Acidentes de trabalho e lesões no horário de serviço já foram problemas muito comuns há algum tempo. Em décadas passadas, não era raro que pessoas se afastassem por longos períodos de suas funções por causa desse tipo de situação. Por isso mesmo, as próprias empresas e leis foram se adaptando para trazer mais segurança no dia a dia do funcionário.
Dentro desse contexto, o EPI (Equipamento de Proteção Individual) foi um grande avanço, especialmente em tipos de trabalho que podem gerar situações de risco — como indústrias, fábricas, canteiros de obras e até oficinas mecânicas. Entenda agora por que o uso de EPIs é fundamental em oficinas:
O que diz a lei?
A legislação tem um papel preponderante na segurança do trabalho e, consequentemente, no uso de EPIs em oficinas. O Ministério do Trabalho e as leis que estão em vigor exigem que esse tipo de empreendimento forneça não só o material de proteção, mas também treinamento para os seus funcionários utilizarem corretamente os equipamentos. Quem não seguir essas regras estará sujeito a multas pesadas, além de correr o risco de sofrer processos por parte dos colaboradores.
O uso do equipamento de proteção é regulado por uma norma técnica denominada NR 6, que estabelece que o EPI seja fornecido gratuitamente aos trabalhadores para o desempenho de suas funções dentro da oficina. Além disso, é função dos gestores ou supervisores garantir que os funcionários façam o uso adequado durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as resoluções da organização.
Caso haja perdas ou danos ao EPI, também é função da oficina providenciar a imediata substituição, pois nenhuma pessoa pode ficar sob risco em nenhum momento do serviço. O uso adequado e responsável do equipamento evita problemas para todas as partes envolvidas, além de garantir que as atividades sejam cumpridas com mais segurança.
Como isso funciona na oficina?
A legislação faz várias recomendações para o uso de EPIs em oficinas. Ela dispõe sobre itens básicos, que vão desde a iluminação, passando pelo layout do local (que deve conter as sinalizações necessárias), equipamentos coletivos (EPC) e individuais de proteção (EPI).
O layout também é importante para a segurança no dia a dia do funcionário, pois quando há uma sequência lógica no ambiente, o tempo de trabalho é reduzido e o risco de acidentes é muito menor, afinal os funcionários não precisam ficar circulando desnecessariamente pelo local. O ambiente deve necessariamente ser estruturado para resguardar a integridade de quem está ali. Áreas específicas para certas tarefas, bancadas para proteger a coluna dos funcionários e cavaletes são boas ideias.
Em caso de acidente, a oficina também precisa contar com uma caixa de primeiros socorros com itens básicos como antissépticos, esparadrapos, algodão, band aids, etc. Mas nada de medicamentos! A não ser que tenha um médico do trabalho no local, a empresa não pode prescrever ou fornecer remédios para os funcionários.
Manutenção preventiva
Além de tudo isso, a manutenção preventiva das instalações também precisa ser feita regularmente: substituir lâmpadas queimadas, verificar o estado da parte elétrica, limpeza do ambiente de trabalho, checagem do maquinário, instalação de ventiladores onde for necessário e manutenção de portas e acessos livres.
A obrigação dos funcionários
Não é apenas o empregador que precisa ter atenção ao uso do EPI em oficinas, os empregados têm que compreender o seu papel. E é uma questão de conscientização: os colaboradores que descuidam do uso do equipamento de proteção, apesar de tê-los recebido, devem receber uma advertência da administração. Além disso, os colaboradores precisam assinar um documento que comprove que receberam o EPI e o treinamento para uso, pois isso resguarda o empreendimento de futuros processos.
Compreendeu melhor por que o EPI em oficinas é indispensável para segurança no dia a dia do funcionário? Se você gostou do artigo, não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo de qualidade em primeira mão!
Em ouve uma ocorrência que me deixou com duvida … Uma oficina pegou minha moto pra consertar e pra entregar o cara trouxe rodando e a PRF apreendeu a minha moto tem lei q obriga o uso de site car o transporte para entrega do veículo?
Ola sou técnico de segurança em auto center,se puder me mandar algumas dicas de sinalização e NR ,s obrigatórias da área agradeço.
Olá, meu nome é ANA , trabalho em uma oficina, como aux. adm. , e vou começar meu curso em tecnico segurança do trabalho, e gostariia de receber dica de organização em oficina mecanica . A empresa também tem um segmento em metalurgica, onde há mais números de funcionários.
E creio o maior risco de acidentes.