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Home Segmentos Motos

Motor de arranque: os 5 defeitos mais comuns e como consertá-los

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
14 de novembro de 2023
in Motos
168.1k
59
Problemas no motor de arranque

Problemas no Motor de arranque.

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O funcionamento correto de um veículo depende de uma série de fatores, desde a carroceria até as rodas. Porém, um dos mais importantes é a condição do motor, já que ele dá ao automóvel sua capacidade de movimentação. Em especial, podemos destacar o motor de arranque, uma peça de suma importância para o seu funcionamento.

Como o nome já deixa a entender, este motor, também chamado de “motor de partida”, é a peça que leva o motor principal a dar os seus primeiros giros. Isso dá início aos ciclos de combustão, o que faz o carro se movimentar. Sem ele, o processo não teria início, e o veículo não sairia do lugar.

Assim como qualquer outra peça, esse motor também pode sofrer com diversos defeitos ao longo de seu tempo de vida. Para evitar falhas mais graves, o melhor a fazer é realizar revisões regulares e ficar sempre atento a sinais de defeitos.

Quer entender melhor como esse componente funciona e como lidar com seus principais problemas? Então, acompanhe.

Saiba como funciona um motor de arranque

O motor de partida de um carro fica localizado dentro da caixa de marcha, entre o motor e o volante. Ele, na verdade, é uma invenção bem mais recente do que você pode imaginar. Nos primeiros carros inventados, não havia um método de partida prático, sendo necessário dar a partida manualmente com uma manivela.

Quando você gira a chave na ignição, este motor é acionado, criando um pequeno campo magnético. Isso faz com que os componentes comecem a girar e transmitir esse giro para as engrenagens do motor, e assim, ele dá a partida. Depois que a vela causa a primeira faísca na injeção de combustível, o motor de arranque para de funcionar e deixa o motor principal continuar trabalhando sozinho.

Conheça os 5 principais defeitos no motor de arranque

Como ele só é acionado quando o veículo dá a partida, o motor passa por muito pouca atividade durante seu tempo de vida, então raramente dá algum defeito. É mais comum encontrar problemas nele quando o veículo já é bem antigo.

Em todo caso, ainda é importante que você se atente aos primeiros sinais de defeito nesta peça e faça a manutenção necessária. Para isso, tente perceber os 5 defeitos mais comuns e como veja como você pode lidar com cada um deles.

1. Escovas

Pode ser que, enquanto você dá a partida no veículo, o giro inicial do motor de partida fique muito “pesado”, como se algo estivesse gerando atrito ou emperrando as engrenagens. Nesse caso, na ausência de outros sinais, é bem provável que você tenha um problema nas escovas do motor.

Como você já deve saber, as escovas são feitas de material leve e macio, para facilitar os giros. Porém, isso também significa que elas tendem a sofrer desgastes mais rapidamente do que outros componentes, requerendo um pouco mais de atenção e manutenção.

Felizmente, o trabalho aqui tende a ser rápido e barato, pois é uma peça fácil de substituir. Basta verificar o estado do equipamento e confirmar se ele é a causa do problema.

2. Automático de partida

Também chamado de “chave magnética”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros. Quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.

Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.

A única solução, infelizmente, é a troca. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos.

3. Induzido

O induzido, por sua vez, é a peça que fica próxima ao bendix e à bobina. O que ela faz é, de forma simples, agir como condutor para a onda elétrica: assim, ela circula e faz os demais componentes trabalharem corretamente. Sem essa peça, essa corrente pode apresentar problemas.

As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.

Infelizmente, se o problema está no induzido, é provável que o aparelho como um todo já esteja muito danificado. É melhor fazer uma troca completa do que arriscar a aparição de novos defeitos.

4. Bendix

Também chamado de “pinhão”, ele é o componente do motor de arranque que transmite o giro do volante até o motor. Comparado às demais peças envolvidas na partida, é a que mais sofre pressão, então costuma ficar com defeito mais rapidamente.

