Um dos problemas causados, na maioria das vezes, pela negligência dos motoristas é o motor fundido. Isso porque essa condição indica falhas, principalmente, no quesito manutenção preventiva.
Nesse sentido, a ausência de cuidados como a troca regular de óleo, checagem do sistema de arrefecimento e uso de combustível de qualidade podem pesar bastante no bolso do proprietário do veículo. Há casos em que o reparo do dano chega a custar 50% do valor do carro.
Desse modo, é de grande importância o conhecimento sobre o que fazer e como evitar essa situação, pois, além dos gastos com o conserto do motor, o veículo pode ficar sujeito a desvalorização em uma possível revenda — devido à seriedade do problema.
Você sabe quais medidas adotar ou o que fazer para prevenir essa falha? Continue lendo este post e fique por dentro de tudo sobre o tema!
O que é motor fundido?
A própria expressão motor fundido revela que, nessa situação, determinados componentes atingiram sua temperatura de fusão. Itens como pistão, válvulas, anéis e retentores estão na lista. Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão.
Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento. Assim, quando o motorista tenta dar partida no veículo, o motor não funciona: há apenas um forte barulho de atrito entre as peças metálicas com o som do motor de arranque.
As causas que levam o carro a fundir o motor podem estar relacionada a vários fatores. Conheça os principais, a seguir.
Falta de lubrificação
Esse é um dos principais fatores que causam a fundição do motor. Esse problema pode ser ocasionado pelo baixo nível ou troca irregular do óleo, acarretando o contato direto entre as peças e o aumento de temperatura.
A mistura de óleos de marcas e viscosidades diferentes também contribui para o problema, pois, com o tempo, há a formação de borras, que causam o entupimento do sistema.
Falhas no sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor trabalhando em temperaturas ideais de funcionamento. A falta de fluido, vazamentos ou dano de peças do sistema (válvula termostática, mangueiras, sensor de temperatura, bomba d’água etc.) provocam o superaquecimento do motor e, se não houver a correção imediata, a fundição de seus componentes.
Uso de combustível de má qualidade
Muitos motoristas negligenciam a importância de abastecer o veículo em locais de confiança. O problema é que se a gasolina estiver adulterada haverá a danificação das peças, acarretando não só a fundição do motor, como também o entupimento de bicos injetores e o acúmulo de sujeiras no tanque.
O que fazer nessa situação?
Felizmente, o motor não trava de uma hora para outra. Há sinais que permitem constatar o início do problema, como a ocorrência de pequenos ruídos, aquecimento excessivo da peça e baixo desempenho. Nesses casos, o veículo deve passar imediatamente por uma manutenção, pois, à medida que o conserto for adiado, o prejuízo com reparos ficará cada vez maior.
O último estágio do dano é o travamento do motor. A essa altura, elementos importantes, como anéis, retentores, válvulas, biela e pistão, possivelmente estarão danificados. Caso o veículo do seu cliente se encontre nessa situação, há duas opções: realizar a troca do motor ou fazer a retífica, acompanhada da substituição de algumas peças.
Para realizar a melhor escolha, não basta analisar o quesito economia. Fatores como durabilidade dos reparos ou a gravidade dos danos também devem ser levados em conta na hora da manutenção.
Nesse momento, muitos condutores procuram os meios mais econômicos para solucionarem o problema. Assim, a opção de retífica e troca de peças acaba sendo mais procurada. A desvantagem dessa escolha é a insegurança do serviço e a falta de garantia de um bom funcionamento do motor, pois em muitos casos o carro não permanece com a mesma eficiência que apresentava anteriormente.
Portanto, em muitas situações, a melhor opção é efetuar a troca do motor, pois, mesmo que inicialmente pareça uma escolha menos vantajosa economicamente, esse serviço pode livrar o seu cliente de possíveis dores de cabeça.
Como evitar que o motor chegue a fundir?
Efetue a troca de óleo
Como já dito, o óleo desempenha funções essenciais, pois controla a temperatura e diminui o atrito entre as peças metálicas do motor. Por isso, é de grande importância para não ter um motor fundido, efetuar as trocas periódicas recomendadas pelo fabricante em média, a cada 6 meses.
Substitua os filtros regularmente
Aqui vai outro item que faz parte do esquecimento dos motoristas. Os filtros de ar, óleo e gasolina são responsáveis por reter as impurezas oriundas do ambiente externo. Caso esses componentes não sejam trocados no tempo indicado no manual do proprietário do veículo, o motor pode correr sérios riscos.
Confira o nível do líquido de arrefecimento
Em condições normais, o líquido de arrefecimento permanece por um bom tempo em um mesmo nível no reservatório. Assim, é comum que os proprietários percam o hábito de fazer sua inspeção.
Entretanto, isso pode gerar problemas como vazamentos ou danificação de peças do sistema, que ocasionarão a perda do fluido refrigerante. Caso não haja o reparo imediato, o motor ferverá.
Faça manutenções preventivas
Fazer manutenção preventiva sem dúvidas é a melhor opção para evitar não só a fundição do motor, como também a ocorrência de outros problemas indesejáveis. Por isso, alerte seus clientes a cumprir as revisões regularmente, pois, além de alcançar grande economia, atitudes preventivas aumentam a vida útil do motor do carro.
Podemos afirmar que grande parte dos problemas envolvendo motor fundido é resultado da negligência dos proprietários do veículo ao ignorarem as revisões e os sinais de mau funcionamento do carro. Dessa forma, é muito importante orientá-los sobre a necessidade de cumprir as manutenções programadas.
Ao explicar todos esses aspectos ao seu cliente, você agregará valor ao seu serviço e, consequentemente, a confiança em seu trabalho aumentará.
Gostou deste post? Agora que você já sabe, como resolver o problema do motor fundido. Então, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de mais informações relevantes! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Muinto bom a esplicacao mais .eu queria saber ..c..eu trocando o motor por outro da mesma marca ..c..da algum problema na parte elétrica e comandos eletrônico do carro ?
Olá Artaxerxe, como vai? Mesmo trocando por um motor da mesma marca, podem sim ocorrer problemas em alguns componentes. É altamente recomendável consultar um profissional qualificado, como um mecânico ou eletricista automotivo, que possa avaliar as compatibilidades e realizar as modificações necessárias na parte elétrica durante a substituição do motor. Dessa forma, você terá certeza de que todos os aspectos elétricos foram devidamente tratados e configurados para o novo motor, minimizando problemas e garantindo o bom funcionamento do veículo.
Fizemos limpeza dos bicos injetores e depois de alguns dias o motor fundiu. Pode ter relação?