O setor de reparação automotiva não para de crescer. Apesar do esfriamento da economia nos últimos anos, novos estabelecimentos continuaram sendo abertos por todo o país. Nesse cenário, investir em ferramentas e serviços de oficina mecânica é uma boa estratégia para manter e conquistar novos clientes.
Se por um lado a quantidade de profissionais que abriram seu negócio próprio foi grande, por outro, nem todos se prepararam o suficiente. Assim, uma forma de se destacar é melhorando a eficiência dos seus serviços e do seu atendimento, oferecendo variedade, agilidade e preços mais baixos mas sem perder a qualidade.
Além disso, fazer a administração correta de suas ferramentas e serviços é fundamental para alcançar essas metas. Logo, conhecer as demandas do seu público e a melhor forma de atendê-las faz toda a diferença em seu desempenho.
Para isso, contar com as melhores ferramentas do mercado e prestar os principais serviços se torna essencial. Portanto, continue a leitura para conhecer nossas dicas sobre quais itens sua oficina precisa ter e veja os benefícios que eles costumam trazer para o seu estabelecimento.
Vantagens de investir em ferramentas para oficina mecânica
Donos de veículos — carros de passeio, utilitários, comerciais, motocicletas etc. — se preocupam bastante com a qualidade dos serviços de manutenção e reparos automotivos. Afinal, ela influencia diretamente sua segurança no trânsito e os gastos com consumo de combustível e peças de reposição.
Além disso, na maioria dos casos, quem vai a um mecânico não pode ficar sem o veículo por muito tempo, pois depende dele para trabalhar ou executar tarefas do dia a dia. Por tudo isso, aspectos como rapidez, preços justos, eficiência e precisão fidelizam os clientes e os transformam em divulgadores voluntários do seu estabelecimento — uma vez que o indicarão para conhecidos e parentes.
Assim, investir em um ferramental moderno, variado e de qualidade é a atitude que falta para que a sua oficina se destaque e se consolide no mercado. Abaixo, veja quais são as principais vantagens trazidas por esse investimento para o seu negócio e também para os seus clientes.
Menor tempo de ocupação
Uma das limitações para o aumento do faturamento dos serviços de uma oficina mecânica é o espaço físico que você tem disponível. Geralmente, há apenas duas opções para otimizá-lo. A primeira envolve reorganizá-lo, mudando os equipamentos de lugar para que ocupem uma área menor — contudo, muitas vezes, isso não é muito eficaz.
Já a segunda é tornar os serviços mais ágeis, reduzindo o tempo que os veículos permanecem em manutenção. No fim das contas, isso costuma dar muito mais espaço disponível. Afinal, mesmo que a oficina seja reorganizada, não faz muita diferença se tudo ainda estiver ocupado.
Para isso, ter o ferramental certo, que seja o mais eficiente para cada tipo de serviço realizado, é crucial. Afinal, ele permite que as atividades sejam executadas com mais rapidez e precisão, diminuindo tanto o tempo de ocupação ininterrupto quanto a taxa de retrabalho.
Custos otimizados
Por reduzirem o tempo necessário para a finalização de uma manutenção, as ferramentas certas também acabam diminuindo o valor dos custos por serviço. Isso acontece porque, ao aumentar o fluxo de veículos, as despesas fixas como aluguel, impostos, folha de pagamento e, em certa medida, energia elétrica e conservação de equipamentos são diluídas nos preços.
Com isso, torna-se possível cobrar valores mais baixos ou aumentar sua margem de lucro sem perder a qualidade dos serviços nem ter que cobrar mais caro do seu público. Ótimo para seu orçamento e para a imagem do seu negócio!
Menos retrabalho
Outro fator que ajuda a reduzir os custos dos serviços é a menor necessidade de retrabalho. Com manutenções e diagnósticos mais precisos, a probabilidade de erros, falhas de instalação ou quebras por manuseio incorreto passa a ser mais baixa.
Além de diminuir as despesas da oficina, isso também aumenta a satisfação dos clientes. Afinal, ter que levar o carro na oficina novamente, logo após uma manutenção, sempre passa uma impressão ruim para o público. A última coisa que você quer é criar uma má reputação na área em que atua.
Maior segurança
A segurança dos consertos e das manutenções preventivas realizadas no seu estabelecimento se torna maior, fazendo com que ele seja mais confiável aos olhos dos donos dos veículos. Além disso, você poderá evitar problemas de saúde e riscos de acidentes com seus mecânicos. Custa muito mais ficar sem um membro da sua equipe do que investir em uma ferramenta para aumentar a segurança dentro da sua oficina.