Em geral, o sinal mais claro de que o bendix é a parte com problemas é quando você escuta um ruído bem alto, como uma serra motorizada. Isso geralmente acontece quando o bendix está fixado demais ao volante ou não se encaixa mais apropriadamente nas outras peças.

Lubrificação e limpeza podem ajudar a diminuir o desgaste e prolongar o tempo de vida do sistema. Porém, se já houver um defeito sério, você terá que substituí-lo também.

5. Ruídos ao ligar ou desligar

O sinal mais claro de que há algo errado em um carro é algum ruído alto quando você liga o motor ou quando tira a chave da ignição. No caso do motor de partida, o mais provável é que o defeito seja no rolamento, já que ele não utiliza nenhum tipo de correia. Mas como este é um sintoma bem abrangente, o ideal é fazer um diagnóstico mais aprofundado da peça.

Com essas informações sobre o motor de arranque, certamente será mais fácil fazer a manutenção correta. Fique atento aos sinais e sempre se informe sobre possíveis especificidades do sistema.

Quer mais informação para melhorar o serviço de manutenção em sua oficina? Então veja também alguns dos problemas mais comuns na embreagem de carros e como resolvê-los.

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Tags: atendimento ao clientecaminhõesCarrosDicasInjeção Eletrônicamecânica DieselMecânico de motosMotor de arranqueMotosoficina de motocicletasoficina mecânicaTecnologia
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Comments 59

  1. Adilson says:
    3 meses ago

    O meu motor de arranque tem a seguinte avaria.
    Há momentos ele pega de primeira,e á momento não pega fica dar tendências parece que a bateria está fraca.

    Responder
  2. Hélder says:
    5 meses ago

    Fox 1.0 2006 sai numa noite tudo blz, no outro dia de manhã só acende as luzes e nada nem barulho, motor feito no começo do ano e bateria nova, será motor de arranque?

    Responder
  3. Elias says:
    6 meses ago

    Tenho um Gol mil 1999 aconteceu 2 vezes saio de casa quando volto paro pra abrir o portão e desligo o carro quando vou ligar apagou as luzes do painel e nem deu sinal… tentei carregar a bateria e só pegou um pouco de carga a 1ª vez já faz um bom tempo fiz uma chupeta pegou e logo já tinha carga novamente … e ontem vez a mesma coisa mas não tentei a chupeta porque a pessoa que ia trazer o carro pra fazer disse que é a bateria, mas foi igual a outra vez …. escutei falar que pode ter colocado o automático do motor de arranque e fica dando curto ….( meio longo , mas se não dava pra explicar …

    Responder
    • poncianno says:
      6 meses ago

      verifica se nao esta tendo fuga de energia , bate o polo positivo com o carro desligado para ver se pula faisca

      Responder
  4. Carlos Henrique Carvalho Sousa says:
    7 meses ago

    Boa tarde tenho im 307, e liga normalmente, mas depois de um tempo em uso, se for desligado, demora em média uns 40 minutos pra dar sinal no arranque e pegar, o que pode ser??
    Bendix, ou o automatico

    Responder
  5. Ricardo Batista Boldt says:
    8 meses ago

    Boa tarde tenho um tiggo 2010 meu motor de arranque deu problema no Bendix e troquei quando o eletricista foi desmontar o arranque constatou que ele estava sem uma travinha de segurança,.trocou o Bendix a capa da planetária e montou no carro mas mesmo assim o arranque não funciona direito, faz um barulho como se não estivesse encaixando no volante do motor, a minha pergunta é, será que essa trava de segurança que não tinha e ele colocou está impedindo do Bendix encaixar e rodar o volante do motor?

    Responder
  6. Ronaldo says:
    12 meses ago

    Eu tenho um voyage 2011 – I-motion, ele está difícil de pegar na primeira partida do dia ,o que pode ser? Já verifiquei o motor de partida e continua com o problema que pela manhã tem que dar de três a quatro partida pra pegar. Poderia ser o sensor do freio. Após a primeira partida ele funciona normal.

