Dentre os fatores que preocupam os donos de oficinas mecânicas, um se destaca: sazonalidade na oficina. Isso significa a variação da quantidade de clientes que procuram os serviços durante as diferentes épocas do ano.
Esse fato ocorre devido a diversos fatores como: a estação do ano, proximidade com feriados e datas comemorativas, dentre outros. É fundamental que o proprietário estabeleça estratégias para lidar com essa variação da procura pelos seus serviços e garanta lucros durante todo o período de trabalho.
Ficou interessado em saber quais são as medidas que podem ser adotadas para lidar com a sazonalidade na oficina? Então, que tal continuar a leitura? Vamos demonstrar algumas táticas!
Planeje a gestão de acordo com datas
Um dos primeiros pontos que precisam ser entendidos pelo proprietário no que corresponde à sazonalidade na oficina são os períodos em que a procura pelos serviços é observada de maneira mais destacada.
Um exemplo é o intervalo entre os meses de novembro e janeiro. Esse período compreende as festas de final do ano, os recessos escolares e de diversos setores da economia. Nessas datas, as pessoas costumam viajar com seus carros para outras cidades e têm que fazer revisões, trocar óleo, pneus etc.
O proprietário de uma oficina mecânica deve estar pronto para trabalhar muito e com qualidade diante dessa demanda. Desse modo, ele garante lucros e consegue se organizar para ciclos de menor movimento e, além disso, pode atuar na fidelização de clientes, que procurarão os serviços devido à qualidade oferecida.
Preveja o estoque
Gerenciar bem o estoque da sua empresa está totalmente ligado a um fator: sazonalidade na oficina. Adquirir produtos de acordo com a demanda e as tendências do público evitará que você desperdice seu dinheiro com objetos e peças que ficarão encalhados nas prateleiras. Além disso, não permitirá que você deixe de fazer algum serviço por não ter o componente que o cliente precisa naquele momento.
É ideal que se trabalhe com sabedoria e perspicácia. Na citada época de recesso escolar e festas de final de ano, por exemplo, as pessoas que vêm fazer revisões para pegarem a estrada se preocupam com a troca de pneus, alinhamento e balanceamento, troca de óleo etc. É necessário que a oficina prepare esses itens em grandes quantidades no estoque e não deixe períodos sem funcionários capazes de ajudar o freguês.
Um empresário experiente analisa o mercado, identifica as demandas mais recorrentes do período e se mantém preparado para elas. Desse modo, garante seus lucros e fica mais tranquilo para períodos de menor movimento.
Atente aos períodos de recesso de seus funcionários
Dentre os direitos trabalhistas dos funcionários de uma oficina, o direito às férias é um dos mais importantes. Entretanto, cabe ao empregador se entender com o colaborador da oficina para que o período de recesso não se dê em períodos de grande movimento e atrapalhe as vendas e serviços da oficina.
Como comentamos, o período de final de ano exige que o dono da oficina seja auxiliado por outras pessoas para garantir a boa prestação de serviços e o atendimento à alta demanda.
Além disso, há funcionários especializados em alguns segmentos que precisam estar presentes, por exemplo, para operar a máquina de alinhamento e balanceamento, identificar algum tipo de problema específico no motor, dentre outros.
Por isso, para lidar com a sazonalidade na oficina, o proprietário pode acordar com seus empregados para que as férias sejam tiradas em épocas de menor movimento e até incentivar a realização de horas extras a fim de atender demandas maiores. Dessa forma, garante-se que a atividade seja realizada de forma integral e com qualidade, garantindo os ganhos.
Monte um fluxo de caixa
Uma dica que não pode faltar para superar a sazonalidade na oficina é montar um fluxo de caixa para que as finanças e o sucesso da empresa não dependam somente de períodos de variação. Se isso acontecer, nas etapas menos movimentadas, a empresa pode passar por sérias dificuldades.
A solução é se organizar financeiramente para manter um capital de giro e uma reserva financeira. A dica é calcular o lucro pela média anual e não só pela “alta estação”, na qual há maior entrada de capital.
Assim, os meses em que o dinheiro for mais escasso serão compensados por uma organização prévia dos meses de maiores vendas. Isso transmite segurança ao empresário para investir e saber que seu estabelecimento tem condição de se manter.
Estabeleça estratégias de venda
Quando se deparar com períodos de sazonalidade, montar estratégias eficientes para otimizar as vendas é um passo muito importante. Se a demanda pelos serviços oferecidos está baixa, você pode praticar preços promocionais ou brindes atrativos a consumidores.
Essa alternativa aumenta a procura em momentos de baixa demanda e certamente os lucros serão aumentados. Isso garante um diferencial competitivo e a amenização dos efeitos das épocas de menor consumo na sua oficina.
Invista no pós-venda
Uma estratégia infalível para ter sucesso diante da variação de demanda é fidelizar os seus clientes. Um cliente que vê na oficina um serviço prestado de maneira compromissada e com qualidade certamente retorna, indica a empresa e se fideliza. Nesse sentido, as opções pós-venda se mostram importantes aliadas.
Uma oficina que dispõe ao seu cliente garantias e acompanhamentos mesmo após a prestação do serviço pode ter a certeza que seu cliente não o procurará apenas em épocas de maior movimento, mas durante o ano todo.
É possível guardar os dados do seu cliente e sempre ligar relembrando das revisões. Oferecer serviços de higienização e limpeza depois que o veículo sair da oficina, além de garantias e bom atendimento, também são táticas para satisfazer o consumidor e fidelizá-lo ao seu estabelecimento.
Portanto, percebemos que, ao colocar em prática algumas medidas, é possível vencer a sazonalidade na oficina. Os períodos de maior demanda devem ser aproveitados de maneira inteligente e consciente com a atuação de todos os funcionários, bem como a realização de uma boa gestão do estoque e criação de um fluxo de caixa.
Desse modo, os meses de menor procura serão supridos, e o empresário terá segurança de saber que os prejuízos não prejudicarão seu negócio e seus ganhos. Essas estratégias são essenciais para que as vendas sejam alavancadas e a sazonalidade na oficina não seja um obstáculo para o sucesso do seu empreendimento.
Gostou de conhecer como lidar com a sazonalidade das demandas de serviços na sua oficina? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e garantir que ele possa ser útil para mais donos de oficina?