Serviços variados e complexos
Conforme você adquire ferramentas mais variadas e especializadas para certos trabalhos, mais complexos e diversificados são os serviços oferecidos na sua oficina. Consequentemente, aumenta o mercado que pode ser atendido, elevando o fluxo de clientes. Além disso, por disponibilizar serviços mais completos, é possível fidelizar os motoristas com mais facilidade.
Portanto, a compra de ferramentas especiais, longe de ser um gasto, é um investimento com retorno certo para melhorar a qualidade dos serviços de oficina mecânica que você oferece. Nesse sentido, se está considerando incrementar seu negócio com os equipamentos ideais, confira nossas dicas no próximo tópico!
6 ferramentas e kits para adquirir e se destacar da concorrência
Como vimos acima, ter um ferramental variado e de qualidade pode ser um grande diferencial para conquistar mais clientes, mantê-los e fidelizá-los. Por isso, a seguir, apresentaremos algumas dicas de kits e ferramentas que sua oficina precisa ter para se destacar da concorrência.
1. Kit soquetes para troca de filtro de óleo
Que mecânico nunca teve dificuldades em retirar um filtro de óleo velho e instalar o novo, não é mesmo? Afinal, alguns modelos de carros e veículos pesados não facilitam o trabalho.
O kit de soquetes para troca de filtro de óleo auxilia para que a substituição desses componentes seja muito mais simples. Ele permite que o manuseio seja feito sem a necessidade de abraçadeiras, tornando o acesso mais fácil.
2. Ferramenta para manutenção do eixo de comando de válvulas
A manutenção do eixo de comando de válvulas é um dos itens mais importantes para a conservação do motor, fazendo com que seus componentes trabalhem ordenadamente. Além disso, contribui para melhorar o rendimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.
Para tanto, o uso de ferramentas específicas para retirada, instalação, alinhamento e temporização do eixo de comando de válvulas é essencial para um serviço mais rápido, preciso e seguro.
3. Estação de retrabalho para SMD
Oferecer a seus clientes o reparo de componentes eletrônicos dos veículos está se tornando algo primordial para oficinas mecânicas de sucesso. Isso porque, cada vez mais, as montadoras estão incorporando novas tecnologias a seus automóveis.
Portanto, ter uma estação de retrabalho para reparos em placas SMD e capacitar os funcionários para trabalhar com elas é quase uma obrigação.
4. Multímetro digital automotivo
Por esse mesmo motivo, uma oficina mecânica moderna não pode deixar de ter um multímetro automotivo confiável e preciso. Ele é importante para realizar testes de corrente elétrica, de carga e de tensão nos circuitos dos veículos.
5. Manômetro para teste de compressão
Outro equipamento que faz a diferença nos serviços prestados por sua oficina é um manômetro para testes de compressão dos cilindros e de pressão dos fluidos nos sistemas de freio, arrefecimento e combustível, por exemplo.
6. Aparelho para teste de bateria com impressora
A bateria é fundamental para o funcionamento de um veículo, seja para o acionamento do motor de partida elétrico, seja para manter os equipamentos eletrônicos e acessórios funcionando corretamente. Para que a revisão desse componente possa ser realizada com precisão, ter um aparelho de teste específico é indispensável.
Alguns serviços de oficina mecânica essenciais
Como mencionamos, além de pensar nas ferramentas, também é importante levar em conta os serviços nos quais elas serão aplicadas. Apenas assim você terá como elevar seu desempenho e melhorar a gestão do seu estabelecimento.
Incluir os trabalhos certos em seu repertório dará uma grande vantagem tanto na hora de adquirir mais clientes quanto de fidelizá-los. Na sequência, veja alguns dos serviços mais importantes para incluir em sua oficina mecânica.
Reparos automotivos
Parece bem redundante dizer isso, mas toda oficina precisa prestar algum serviço de reparo para veículos danificados. Isso inclui principalmente a substituição de peças que apresentam algum defeito, seja por tempo de uso ou por causa de algum acidente. É muito difícil encontrar um carro que nunca tenha passado por alguma colisão ou não tenha, ao menos, sido arranhado.
Por serem problemas bem comuns para todos os motoristas, essa também é a área que mais proporciona serviço. Sendo assim, você deve ter sempre uma boa estrutura para realizar tais reparos. Se possível, com a possibilidade de lidar com múltiplos clientes ao mesmo tempo. Isso dará uma boa vantagem na hora de atender à demanda do público.
Troca de óleo
Outro serviço muito solicitado por todos os motoristas é a troca de óleo do carro — um procedimento bastante simples, mas que ainda exige algum cuidado para ser bem executado. Por ser um elemento fundamental para a lubrificação das peças e para o melhor funcionamento interno do veículo, não é surpresa que os motoristas fiquem sempre atentos à sua troca.