    Responder
    • Antonio says:
      9 meses ago

      Pode ser na trava da bomba de gasolina que esta deixando a mangueira sem combustível necessário quando o veículo é desligado gerando o problema quando liga

      Responder
  7. Rosemeire says:
    1 ano ago

    Eu tenho um voyage 2011,ele está difícil de pegar na primeira partida do dia ,o que pode ser,já troquei velas e os cabos,bateria tem um ano!

    Responder
  8. Jose Antonio says:
    1 ano ago

    tenho um celta 2010, ficou parado por 3 anos. Troquei oleo, filtro do oleo, filtro combutivel, motor de partida, bateria nova, completei gasolina no reservatorio de partida a frio, e coloquei gasolina tanque. Fui dar partida deu o tradicioal “tec” e apaga. O q faço?

    Responder
    • gilson fagundes says:
      8 meses ago

      Motor de partida, verifique

      Responder
      • Claudio Pinheiro says:
        7 meses ago

        Boa noite
        Eu tenho uma Citroen Picasso e quando eu ligo a chave acende o painel mais não gira o motor de arranque tenho medo só deixo ele na decida pq as vezes ele não pega pra não dar tranco?

        Responder
  9. Guilherme Carvalho says:
    1 ano ago

    Tenho um Fiat Palio 2005. A questão é que algumas vezes eu giro a 1ª etapa da chave e ascende tudo, mas tento a 2ª etapa não funciona. Não faz barulho nem nada, só não liga. Depois de algum tempo ele funciona. É um problema intermitente, não acontece sempre. Já aconteceu com alguém? Como resolver?

    Responder
    • Regina says:
      5 meses ago

      O meu fez isso ontem a noite cheguei abaixar os vidros um pouco foi agora para oficina um Toyota 2017 o mecânico fez uma chupeta e levou pois bateria é nova .

      Responder
  10. Fabio Ramos silva says:
    2 anos ago

    Meu uno fire 2010 fire troquei a bateria, troquei as velas e mesmo assim a chave virá pesado a buzina uma hora funciona outra Não, o som apaga sozinho na gastei 1200$ não sei mas o que fazer

    Responder
  11. Fabio says:
    2 anos ago

    Meu uno fire 2010 fire troquei a bateria, troquei as velas e mesmo assim a chave virá pesado a buzina uma hora funciona outra Não, o som apaga sozinho na gastei 1200$ não sei mas o que fazer

    Responder
  12. Célio Roberto das dores says:
    2 anos ago

    Minha van Sprinter .não quer funciona.quando logo a chave não da partida a bateria enfraquece e não pega .oque pode ser

    Responder
  13. E.Xavier da Silva says:
    2 anos ago

    Eu tenho um Monza 92,à gasolina, está apresentando problema semelhante aos
    relatados aqui. Qdo ando por algum tempo ,ao dar a partida ele não pega,ao girar a chave,ele corta a ignição,chega a zerar no painel. Também acho que,ele está aquecendo muito. Obs.: O carro é bem conservado.

    Responder
  14. Soraia Rodrigues dos Santos says:
    2 anos ago

    É verdade que o motor de arranque pega fogo?? Uma pessoa me i formou que o motor de arranque do meu carro , estava funcionando depois de dar partida, e que poderia fazer o carro pegar fogo, perguntei ao meu irmão , e ele me falou que não seria possível o motor de arranque continuar funcionando.

    Responder
    • luis meira says:
      2 anos ago

      no caso, o problema esta onde voce coloca a chave. ao ligar, se vc perceber ela volta para o estagio 1. se ela ficar travada asism, ficara virando o motor de partida, que aí sim, pode queimar.

