preços mais competitivos; se for muito baixa, o retorno financeiro não será suficiente.
Como calcular a margem de lucro?
Mesmo que pareça algo muito complexo em um primeiro momento, a verdade é que a margem de lucro não exige muito além de uma simples conta.
Para isso, basta dividir o lucro da venda do produto pela sua receita e multiplicar o resultado por 100, para que seja expresso em percentual. A fórmula é a seguinte:
Margem de lucro = [(Receita – Custo) / Receita] x 100
Vamos ver um exemplo, para facilitar a explicação: digamos que você ofereça uma peça específica, que custa R$100, para ser adquirida e entregue ao cliente. O preço de venda, que é a receita da venda individual, seria de R$200. Colocando os números na nossa fórmula, temos o seguinte:
Margem de lucro = [(200 – 100) / 200] x 100
Margem de lucro = [100 / 200] x 100
Margem de lucro = 0,5 x 100 = 50%
Como você pode ver, o cálculo nos levou a concluir que a margem de lucro da venda de cada peça é equivalente a 50% — ou seja, metade do preço de venda é lucro, enquanto a outra metade cobre os custos de aquisição e entrega.
Porém, além desse custo básico, também é necessário levar em conta outros fatores, como as despesas variáveis, campanhas etc. Se você pensar dessa forma, a margem de lucro, em uma situação ideal, seria de 50%. Porém, isso não é o suficiente para tomar determinadas decisões dentro da sua empresa.
Para facilitar um pouco mais esse processo, você terá que calcular e recalcular a margem de lucro dos seus produtos a cada interação, acompanhando a sua flutuação ao longo do tempo e considerando as mudanças de preço, custo ou sazonalidade. Isso lhe dará uma margem de erro melhor para trabalhar.
Como o cálculo pode influenciar suas promoções e ofertas?
Há algumas implicações nas suas escolhas ao calcular margem de lucro, como na hora de elaborar promoções, campanhas de marketing e ofertas especiais para seus clientes, por exemplo. Conforme explicado, nesse caso, o retorno esperado para esse tipo de investimento depende bastante da precificação e da margem de lucro que você escolheu.
O mais importante é otimizar a sua rentabilidade, mesmo que isso envolva uma redução da sua margem de lucro temporariamente. Assim, ao diminuir o preço em uma promoção, você reduz essa margem, mas também compensa essa mudança ao aumentar o número total de vendas.
Neste post, vimos por que é tão importante saber como calcular margem de lucro em sua oficina mecânica. Agora, comece a praticar esse cálculo em alguns cenários hipotéticos, familiarize-se com a fórmula e tenha mais facilidade para lidar com essa tarefa.
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