O funcionamento correto de um veículo depende de uma série de fatores, desde a carroceria até as rodas. Porém, um dos mais importantes é a condição do motor, já que ele dá ao automóvel sua capacidade de movimentação. Em especial, podemos destacar o motor de arranque, uma peça de suma importância para o seu funcionamento.
Como o nome já deixa a entender, este motor, também chamado de “motor de partida”, é a peça que leva o motor principal a dar os seus primeiros giros. Isso dá início aos ciclos de combustão, o que faz o carro se movimentar. Sem ele, o processo não teria início, e o veículo não sairia do lugar.
Assim como qualquer outra peça, esse motor também pode sofrer com diversos defeitos ao longo de seu tempo de vida. Para evitar falhas mais graves, o melhor a fazer é realizar revisões regulares e ficar sempre atento a sinais de defeitos.
Quer entender melhor como esse componente funciona e como lidar com seus principais problemas? Então, acompanhe.
Saiba como funciona um motor de arranque
O motor de partida de um carro fica localizado dentro da caixa de marcha, entre o motor e o volante. Ele, na verdade, é uma invenção bem mais recente do que você pode imaginar. Nos primeiros carros inventados, não havia um método de partida prático, sendo necessário dar a partida manualmente com uma manivela.
Quando você gira a chave na ignição, este motor é acionado, criando um pequeno campo magnético. Isso faz com que os componentes comecem a girar e transmitir esse giro para as engrenagens do motor, e assim, ele dá a partida. Depois que a vela causa a primeira faísca na injeção de combustível, o motor de arranque para de funcionar e deixa o motor principal continuar trabalhando sozinho.
Conheça os 5 principais defeitos no motor de arranque
Como ele só é acionado quando o veículo dá a partida, o motor passa por muito pouca atividade durante seu tempo de vida, então raramente dá algum defeito. É mais comum encontrar problemas nele quando o veículo já é bem antigo.
Em todo caso, ainda é importante que você se atente aos primeiros sinais de defeito nesta peça e faça a manutenção necessária. Para isso, tente perceber os 5 defeitos mais comuns e como veja como você pode lidar com cada um deles.
1. Escovas
Pode ser que, enquanto você dá a partida no veículo, o giro inicial do motor de partida fique muito “pesado”, como se algo estivesse gerando atrito ou emperrando as engrenagens. Nesse caso, na ausência de outros sinais, é bem provável que você tenha um problema nas escovas do motor.
Como você já deve saber, as escovas são feitas de material leve e macio, para facilitar os giros. Porém, isso também significa que elas tendem a sofrer desgastes mais rapidamente do que outros componentes, requerendo um pouco mais de atenção e manutenção.
Felizmente, o trabalho aqui tende a ser rápido e barato, pois é uma peça fácil de substituir. Basta verificar o estado do equipamento e confirmar se ele é a causa do problema.
2. Automático de partida
Também chamado de “chave magnética”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros. Quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.
Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.
A única solução, infelizmente, é a troca. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos.
3. Induzido
O induzido, por sua vez, é a peça que fica próxima ao bendix e à bobina. O que ela faz é, de forma simples, agir como condutor para a onda elétrica: assim, ela circula e faz os demais componentes trabalharem corretamente. Sem essa peça, essa corrente pode apresentar problemas.
As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.
Infelizmente, se o problema está no induzido, é provável que o aparelho como um todo já esteja muito danificado. É melhor fazer uma troca completa do que arriscar a aparição de novos defeitos.
4. Bendix
Também chamado de “pinhão”, ele é o componente do motor de arranque que transmite o giro do volante até o motor. Comparado às demais peças envolvidas na partida, é a que mais sofre pressão, então costuma ficar com defeito mais rapidamente.
Em geral, o sinal mais claro de que o bendix é a parte com problemas é quando você escuta um ruído bem alto, como uma serra motorizada. Isso geralmente acontece quando o bendix está fixado demais ao volante ou não se encaixa mais apropriadamente nas outras peças.
Lubrificação e limpeza podem ajudar a diminuir o desgaste e prolongar o tempo de vida do sistema. Porém, se já houver um defeito sério, você terá que substituí-lo também.
5. Ruídos ao ligar ou desligar
O sinal mais claro de que há algo errado em um carro é algum ruído alto quando você liga o motor ou quando tira a chave da ignição. No caso do motor de partida, o mais provável é que o defeito seja no rolamento, já que ele não utiliza nenhum tipo de correia. Mas como este é um sintoma bem abrangente, o ideal é fazer um diagnóstico mais aprofundado da peça.
Com essas informações sobre o motor de arranque, certamente será mais fácil fazer a manutenção correta. Fique atento aos sinais e sempre se informe sobre possíveis especificidades do sistema.