O intervalo entre as trocas varia bastante, mas ocorre, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros circulados. Normalmente, você deve verificar o óleo durante toda visita, já que é um processo bem rápido e barato. Isso costuma ser visto com bons olhos pelos seus clientes, o que melhora a imagem da sua oficina.
Manutenção preventiva
Um dos serviços de oficina mecânica menos solicitados, mas que você deve sempre incluir em qualquer estabelecimento do tipo, é a prestação de manutenção preventiva. Como o nome já diz, esses são os reparos que você executa antes dos acidentes e defeitos. Aqueles que, em muitas situações, ajudam a minimizar possíveis riscos.
Esse é o caso da verificação de peças, velas, pneus, entre outros componentes que precisam estar sempre em boas condições para evitar certos problemas — principalmente colisões e defeitos no motor durante as viagens. Esse trabalho demora um pouco mais do que apenas verificar o óleo, mas é importante recomendá-lo aos seus clientes de vez em quando. Afinal, é melhor realizar reparos preventivos do que lidar com um acidente.
Revenda de peças
Alguns motoristas preferem fazer as próprias modificações e reparos em vez de deixar outra pessoa dar conta desse trabalho. Porém, eles também precisam de um lugar para adquirir essas peças antes de começarem. Nesses casos, ainda há oportunidade para você prestar alguma assistência por meio da revenda de peças automotivas.
E tal revenda não se limita apenas a peças internas. Você também pode contar com um estoque de acessórios para carros, óleos lubrificantes e especialmente pneus, na medida em que esses são alguns dos produtos com maior taxa de troca para todos os motoristas. Se você puder facilitar o acesso do público a esses itens, certamente terá uma boa rentabilidade.
Alinhamento e balanceamento
Por fim, mas não menos importante, o bom alinhamento das rodas e o melhor balanceamento dos pneus são fatores muito importantes para garantir uma viagem mais segura e confortável em qualquer veículo. Seja ele um caminhão, um carro ou até mesmo uma motocicleta. Sem esse procedimento, fica mais difícil para o motorista conduzir o veículo em questão.
Em geral, o alinhamento e o balanceamento devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros, pelo menos. Além disso, é importante realizar ambos os procedimentos após a troca dos pneus ou qualquer manutenção nas rodas, caso contrário, o carro pode trepidar muito durante uma viagem. Por ser um serviço periódico, ele representa uma boa rentabilidade para seu negócio com alguma consistência.
Acima de tudo, busque variedade
Tanto em ferramentas quanto em serviços de oficina mecânica, é relevante diversificar seu trabalho para atingir um público maior. A concorrência no setor tende a crescer cada vez mais, o que aumenta a necessidade de se diferenciar e atender um grupo maior de clientes ao longo do tempo.
Sendo assim, vale a pena adotar novas ferramentas para construir um diferencial competitivo em seu negócio, além de incluir mais serviços que seu público possa precisar. Logo você verá como é interessante expandir um pouco sua empresa para otimizar sua lucratividade.
Encontrando os fornecedores certos para esses produtos, você já estará um passo à frente da sua concorrência. E se tiver dificuldades para prestar alguns serviços, sempre é possível buscar cursos e treinamentos que capacitem melhor você e sua equipe.
Neste post, pudemos ver como investir em ferramentas e serviços de oficina mecânica pode aumentar seu faturamento e melhorar suas margens de lucro ao oferecer serviços mais precisos, variados e eficientes. Dessa forma, fica mais fácil se destacar da concorrência, conquistando e fidelizando mais clientes.
Gostou das nossas dicas? Está interessado em conhecer mais ferramentas especiais para manutenções automotivas e como prestar um melhor serviço com elas? Então, entre em contato com a Chiptronic Store e saiba mais sobre todas as opções que temos para o seu negócio!
Gostaria de saber a onde é a fábrica de vocês
Gostaria de comprar ferramentas para revender.
Olá Luis, tudo bem? A Chiptronic fica localizada na cidade de Piraju/SP, eu irei te passar o número do nosso contato especializado para que você possa tirar todas as suas dúvidas! basta clicar no link a seguir ➡️ https://wa.link/iyde4a
Gostaria de receber mais orientação
Olá Elvis, tudo bem? Iremos te enviar mais informações através de seu e-mail. Um grande abraço de toda a aquipe Chiptronic!
Ola pretendo abrir minha propia oficina…. Tenho 25 anos de experiência entre multimarcas e autorizadas hyundai hmb… E Mitsubishi/suzuki… Gostaria de dicas e sugestões!
Olá Alexandre, tudo bem? Ficamos muito felizes com seu feedback e história, desejamos a você muito sucesso! E iremos enviar mais dicas e sugestões para você sim, um abraço amigo! 😀