Um problema no sistema elétrico de um veículo pode comprometer a injeção eletrônica, queimar componentes, fazer o motor parar e, em casos extremos, começar um incêndio. Assim, saber como verificar fusíveis e como trocá-los permite à oficina oferecer revisões mais completas, que aumentam a satisfação e a segurança dos clientes.
Afinal, os fusíveis são essenciais para a proteção das partes elétricas e eletrônicas automotivas. Por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados em sua manutenção, além de ser interessante sempre prevenir as falhas no sistema, alertando os proprietários sobre os riscos de uma troca mal feita.
Pensando nisso, preparamos este post com as informações necessárias para você entender o funcionamento dos fusíveis e um passo a passo para verificá-los e substituí-los. Confira!
Para que serve e como funciona um fusível automotivo?
O fusível é o responsável por interromper o fluxo de eletricidade para cabos, terminais e, principalmente, para equipamentos elétricos e eletrônicos de um veículo quando há sobrecarga.
Assim, sua função é queimar. Ou seja, é uma peça que existe apenas para se romper antes que a carga elétrica, em uma situação anormal de pico, chegue aos componentes eletroeletrônicos. Por isso, tem limites diferentes de corrente elétrica, correspondentes à tolerância dos equipamentos e peças aos quais está dando proteção.
Dessa maneira, se um ou mais fusíveis queimam constantemente, não é uma atitude segura trocá-los por outros de capacidade maior. Afinal, seu rompimento é o primeiro sinal de que algo está errado no sistema elétrico, provocando os excessos de carga.
Colocar um fusível mais potente apenas permitirá que o pico passe e chegue aos equipamentos e componentes elétricos. Portanto, ao não querer gastar uns poucos trocados e parar o veículo para uma revisão, o cliente acabará com uma despesa mais cara e ficará sem o automóvel por mais tempo, pois o conserto será mais complexo.
Mas o que causa essas sobrecargas que colocam em risco o sistema elétrico de um automóvel? Falaremos sobre isso no tópico seguinte.
Quais os motivos das sobrecargas e curtos-circuitos em veículos?
As sobrecargas são excessos de carga elétrica, seja por aumento da tensão ou da corrente, em um determinado circuito. Ou seja, quando ela é maior do que aquela que os componentes elétricos, inclusive cabos e terminais, são capazes de suportar, ocorrem:
- queima de aparelhos e outros componentes;
- derretimento de isolamentos;
- curtos-circuitos.
Assim, as sobrecargas são ocasionadas por picos oriundos tanto de falhas na alimentação — que levam ao fornecimento em excesso — quanto de demandas acima do suportável pelos componentes.
Este último caso é o mais comum em veículos e ocorre, principalmente, por conta de instalações irregulares de aparelhos eletrônicos, feitas sem o correto dimensionamento do sistema, ou por defeitos que causam fugas de energia no distribuidor, nos cabos e nas velas, resultando em curtos-circuitos.
Portanto, para evitar as sobrecargas, é preciso fazer revisões periódicas na parte elétrica do automóvel, conferindo o estado de conservação das peças e equipamentos. Além disso, as instalações de aparelhos devem ser conferidas e, antes de tudo, realizadas por profissionais capacitados, sempre seguindo um projeto elétrico que suporte o consumo extra.
Ficou claro, então, que as manutenções preventivas são a melhor forma de evitar danos à eletrônica embarcada e aos componentes elétricos de um veículo. Quer saber como fazê-las corretamente? A seguir, mostraremos um passo a passo. Não deixe de ler!
Como verificar fusíveis em automóveis?
Como vimos, os fusíveis são essenciais para evitar problemas elétricos causados por sobrecargas, evitando que os componentes e aparelhos queimem. Além disso, outros danos também podem acontecer, como o derretimento dos materiais isolantes de cabos e terminais e princípios de incêndio, ao superaquecer produtos inflamáveis.
Assim, para evitar prejuízos maiores e manter a segurança do veículo, veja abaixo como os fusíveis devem ser verificados e trocados para que mantenham sua eficiência.
Preste atenção aos sinais
Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.
Porém, não é correto substitui-lo por outro de maior capacidade, ainda que ele queime regularmente. Caso isso esteja acontecendo, existem outros problemas que estão provocando a sobrecarga e que precisam ser identificados.
Abra a caixa de fusíveis
Para encontrar a caixa de fusíveis, basta utilizar o manual do veículo. Nele, a montadora indica onde está localizado esse compartimento e detalha quais são os aparelhos e subsistemas guarnecidos por cada fusível.
Na tampa da caixa, também é possível encontrar o esquema elétrico do automóvel, informando o número, a posição e a função de cada um desses componentes.
Verifique o fusível correspondente
Não é incomum descobrir qual fusível está queimado logo ao olhar para ele, pois, nesse estado, apresenta carbonização e até deformação da capa plástica. Mas há situações em que é difícil perceber a diferença.