      Responder
    • Wellington says:
      2 anos ago

      Olá Soraya,claro que sim,pode pegar fogo sim! O motor de partida, assim como o próprio nome já diz,e5 apenas para a partida do motor a combustão,se o motor de partida continuar funcionando após o motor a combustão entrar em funcionamento,dependendo da distância que você percorrer,ele irá aquecer até incendiar,pois ele é uma peça totalmente elétrica,que se aquecer ou funcionar por um período muito maior que o necessário,irá incendiar sim! Revise seu carro e corrija esse problema o mais rápido possível!

      Responder
  15. Danilo Martim says:
    2 anos ago

    Tô com o mesmo problema em uma S10 2003 até no tranco em meia chave ela continua arrastando tô cansado já de troca arranque

    Responder
  16. Miguel Padoveze says:
    3 anos ago

    Fui dar a partida no carro e deu um estralo e saiu fumaça do cofre do motor tenho quase certeza que é o motor de partida pois não saiu fumaça do escape só pelo cofre detalhe o carro nem chegou a dar a partida direto

    Responder
  17. Carlos renato says:
    3 anos ago

    Estou que muito triste gastei 7mil com motor masarranque arranha barulho forte troquei volante motor mas o poblema continua carro nao pode ficar pegando no tranco por favor que pode ser feito

    Responder
  18. Alex says:
    3 anos ago

    Meu siena 2003 1.3 16v giro a chave e só escuto um barulho fininho vindo do motor ele não pega mais só no enxerto ou no tranco

    Responder
  19. Sebastião ribeiro afonso says:
    3 anos ago

    O meu é Renault depois que percorro 3 horas ele começa a perder força começa dar uns tranco quando acelera até parar aí eu ligo novamente ele sai lentamente se eu colocar a segunda marcha começa dar tranco de novo . Não sei o que acontece. Alguém pode me ajudar?

    Responder
  20. Alexandre says:
    3 anos ago

    Tenho um tiida por duas vezes tive que troca .o mecânico falou que o carro estava com alguns defeito elétrico que estava queimando o arranque. O arranque quebrou tudo por dentro e não tinha sinal de queimado

    Responder
  21. Iran Araújo Silva says:
    3 anos ago

    Olá , sou Iran e gostaria de falar a respeito de um celta 2012/2013 ele estava funcionando normalmente, mas como me ausentei de casa por motivos de trabalho, então ele ficou praticamente 6 meses parado sem funcionar e quando foi agora que retornei, ele não pegou mais, tendo em vista que a bateria ainda está nova. Quando eu girava na chave, o motor pegava mas morria em seguida, tentei isso muitas vezes até que em um momento ele não pega mais, quando ligo ele faz um barulho e para imediatamente, as luzes do painel acedem normalmente. Se tiver alguma dica que possa me ajudar, eu agradeço

    Responder
  22. Wesley says:
    3 anos ago

    Tenho um Palio 2006/2007 1.0 fire 8v. tem apresentado com frequencia (não em todas as partidas), barulho assim que o carro pega. Não sei reproduzir esse barulho, é tipo um assovio. O carro está pegando normal, é só o barulho depois que o motor começa a funcionar. Será alguma coisa no rolamento?

    Responder
  23. Maguino says:
    3 anos ago

    Olá! Vectra 97 tava funcionando perfeitamente
    Dei partida andei mais ou menos 1km e parei por
    Umas 2hrs ele não quis dá partida faz um barulho forte como se estivesse travado, não é um estralo é um barulho forte,alguém sabe o que é ? Obrigado

    Responder
  24. Cleiton says:
    4 anos ago

    Olá tenho um classic 2011 parei o carro a noite e no dia seguinte não quis pegar por nada . Sendo que o motor gira porém não entra em funcionamento de jeito algum. O que poderia ser?