Quer mais informação para melhorar o serviço de manutenção em sua oficina? Então veja também alguns dos problemas mais comuns na embreagem de carros e como resolvê-los.
qd se trata de mecanicas normalmente eles tratam so o maior problema,se no arranque por exemplo e o automatico que esta com a mola cansada trocam so o automatico nao dando importancia para outros problemas que poderiam ser sanadas uma unica vez,exemplo escovas,lubrificacao,bendiz,deixando apresentar um novo problema para o voltar para a oficina de novo gerando novo trastorno novo custo,isso quer aprenderam como ser picaretas e nao em resolver um grande problema para o proprietario,esse e o futuro
Boa tarde, meu carro liga normalmente mas tipo se eu percorro uma distância grande direto sem parar e resolvo parar e desligo o carro nesse momento que vou religar o carro o carro fica ruim pra pegar mas isso só acontece quando percorro distância grande. O que pode ser ?
O mesmo acontece com o meu, mas não sei o que tá acontecendo. Vc já resolveu o problema do seu? Se já, me passe detalhes, por favor
Comigo acontece a mesma coisa, mais no meu caso é qualquer distância a partir de 1km mais ou menos
Alguém pode me ajudar
Já resolveram? Certa já tive esse problema 2 vezes e na primeira era a bobina, e na outra o TBI…
Ele não abria a borboleta…
Tinha que esperar uns 3 minutos com a chave desligada e depois funciona normal…
As vezes uma limpeza, reprogramação, reparo no chicote ou troca resolvem…
*Só compartilhando oq ouve comigo
É é o automático pessoal.
Assim que ele esquenta o campo magnético não atrai tão forte o atuador.
Estou que muito triste gastei 7mil com motor masarranque arranha barulho forte troquei volante motor mas o poblema continua carro nao pode ficar pegando no tranco por favor que pode ser feito
Estou com o mesmo problema, vocês resolveram?
Quando o veículo não quer dar partida sempre que ele morre, pode ser algum problema no motor de arranque?
Meu carro é uma caminhonete D – 20 ano 94 já estou cansado de frequentar as auto eletricas
aqui em Aracaju – Se. O defeito do motor de partida deste carro acontece da seguinte forma
quando ligo a chave o motor fica arrastando e tem momentos que funciona corretamente então levo para a auto eletrica o mecanico conserta só que este conserto só dura em media dois a tres meses depois volta o mesmo problema será que você poderia informação de como resover este defeito . Obs. ja fui para varios eletricista.
Pode ser motor fora do ponto. Veja mecânico bom .
Meu as vezes não pega na primeira vez ligo pega segunda vez viro chave o que pode ser
Pode ser algo nas mangueiras da bomba de combustível ou o retentor da bomba.
Tenho um Linea dualogic 2012 ela parou de funcionar andando e não pega mais, acende o painel, tudo normal, mas quando gira a chave ele faz vários tec tec e apagada o painel sem girar o motor, teria um dica por favor?
Olá meu novo Palio atractive deu isso essa semana fez um barulho parou de funcionar e agr o motor não gira mas as luzes ficam acesa
Ele tinha esse problema da partida tbm as vezes andava e quando ia ligar ele ficava pesado .só que agr o motor não gira
Abrir pra vê se era correia mas tá ok
Óleo tbm água tudo ok
Idelmir seu problema está no automático do motor de partida, você deve substituir e assim irá sanar seu problema!
Ola Indemir, tive um Linea Dual Logic do mesmo ano que o seu, alias, bom carro. O meu começo a fazer isso, e o que estava ancontecendo é que o nivel do oleo da robo estava abaixo do nivel. sofri bastante ate pesquisar e descobrir que, completando o nivel um poouco acima do indicado como máximo o problema resolveu. tente completar, ma o éleo tem que ser o homologado conforme o manual.
Olá meu carro está com problema de arranque, o motor de arranque está aquecendo muito, o motor gira mais não pega. Volkswagen gol G4!
Olá! O meu é um Escort Zetec 97, qdo dou a partida representa que está pesado o motor, mas pega legal, ando com ele normalmente, e também qdo andando vou reduzir de marcha da terceira para a segunda ele morre.
Sempre quando reduzo da terceira para a segunda. Qual seria o problema?
O meu carro e um corsa.algumas vezes pega normal e outras vezes não pega tenho que insistir para pegar…..
Tenho um polo, o motor não pega pois o pois o motor de arranque trava não gira
Qual poderia ser o problema? Já olhei, desmontei e montei de novo e continua na mesma
Olá Mateus,já conferiu o ponto do seu carro ?
Bateria está com a carga normal?vale a pena atentar a esses detalhes também!
Eu queria saber qual o tempo que gasta para fazer uma manutenção do em um motor de partida
no automatico atravez do multimetro meço 9V, o certo é 12V qual pode ser o problema?
