Um dos maiores desafios enfrentados por donos de oficina está na negociação de preço no momento de contratar um fornecedor. Manter um bom relacionamento com quem abastece sua empresa é primordial e pode proporcionar diversos benefícios. O principal deles é a redução de custos e a entrega do serviço dentro do prazo para o seu cliente.
É claro que fazer a negociação com fornecedores de oficina não é tão simples, mas algumas dicas podem ajudar a aumentar suas habilidades nessa hora e garantir um faturamento maior. Continue a leitura deste texto e saiba o que fazer para melhorar seu poder de barganha com seus parceiros de negócio.
1. Conheça sua demanda
A primeira regra para quem quer fazer uma boa negociação é saber qual é a real demanda da oficina. É preciso que haja um controle do estoque, com o monitoramento de saída e entrada de todas as mercadorias, as quantidades, os prazos de entrega do fornecedor e os preços dos produtos.
Não é recomendado que peças muito caras (como um motor de carro, por exemplo) sejam compradas sem ser por encomenda de clientes. Contudo, lembre-se de que os itens que têm maior movimentação na oficina não podem faltar nunca para não haver o risco de o seu cliente ir procurar em uma empresa concorrente.
Além desse controle ser útil à administração da sua oficina mecânica, também demonstra ao fornecedor que existe uma gestão responsável e séria, passando uma imagem de saúde financeira e empresarial e transparecendo confiança com quem será feita a negociação.
2. Pesquise o mercado e os preços
Conhecer bem o mercado de atuação otimizará suas transações com o fornecedor. Serão feitas negociações verbais, por isso, esteja preparado para questionar sobre valores e prazos de outros fornecedores e empresas. Vale ressaltar que toda essa negociação tem o objetivo de conseguir um preço justo para você e seu fornecedor, de forma que ajude em uma relação saudável e duradoura.
3. Seja transparente
Mantenha políticas claras com o seu fornecedor. É importante ser transparente a respeito das quantidades que você vai comprar, da qualidade dos produtos oferecidos, se as mercadorias serão revendidas da forma que foram compradas ou se serão utilizadas em um serviço que será prestado e ainda esclarecer sobre as condições de compra que você poderá assumir.
É dessa maneira que seu fornecedor conseguirá atender a sua oficina da melhor forma, pois provavelmente ele já tem experiência suficiente no ramo para indicar a você quais são as melhores estratégias para manter seu negócio abastecido sem comprometer o faturamento empresarial.
4. Faça parcerias
A concorrência no mercado está a cada dia mais acirrada. As empresas que têm bons relacionamentos com seus fornecedores acabam formando parcerias fiéis e conquistam negociações que vão além das expectativas, conseguindo bons preços para suas mercadorias e prazos adequados para pagamento.
Por exemplo, você certamente já sabe que quanto maior a quantidade de produtos comprados, maior será o desconto dado pelo fornecedor, certo? Entretanto, donos de negócios de pequeno ou médio porte podem ficar receosos em adquirir grandes quantidades e por isso optam por quantidades menores, ainda que isso leve ao aumento no valor final do produto.
É esse cenário que mostra o quanto uma colaboração pode ser proveitosa. Se o seu fornecedor considerar a sua parceria importante e perceber que você pode ser fiel comprando apenas com ele, isso mudará de vez as suas negociações e aumentará o seu poder de competitividade no mercado.
Afinal, talvez você ainda não possa fazer uma compra mensal grande, mas se calcular todas as mercadorias que precisará adquirir no decorrer no ano, com certeza vai ganhar um bom desconto, além de outras vantagens.
5. Utilize softwares para oficinas
Toda empresa pode se beneficiar com o avanço da tecnologia. Aquelas que não acompanham esse desenvolvimento correm o risco de ficar de fora do mercado e perder seus clientes para a concorrência.
Muitos softwares, gratuitos e pagos, podem auxiliar na administração e controle do estoque ao incluir códigos localizadores de produtos com data de entrada, validade, nome do fornecedor e outras informações que o gestor julgar necessárias. Assim, o mundo digital deixará muito mais fácil o acesso aos ativos e ao fluxo de entrada e saída da oficina.
6. Invista no seu aperfeiçoamento
Não fique parado! Para conseguir boas parcerias, conhecer bem o mercado e aumentar o seu faturamento por meio de uma boa negociação com fornecedores de oficina, é preciso procurar atualizações sobre as ferramentas e novas práticas do setor, independentemente da função exercida dentro da oficina.
Lembre-se de que as mudanças são frequentes e ocorrem em alta velocidade. Além disso, para manter a qualidade do serviço é preciso estar muito atento. Quando falamos de uma oficina, essas transformações são ainda mais decisivas, afinal os carros e motos têm sido produzidos com tecnologia automotiva de ponta.
O mesmo entendimento você deve aplicar aos seus fornecedores. Dê preferência àqueles que se mantêm atualizados quanto aos anseios do mercado, pois eles podem levar até você novas peças e produtos com a melhor qualidade e o menor custo. É assim que a sua oficina vai se destacar das demais.
7. Faça negociações sérias
O que é fundamental para manter um bom relacionamento com os fornecedores é a imagem da sua empresa. Oficinas que não mantêm os pagamentos em dia ou que ficam pulando de fornecedor para fornecedor certamente não passam uma boa imagem.
Preservar o seu nome e o nome da sua empresa demonstra a seriedade com que você mantém os seus relacionamentos profissionais e vai ajudar a conseguir as melhores oportunidades com fornecedores.
São os detalhes que fazem toda a diferença em negociações de sucesso. Procure colocar as dicas que você aprendeu aqui em prática e mantenha boas relações com seus parceiros, assim verá que a negociação com fornecedores de oficina pode oferecer muito mais benefícios. Apenas não se esqueça de que um bom atendimento e a qualidade dos produtos fornecidos devem vir sempre em primeiro lugar.
Se você gostou das dicas deste post, leia também sobre a importância da gestão de fornecedores no seu dia a dia!