    Responder
  25. Deborah says:
    4 anos ago

    Tenho um Sentra 2012, começou a apagar, não ligava de foma alguma, foi guinchado, trocou peça, o motor de partida queimado. Pegamos da oficina, em torno de 1h , fomos até o posto abastecer, ao tentar ligar o carro pra sair, novamente não pegou, queimou de novo o motor de arranque, que não tinha sido colocado o original. Outro mecanico desmontou tudo e descobriu uma arruela enroscada entre a caixa de câmbio e volante, isso forçava e acabava queimando o motor de arranque.

    Responder
  26. Juliana de carvalho meira says:
    4 anos ago

    Olá meu carro é um Voyage 1.6 2016 E qd percorro as vezes só um 1k. Desligo o carro e tento ligar novamente nao funciona o que pide ser? Sendo q depois de Uns 15 minutos eu ligo e funciona normal

    Responder
  27. Pedro Brasil says:
    4 anos ago

    no automatico atravez do multimetro meço 9V, o certo é 12V qual pode ser o problema?

    Responder
  28. Aldemir gesta pinheiro says:
    4 anos ago

    Eu queria saber qual o tempo que gasta para fazer uma manutenção do em um motor de partida

    Responder
  29. Mateus says:
    4 anos ago

    Tenho um polo, o motor não pega pois o pois o motor de arranque trava não gira
    Qual poderia ser o problema? Já olhei, desmontei e montei de novo e continua na mesma

    Responder
    • Wellington says:
      2 anos ago

      Olá Mateus,já conferiu o ponto do seu carro ?
      Bateria está com a carga normal?vale a pena atentar a esses detalhes também!

      Responder
  30. Edvaldo says:
    4 anos ago

    O meu carro e um corsa.algumas vezes pega normal e outras vezes não pega tenho que insistir para pegar…..

    Responder
  31. anselmo says:
    4 anos ago

    Olá! O meu é um Escort Zetec 97, qdo dou a partida representa que está pesado o motor, mas pega legal, ando com ele normalmente, e também qdo andando vou reduzir de marcha da terceira para a segunda ele morre.
    Sempre quando reduzo da terceira para a segunda. Qual seria o problema?

    Responder
  32. valente augusto says:
    4 anos ago

    Olá meu carro está com problema de arranque, o motor de arranque está aquecendo muito, o motor gira mais não pega. Volkswagen gol G4!

    Responder
  33. Edson Graf says:
    4 anos ago

    Ola Indemir, tive um Linea Dual Logic do mesmo ano que o seu, alias, bom carro. O meu começo a fazer isso, e o que estava ancontecendo é que o nivel do oleo da robo estava abaixo do nivel. sofri bastante ate pesquisar e descobrir que, completando o nivel um poouco acima do indicado como máximo o problema resolveu. tente completar, ma o éleo tem que ser o homologado conforme o manual.

    Responder
  34. Ildemir Carvalho says:
    4 anos ago

    Tenho um Linea dualogic 2012 ela parou de funcionar andando e não pega mais, acende o painel, tudo normal, mas quando gira a chave ele faz vários tec tec e apagada o painel sem girar o motor, teria um dica por favor?

    Responder
    • ALEXANDRE SILVA GOMES says:
      4 anos ago

      Olá meu novo Palio atractive deu isso essa semana fez um barulho parou de funcionar e agr o motor não gira mas as luzes ficam acesa
      Ele tinha esse problema da partida tbm as vezes andava e quando ia ligar ele ficava pesado .só que agr o motor não gira
      Abrir pra vê se era correia mas tá ok
      Óleo tbm água tudo ok

      Responder
    • Wellington says:
      2 anos ago

      Idelmir seu problema está no automático do motor de partida, você deve substituir e assim irá sanar seu problema!

      Responder
  35. mateus says:
    4 anos ago

    Meu as vezes não pega na primeira vez ligo pega segunda vez viro chave o que pode ser

    Responder
    • Karoly says:
      2 anos ago

      Pode ser algo nas mangueiras da bomba de combustível ou o retentor da bomba.