Olá meu carro é um Voyage 1.6 2016 E qd percorro as vezes só um 1k. Desligo o carro e tento ligar novamente nao funciona o que pide ser? Sendo q depois de Uns 15 minutos eu ligo e funciona normal
Tenho um Sentra 2012, começou a apagar, não ligava de foma alguma, foi guinchado, trocou peça, o motor de partida queimado. Pegamos da oficina, em torno de 1h , fomos até o posto abastecer, ao tentar ligar o carro pra sair, novamente não pegou, queimou de novo o motor de arranque, que não tinha sido colocado o original. Outro mecanico desmontou tudo e descobriu uma arruela enroscada entre a caixa de câmbio e volante, isso forçava e acabava queimando o motor de arranque.
Olá tenho um classic 2011 parei o carro a noite e no dia seguinte não quis pegar por nada . Sendo que o motor gira porém não entra em funcionamento de jeito algum. O que poderia ser?
Olá! Vectra 97 tava funcionando perfeitamente
Dei partida andei mais ou menos 1km e parei por
Umas 2hrs ele não quis dá partida faz um barulho forte como se estivesse travado, não é um estralo é um barulho forte,alguém sabe o que é ? Obrigado
Tenho um Palio 2006/2007 1.0 fire 8v. tem apresentado com frequencia (não em todas as partidas), barulho assim que o carro pega. Não sei reproduzir esse barulho, é tipo um assovio. O carro está pegando normal, é só o barulho depois que o motor começa a funcionar. Será alguma coisa no rolamento?
Olá , sou Iran e gostaria de falar a respeito de um celta 2012/2013 ele estava funcionando normalmente, mas como me ausentei de casa por motivos de trabalho, então ele ficou praticamente 6 meses parado sem funcionar e quando foi agora que retornei, ele não pegou mais, tendo em vista que a bateria ainda está nova. Quando eu girava na chave, o motor pegava mas morria em seguida, tentei isso muitas vezes até que em um momento ele não pega mais, quando ligo ele faz um barulho e para imediatamente, as luzes do painel acedem normalmente. Se tiver alguma dica que possa me ajudar, eu agradeço
Tenho um tiida por duas vezes tive que troca .o mecânico falou que o carro estava com alguns defeito elétrico que estava queimando o arranque. O arranque quebrou tudo por dentro e não tinha sinal de queimado
O meu é Renault depois que percorro 3 horas ele começa a perder força começa dar uns tranco quando acelera até parar aí eu ligo novamente ele sai lentamente se eu colocar a segunda marcha começa dar tranco de novo . Não sei o que acontece. Alguém pode me ajudar?
Meu siena 2003 1.3 16v giro a chave e só escuto um barulho fininho vindo do motor ele não pega mais só no enxerto ou no tranco
Estou que muito triste gastei 7mil com motor masarranque arranha barulho forte troquei volante motor mas o poblema continua carro nao pode ficar pegando no tranco por favor que pode ser feito
Fui dar a partida no carro e deu um estralo e saiu fumaça do cofre do motor tenho quase certeza que é o motor de partida pois não saiu fumaça do escape só pelo cofre detalhe o carro nem chegou a dar a partida direto
Tô com o mesmo problema em uma S10 2003 até no tranco em meia chave ela continua arrastando tô cansado já de troca arranque
É verdade que o motor de arranque pega fogo?? Uma pessoa me i formou que o motor de arranque do meu carro , estava funcionando depois de dar partida, e que poderia fazer o carro pegar fogo, perguntei ao meu irmão , e ele me falou que não seria possível o motor de arranque continuar funcionando.
no caso, o problema esta onde voce coloca a chave. ao ligar, se vc perceber ela volta para o estagio 1. se ela ficar travada asism, ficara virando o motor de partida, que aí sim, pode queimar.
Olá Soraya,claro que sim,pode pegar fogo sim! O motor de partida, assim como o próprio nome já diz,e5 apenas para a partida do motor a combustão,se o motor de partida continuar funcionando após o motor a combustão entrar em funcionamento,dependendo da distância que você percorrer,ele irá aquecer até incendiar,pois ele é uma peça totalmente elétrica,que se aquecer ou funcionar por um período muito maior que o necessário,irá incendiar sim! Revise seu carro e corrija esse problema o mais rápido possível!
Eu tenho um Monza 92,à gasolina, está apresentando problema semelhante aos
relatados aqui. Qdo ando por algum tempo ,ao dar a partida ele não pega,ao girar a chave,ele corta a ignição,chega a zerar no painel. Também acho que,ele está aquecendo muito. Obs.: O carro é bem conservado.
Minha van Sprinter .não quer funciona.quando logo a chave não da partida a bateria enfraquece e não pega .oque pode ser
Meu uno fire 2010 fire troquei a bateria, troquei as velas e mesmo assim a chave virá pesado a buzina uma hora funciona outra Não, o som apaga sozinho na gastei 1200$ não sei mas o que fazer
Meu uno fire 2010 fire troquei a bateria, troquei as velas e mesmo assim a chave virá pesado a buzina uma hora funciona outra Não, o som apaga sozinho na gastei 1200$ não sei mas o que fazer