Existe uma velha máxima do universo corporativo que diz que a maior riqueza de uma empresa são seus funcionários. São eles os responsáveis pelo andamento dos fluxos de trabalho e, por consequência, são protagonistas do sucesso de uma corporação. Apesar dessa importância, essa riqueza não nasce totalmente preparada. Por mais que existam funcionários exemplares e competentes, o treinamento é algo necessário em qualquer empresa que queira melhorar seus resultados. E com as oficinas mecânicas não é diferente. A equipe também precisa se atualizar, principalmente para acompanhar a evolução tecnológica da indústria automotiva.
Confira algumas dicas para treinar os seus funcionários e melhorar o atendimento aos clientes na sua oficina mecânica!
Desenvolva lideranças
Um bom gestor sabe que ter colaboradores treinados em competências de liderança auxilia muito na organização dos processos dentro da oficina. Invista na formação de líderes de equipes, pessoas responsáveis por setores e que sejam capazes de resolver demandas localizadas, sem precisar que todo o assunto tenha que ser decidido pela gerência.
Ter líderes setoriais é uma ótima estratégia para compreender a necessidade de cada equipe e entender como melhorar o desenvolvimento de cada uma delas. Mas fique atento às escolhas: o líder não é simplesmente alguém que tenha autoridade, ele deve ser capacitado para entender todo o processo do seu departamento e diagnosticar problemas.
Esclareça os processos
Treine suas equipes e deixe acessível a todos os funcionários as informações sobre os processos e fluxos de produção de cada área da oficina. Isso facilita a compreensão e descomplica a tomada de decisões em caso de eventuais desafios. Um funcionário preparado consegue reconhecer rapidamente qual a melhor solução para cada demanda e isso só é possível a partir do momento em que ele domina o funcionamento do seu setor.
Missão, visão e valores
Estes três princípios guiam o funcionamento de qualquer negócio e devem ser de conhecimento de todos. Saber qual a missão da empresa norteia o treinamento, compreender a visão e os valores auxilia na criação de uma cultura corporativa dentro da oficina e tudo isso resulta em funcionários que trabalham de acordo com os objetivos traçados pela gerência.
Comunicação é tudo
A falta de comunicação pode colocar todo um projeto à deriva. É preciso estimular a expressão dos funcionários e o diálogo como a melhor forma de resolver os problemas do cotidiano. Isso também é treinamento, afinal, nem tudo se reduz a capacitar funcionários para exercer suas funções primárias. Escolha pessoas que saibam se expressar, que prezem pelas boas relações de trabalho e que respeitem os valores e a cultura da sua oficina.
Princípio da continuidade
Finalizar uma etapa de treinamento não significa que o processo de aprendizagem esteja concluído. A continuidade é importante para fixar o que foi treinado, evitar perda do conteúdo ou estagnação. Seres humanos estão sempre em evolução, por isso não pare de treinar os seus funcionários e aprimorar as qualidades do seu atendimento!
Investir nos colaboradores da sua oficina é uma ótima maneira de alavancar os resultados e aprimorar o ambiente de trabalho. Aposte nos treinamentos e compare a evolução! Lembre-se também de que um bom gestor se identifica com os colaboradores e reconhece todos os processos que ocorrem em seu negócio, portanto, não deixe você também de se atualizar.
Está pensando em aperfeiçoar o conhecimento da sua equipe? Já aplicou algum treinamento antes? Deixe um comentário e conte para nós as suas experiências ou dúvidas sobre o assunto!
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Um abraço da Equipe Chiptronic!