Assim, para verificar com precisão a condição do fusível e saber se está íntegro ou não, utilize um voltímetro ou um multímetro. Confira, também, se todos eles estão encaixados corretamente. Em alguns casos, é possível que o problema esteja sendo causado apenas pelo mau contato.
Lembre-se sempre de utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) ao mexer no sistema elétrico de um veículo.
Confira o manual do proprietário
Em seguida, siga as instruções do manual do proprietário quanto ao tipo de fusível que deve ser usado na troca. Sempre utilize o indicado pela montadora para aquela posição específica, a menos que o veículo tenha sofrido modificações ou que equipamentos eletrônicos não previstos originalmente para o modelo tenham sido instalados.
Confira, ainda, se as cores dos fusíveis são as mesmas que as descritas no manual. Afinal, elas representam as capacidades máximas de corrente elétrica — ou amperagem — das peças.
Os fusíveis automotivos mais utilizados são classificados com as seguintes cores de acordo com sua amperagem:
- 3A: violeta;
- 4A: rosa;
- 5A: caramelo;
- 7,5A: marrom;
- 10A: vermelho;
- 15A: azul;
- 20A: amarelo;
- 25A: natural ou transparente;
- 30A: verde;
- 35A: azul-claro;
- 40A: laranja.
Troque o fusível queimado
Para efetuar as trocas de maneira correta e segura, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, desligue o circuito correspondente ao fusível que será trocado. Depois, para não correr o risco de danificar o conjunto, utilize uma pinça extratora específica. Por fim, sempre encaixe, primeiro, o lado da carga e, só depois, o da alimentação, se for o caso.
Teste o sistema eletrônico
Finalmente, utilize um scanner automotivo para efetuar testes nos sensores e atuadores da injeção eletrônica e de outros sistemas automatizados para conferir se todos os componentes estão funcionando corretamente, sem apresentar falhas.
Como pudemos ver, saber como verificar fusíveis é importante para uma manutenção completa dos veículos, evitando que problemas no sistema elétrico causem prejuízos maiores aos proprietários. Assim, por protegerem aparelhos eletrônicos e outros componentes de sobrecargas, os fusíveis devem ser tratados com cuidado e jamais trocados sem o redimensionamento de todo o circuito.
Nossas informações foram úteis para você? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus clientes e parceiros a entender a importância dos cuidados profissionais para os veículos!
OLA MUITO BOA NOITE…SE HOUVER A POSSIBILDADE POR APOIO NO AUTOMOVEL AGILE 1.4 , PROBLEMA BOMBA DE GASOLINA…SOU PARTICULAR .
OS FATOS,,,,TESTEI OS TELES E TODOS ESTAO ATRACANDO E O BIP DE MULTIMETRO CONEFERE.
2… TROQUEI OS FUZIVEIS DA BOMBA TANTAR DA PATIDA A FRIO E O BOMBA,,,
3. LIGANDO A CHAvE O MOTOR DA BOMBA NAO GIRA E FAZENDO O TESTE FORA DO TANQUE NUMA BANDADA
O MOTOR GIRA LIGADO DIRETO NA BATERIA 12 V…
4. FUI ATE O CHICOTE E DESCAQUEI O NEGATIVO E POSITIVO E NAO MANDA OS 12 V,,,,
5..NAO SEI MAIS Q QUE QUE FAZER…HA UM MES FOI TROCADO POR COMPLETO OS ESCAPAMENTO.
6..NAO SEI COMO VER SE O FIO POR UM TODO DO CHICOTE PERCORRE PARA SABER SE NAO ESTA QUEBRADO OU CAIXA DE FUZIVEL PODE ESTAR COM PROBLEMAS.
CERTO DE VOSSO APRECO E COMPREENSAO, SUBSCREVO ME
NAO SOU ELETRECISTA MAS COM AJUDA DA INERNET FIZ TODOS ESSES PROCEDMENTOS..
SE ALGUEM PODER ME AJUDAR, POR UM APOIO FICO MUITO AGRADECIDO,,
Coloquei um fusível de amperagem maior no lugar da de menor quase meu carro pegou fogo no painel todo ainda bem deu tempo de desligar a bateria
Não fiquei satisfeito porque não foi possível encontrar a resposta que eu queria.
A pergunta é se um fusível fundido é uma avaria ou não.
Acho que não serviu ptá nada as explicações, pois muitas vezes olhamos os fusíveis e eles estão intactos e o defeito continua. Inyrressante seria ensinar genericamente. Ex. 5 amperes é para setas e pisca-pisca, 15A é para farol alto, 4A para rádio, etc…e tal. Seria ideal que os fusíveos fossem maiores e que neles estivesse escrito para qual componente serve. Mas como não tem essa facilidade é bom sempre carregar uma lampada de teste e ir testando cada fusível. Aquela tampa onde está dedcrito os componente é uma das coisas mais mal feitas que mal dá prá entender alguma coisa.
Muito bom este assunto gostei muito obrigado amo muito elétrica automotivo,
Olá Janio! Ficamos felizes em te ajudar, amigo! 😀