Não importa se você prefere carros seminovos ou zero quilômetro: fatalmente, em algum momento você terá que levar seu veículo à temida “revisão de carros ” na oficina mecânica!
É fato que a maioria dos motoristas a vê mais como um mal necessário do que qualquer outra coisa. Há quem abandone totalmente a prática depois que o veículo sai da garantia e a obrigação acaba.
Só que isto é um grande erro! Um carro que não é revisado periodicamente pode te render uma séria dor de cabeça – e no bolso. De uma hora para a outra, um problema mecânico que seria totalmente evitável pode aparecer. Neste momento, você terá que escolher entre pagar para resolver ou ficar com o carro parado na garagem!
Além disso, verificar o estado de algumas peças – como os freios – é uma questão de segurança. É um preço baixo a se pagar para evitar uma falha crítica na hora H!
Felizmente, é possível fazer a revisão de carros sem traumas e sem gastar uma fortuna. Confira 7 dicas fundamentais para isto e rode sempre com o seu carro em dia:
1 – Não deixe a revisão para a última hora
Ano após ano, motoristas do Brasil inteiro deixam para revisar o carro na época das férias, logo antes de pegar a estrada.
Por mais que a verificação nesta época faça sentido (afinal, as rodovias brasileiras exigem muito dos veículos), deixar para agendá-la de última hora é um risco. Isto porque os estabelecimentos que fazem revisões normalmente trabalham com uma oferta limitada do serviço, devido à mão de obra e ao espaço físico que o serviço demanda.
Assim, se você deixa para fazer a revisão uma semana antes de viajar, há um grande risco de que você ficará sem ela, especialmente na alta temporada. Marque-a sempre com antecedência!
2 – Seu carro está na garantia? Então leve na rede autorizada
A garantia é algo que ajuda muito os proprietários de veículos: quando um defeito de fábrica é constatado, o reparo é feito sem custo.
Em contrapartida, as montadoras têm uma série de condições para que o seu carro mantenha-se assegurado. Uma delas é fazer revisões periódicas em uma das oficinas autorizadas pela empresa. Por exemplo: veículos da Hyundai devem ser levados à rede autorizada pela marca até a garantia acabar.
O problema é que as revisões nestes locais são sempre mais caras que na concorrência, o que pode deixar o motorista tentado a levar o veículo a outro lugar.
Acontece que esta é uma daquelas situações nas quais o barato sai caro! Caso a montadora constate que a manutenção não foi feita em um estabelecimento autorizado, você perde a cobertura – e o direito aos reparos gratuitos. Não vale a pena o risco!
3 – Não tenha preguiça de pesquisar
Se o seu veículo não está mais na garantia, você tem toda a liberdade para escolher onde fará a revisão mecânica. Use esta vantagem a seu favor: gaste a sola do sapato e pesquise em todas as oficinas que puder!
Procure recomendações de conhecidos (de preferência, que tenham um carro da mesma marca que o seu), bata de porta em porta e visite vários estabelecimentos. Opte pelo que mais te transmitiu confiança e que te ofereceu o melhor custo-benefício, como veremos mais detalhadamente a seguir.
4 – Não procure por um preço baixo, mas por uma boa relação custo-benefício
Nem sempre a revisão de carros são iguais: oficinas diferentes podem oferecer pacotes de serviços distintos, a preços variáveis.
Além disso, cada modelo de carro tem necessidades específicas. Por exemplo: o Hyundai HB20 foi pensado totalmente na realidade das ruas e estrada brasileiras, consequentemente, tem a suspensão mais reforçada que outros modelos. Assim, ela não é uma preocupação tão grande quanto em outros veículos. O manual do seu carro indica quais peças e sistemas merecem mais atenção.
Assim, analise o que cada oficina oferece e cruze os serviços com a necessidade do seu veículo. Do contrário, você pode pagar caro por algo que não é necessário.
5 – Ao procurar uma oficina, peça um orçamento detalhado
Quando se trata de contratos e orçamentos, as letras miúdas importam. E muito!
Além de a lista de serviços incluída na revisão de cada oficina ser distinta, as condições para a realização do serviço podem ser bem diferentes. Por exemplo: um estabelecimento que oferece uma revisão muito barata pode cobrar a parte – e muito caro – pela reposição de uma peça, se necessária. Agora, outra oficina pode ser um pouco mais cara, mas já incluir o valor de certos reparos, quando for preciso realizá-los.
Por isto, não tenha vergonha de pedir um orçamento detalhado e nem preguiça de analisá-lo. Seu bolso agradece!
6 – Conte com um mecânico de confiança
Você trata seu carro como um filho? Então não vai deixá-lo sob a responsabilidade de quem não vai cuidar bem dele, não é?
Portanto, se você encontrar um mecânico de confiança, que preste um bom serviço, de revisão de carros não tenha receio de virar freguês! Faça todas as suas revisões com ele. Se você ficar fiel, pode até conseguir um desconto – além da certeza de que seu veículo está em boas mãos.
7 – Mantenha o carro em bom estado entre as revisões
Há quem abra mão da revisão de carros periódicas temendo os custos extras que podem aparecer junto com um problema mecânico.
Acontece que não existe milagre: um carro que não é bem cuidado apresentará uma série de problemas, mais cedo ou mais tarde, com ou sem revisão.
Assim, para evitar sustos, vale a pena ser proativo e manter o carro em bom estado entre as revisões. Troque o óleo a cada seis meses, não rode de pneus carecas, mantenha o balanceamento em dia e garanta que o filtro do motor está funcionando corretamente. Estas medidas simples protegem o veículo dos impactos do uso cotidiano, reduzindo as chances que você seja pego de surpresa por um problema mecânico inesperado – e que demandaria bastante dinheiro para ser solucionado.
Quem avisa, amigo é! Se você achou este conteúdo útil para realizar uma boa revisão de carros, que tal compartilhá-lo com os seus? Pode ser que alguém esteja precisando desta informação neste exato momento! Conheça também nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube.
Onde fazer um curso de elétrica de carro a diesel?
Olá Miranda! Esse curso você pode fazer aqui na Chiptronic. 😀
Nós trabalhamos tanto com o aprendizado presencial ou online, isso fica pela sua escolha!
Abaixo deixarei um link para você se cadastrar e saber mais sobre esses cursos, ok?
Abraços!
https://contato.site/53b93ae3a5/cursos/cursos-presenciais