Em oficinas a qualidade da gestão é o fator mais importante para determinar se ela terá sucesso ou não. Especialmente no seu primeiro ano, que é quando a maior parte dos problemas aparece. Vários erros na gestão de oficina mecânica podem ser evitados se você tiver algum preparo.
Dentro da gestão de uma oficina mecânica, há várias pequenas tarefas envolvidas, as quais podem ser bem exigentes para um empreendedor. Porém, se você realizar tais processos corretamente, logo poderá notar um aumento na rentabilidade de sua empresa. Basta conhecer esses erros e saber como evitá-los.
Para ajudar você a obter melhores resultados, aqui listamos 7 dos principais erros na gestão de oficina mecânica e o que pode fazer para evitá-los. Acompanhe!
1. Misturar o dinheiro pessoal com o da empresa
Quando você é um microempreendedor ou profissional informal, nem sempre é possível ter uma conta bancária separada para seu negócio. Por isso mesmo, tantas pessoas se acostumam se misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro da casa. Porém, essa é uma grande armadilha para quem está tentando fazer seu negócio se desenvolver. Há boas chances de que você gaste um dinheiro da empresa em uma compra pessoal sem saber.
A solução, felizmente, é direta e simples: crie uma conta separada para o dinheiro da empresa e só retire um valor fixo por mês para sua conta pessoal, como um salário. Se sua oficina ainda está no começo e você ainda não tem essa opção, tente pelo menos fazer os cálculos separadamente.
2. Não capacitar a equipe
Um dos principais erros na gestão da oficina mecânica é acreditar que sua equipe já sabe tudo que precisa. Em primeiro lugar, muitos profissionais só aprendem a exercer uma função quando adquirem experiência. Além disso, novas tecnologias sempre chegam ao mercado automotivo todos os anos, o que exige que seu time se aprimore e se adapte a essas inovações.
Sempre invista em ações para capacitar melhor seu time. Podem ser coisas simples, como sessões de treinamento internas para desenvolver conhecimentos específicos, como oferecer cursos avançados em alguma área, o que levará a um aumento na qualidade geral do serviço e, claro, na satisfação do seu público.
3. Não pesquisar fornecedores
Quando você decide quais peças colocar em seu carro, certamente você quer aquelas que oferecem a melhor relação entre custo e benefício. Não é bom pagar a mais por algo que não atende suas necessidades, nem economizar demais e acabar com mais dor de cabeça. O mesmo vale para seus clientes e para as peças que você usa em cada serviço de manutenção.
Se informar sobre os fornecedores disponíveis, a qualidade de seus produtos, atendimento e prazos de entrega, é vital para encontrar as melhores opções para sua oficina mecânica. Não se contente com o primeiro fornecedor com quem entrar em contato, pois ele pode não ser a melhor opção para seu cliente, nem para seu negócio.
4. Deixar de controlar o estoque
Acompanhar o fluxo de mercadorias dentro de uma empresa costuma ser um trabalho lento, tedioso e demorado, o que leva muitos empreendedores a deixar essa tarefa de lado. Porém, além de ser um grande problema em si, essa negligência também leva a vários outros erros na gestão da oficina mecânica.
Em primeiro lugar, não saber a quantidade de cada item disponível em estoque dificulta bastante o seu planejamento. Você não pode trocar um pneu se não há pneus guardados, por exemplo. Além disso, caso haja alguma perda, roubo ou problema similar, a falta de controle do estoque faz com que esse problema passe despercebido por muito mais tempo.
Investir em ferramentas de controle de estoque ajuda a minimizar o peso dessa tarefa. Mas, independente disso, você ainda terá que fazer esse acompanhamento com os meios disponíveis.
5. Não investir em divulgação
Digamos que você seja o melhor mecânico do mundo. Quantas pessoas iriam até sua oficina se não soubessem das suas habilidades? Obviamente, quase nenhuma. Não basta prestar um bom serviço para ver esse retorno financeiramente. Você ainda precisa investir no seu marketing corretamente para captar mais clientes e melhorar seu desempenho.
Se você atua em uma área muito específica, como um bairro, foque seus investimentos nesse lugar. Use ferramentas digitais, redes sociais, cartões de visita, fachadas, entre outros recursos, para captar a atenção do público. Depois que você levá-los para dentro, a negociação será bem mais fácil.
6. Administrar o capital de giro sem eficiência
De forma simples, o capital de giro é o total de dinheiro que sua empresa precisa para se manter funcionando a cada mês. Por exemplo, se você precisa de R$10.000 para pagar todas as contas, reestocar materiais e pagar funcionários, então esse é o capital de giro do seu negócio.
A principal utilidade desse número é entender quanto sua empresa custa e quanto você precisa faturar por mês. Se esse capital de giro está muito alto quando comparado ao seu lucro, por exemplo, é sinal de que você está gastando mais do que deveria.
7. Errar na precificação
Por fim, mas não menos importante, você pode ter alguma dificuldade para encontrar o preço certo para seus serviços. Muitos empreendimentos acabam cobrando muito barato pelos seus serviços e mal conseguem manter sua estabilidade. Por outro lado, se você cobrar muito caro, pode afastar seu público.
Calcular corretamente o preço do serviço envolve uma série de fatores. Primeiro, você deve saber quanto ele custa para ser executado, desde os materiais e despesas até o tempo e especialização dos profissionais envolvidos. Também é necessário considerar sua margem de lucro e, claro, a expectativa do público. Se ninguém está disposto a pagar um valor X, então você também não vai receber nada.
Esses são apenas alguns exemplos de erros na gestão de oficina mecânica. Se você começar a observar algumas de suas ações, certamente vai encontrar outros pontos nos quais pode fazer melhorias e aprimorar seu desempenho.
Quer continuar recebendo mais dicas para melhorar o trabalho em sua oficina mecânica? Então siga nossa página e fique sempre por dentro de nossas novidades.
Adorei as matérias….meu segmento oficina volante de caminhões.
Olá Wagner, tudo bem? Que bom que gostou de nossa matéria, todas elas são pensadas para te ajudar em seu dia a dia. Continue nos acompanhando por aqui, um grande abraço de toda a equipe Chiptronic! 😀
Olá, amigos.
Preciso elaborar uma planilha de “revisão preventiva” e gostaria de saber se tem alguma idéia dos itens a serem verificados nesta operação. Nosso segmento, é caminhão de lixo. Obrigado
acabao de abrir uma oficina , e gostaria de saber qual e a melhor maneira de controlar as ferramentas e produtos ‘
Olá Yuri, tudo bem? Que bacana amigo, nós temos um material sobre controle de estoque. Iremos enviar em seu e-mail! 😀
QUERO MONTAR UM COMERCIO DE MOTO PEÇAS, TENHO UMA OFICINA DE BICICLETAS HA 20 ANOS . QUERO MANTER OS 2, MAS NAO SEI POR ONDE COMEÇAR. ARUMEI UM PONTO MUITO BOM E NAO QUERO PERDER A OPORTUNIDADE. COLOQUEI 2 CARROS A VENDA PARA CONSEGUIR DINHEIRO PARA COMEÇAR. NAO TENHO CONHECIMENTO EM PAÇAS DE MOTO.COMO FAÇO