      Responder
  36. Hercules de Souza says:
    4 anos ago

    Meu carro é uma caminhonete D – 20 ano 94 já estou cansado de frequentar as auto eletricas
    aqui em Aracaju – Se. O defeito do motor de partida deste carro acontece da seguinte forma
    quando ligo a chave o motor fica arrastando e tem momentos que funciona corretamente então levo para a auto eletrica o mecanico conserta só que este conserto só dura em media dois a tres meses depois volta o mesmo problema será que você poderia informação de como resover este defeito . Obs. ja fui para varios eletricista.

    Responder
    • Dias silva says:
      2 anos ago

      Pode ser motor fora do ponto. Veja mecânico bom .

      Responder
  37. Anny Meire Melo says:
    4 anos ago

    Boa tarde, meu carro liga normalmente mas tipo se eu percorro uma distância grande direto sem parar e resolvo parar e desligo o carro nesse momento que vou religar o carro o carro fica ruim pra pegar mas isso só acontece quando percorro distância grande. O que pode ser ?

    Responder
    • Danilo says:
      4 anos ago

      O mesmo acontece com o meu, mas não sei o que tá acontecendo. Vc já resolveu o problema do seu? Se já, me passe detalhes, por favor

      Responder
      • Leandro Moreira says:
        4 anos ago

        Comigo acontece a mesma coisa, mais no meu caso é qualquer distância a partir de 1km mais ou menos
        Alguém pode me ajudar

        Responder
        • Gleicon tadeu says:
          4 anos ago

          Já resolveram? Certa já tive esse problema 2 vezes e na primeira era a bobina, e na outra o TBI…
          Ele não abria a borboleta…
          Tinha que esperar uns 3 minutos com a chave desligada e depois funciona normal…
          As vezes uma limpeza, reprogramação, reparo no chicote ou troca resolvem…
          *Só compartilhando oq ouve comigo

          Responder
          • TIAGO BARBOSA FAUSTINO says:
            4 anos ago

            É é o automático pessoal.
            Assim que ele esquenta o campo magnético não atrai tão forte o atuador.

          • Carlos renato says:
            3 anos ago

            Estou que muito triste gastei 7mil com motor masarranque arranha barulho forte troquei volante motor mas o poblema continua carro nao pode ficar pegando no tranco por favor que pode ser feito

      • Larissa says:
        4 anos ago

        Estou com o mesmo problema, vocês resolveram?

        Responder
      • Davi dos Anjos Rodrigues Pereira says:
        2 anos ago

        Quando o veículo não quer dar partida sempre que ele morre, pode ser algum problema no motor de arranque?

        Responder
    • Alexnader says:
      1 ano ago

      O meu está acontecendo a mesma coisa….vc descobriu o que possa ser isso , por gentileza.

      Responder
  38. celio nardi says:
    4 anos ago

    qd se trata de mecanicas normalmente eles tratam so o maior problema,se no arranque por exemplo e o automatico que esta com a mola cansada trocam so o automatico nao dando importancia para outros problemas que poderiam ser sanadas uma unica vez,exemplo escovas,lubrificacao,bendiz,deixando apresentar um novo problema para o voltar para a oficina de novo gerando novo trastorno novo custo,isso quer aprenderam como ser picaretas e nao em resolver um grande problema para o proprietario,esse e o futuro

    Responder
    • David Santos says:
      6 meses ago

      Boas, tenho um Opel corsa A 1.5 D, o carro depois de quente custava a dar ao arranque, levei o motor de arranque ao eletricista, onde levou bobina e escovas, montei o motor de arranque, não acho muita diferença de como estava antes mas para além disso, depois de quente acendem as luzes laranjas que são( puxada de ar, resistência, e motor) sempre que travo, ao passa em estrada que provoque vibrações mesmo desligado apenas com a ignição ligada e o carro em movimento, já vi todos os fios e não tenho nada estragado, isto só aconteceu após o motor de arranque ser consertado, será que o motor de arranque pode provocar esse mal contato que faz com que me ligue as luzes do quadrante?

      Responder

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