Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Segmentos Autos

Como se preparar para a sazonalidade na sua oficina mecânica?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
2 de julho de 2021
in Autos
16.6k
0
sazonalidade na oficina

sazonalidade na oficina: saiba como reverter a situação.

19.7k
SHARES
51.8k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Dentre os fatores que preocupam os donos de oficinas mecânicas, um se destaca: sazonalidade na oficina. Isso significa a variação da quantidade de clientes que procuram os serviços durante as diferentes épocas do ano.

Esse fato ocorre devido a diversos fatores como: a estação do ano, proximidade com feriados e datas comemorativas, dentre outros. É fundamental que o proprietário estabeleça estratégias para lidar com essa variação da procura pelos seus serviços e garanta lucros durante todo o período de trabalho.

Ficou interessado em saber quais são as medidas que podem ser adotadas para lidar com a sazonalidade na oficina? Então, que tal continuar a leitura? Vamos demonstrar algumas táticas!

Planeje a gestão de acordo com datas

Um dos primeiros pontos que precisam ser entendidos pelo proprietário no que corresponde à sazonalidade na oficina são os períodos em que a procura pelos serviços é observada de maneira mais destacada.

Um exemplo é o intervalo entre os meses de novembro e janeiro. Esse período compreende as festas de final do ano, os recessos escolares e de diversos setores da economia. Nessas datas, as pessoas costumam viajar com seus carros para outras cidades e têm que fazer revisões, trocar óleo, pneus etc.

O proprietário de uma oficina mecânica deve estar pronto para trabalhar muito e com qualidade diante dessa demanda. Desse modo, ele garante lucros e consegue se organizar para ciclos de menor movimento e, além disso, pode atuar na fidelização de clientes, que procurarão os serviços devido à qualidade oferecida.

Preveja o estoque

Gerenciar bem o estoque da sua empresa está totalmente ligado a um fator: sazonalidade na oficina. Adquirir produtos de acordo com a demanda e as tendências do público evitará que você desperdice seu dinheiro com objetos e peças que ficarão encalhados nas prateleiras. Além disso, não permitirá que você deixe de fazer algum serviço por não ter o componente que o cliente precisa naquele momento.

É ideal que se trabalhe com sabedoria e perspicácia. Na citada época de recesso escolar e festas de final de ano, por exemplo, as pessoas que vêm fazer revisões para pegarem a estrada se preocupam com a troca de pneus, alinhamento e balanceamento, troca de óleo etc. É necessário que a oficina prepare esses itens em grandes quantidades no estoque e não deixe períodos sem funcionários capazes de ajudar o freguês.

Um empresário experiente analisa o mercado, identifica as demandas mais recorrentes do período e se mantém preparado para elas. Desse modo, garante seus lucros e fica mais tranquilo para períodos de menor movimento.

Atente aos períodos de recesso de seus funcionários

Dentre os direitos trabalhistas dos funcionários de uma oficina, o direito às férias é um dos mais importantes. Entretanto, cabe ao empregador se entender com o colaborador da oficina para que o período de recesso não se dê em períodos de grande movimento e atrapalhe as vendas e serviços da oficina.

Como comentamos, o período de final de ano exige que o dono da oficina seja auxiliado por outras pessoas para garantir a boa prestação de serviços e o atendimento à alta demanda.

Além disso, há funcionários especializados em alguns segmentos que precisam estar presentes, por exemplo, para operar a máquina de alinhamento e balanceamento, identificar algum tipo de problema específico no motor, dentre outros.

Por isso, para lidar com a sazonalidade na oficina, o proprietário pode acordar com seus empregados para que as férias sejam tiradas em épocas de menor movimento e até incentivar a realização de horas extras a fim de atender demandas maiores. Dessa forma, garante-se que a atividade seja realizada de forma integral e com qualidade, garantindo os ganhos.

Monte um fluxo de caixa

Uma dica que não pode faltar para superar a sazonalidade na oficina é montar um fluxo de caixa para que as finanças e o sucesso da empresa não dependam somente de períodos de variação. Se isso acontecer, nas etapas menos movimentadas, a empresa pode passar por sérias dificuldades.

A solução é se organizar financeiramente para manter um capital de giro e uma reserva financeira. A dica é calcular o lucro pela média anual e não só pela “alta estação”, na qual há maior entrada de capital.

Assim, os meses em que o dinheiro for mais escasso serão compensados por uma organização prévia dos meses de maiores vendas. Isso transmite segurança ao empresário para investir e saber que seu estabelecimento tem condição de se manter.

Estabeleça estratégias de venda

Quando se deparar com períodos de sazonalidade, montar estratégias eficientes para otimizar as vendas é um passo muito importante. Se a demanda pelos serviços oferecidos está baixa, você pode praticar preços promocionais ou brindes atrativos a consumidores.

Essa alternativa aumenta a procura em momentos de baixa demanda e certamente os lucros serão aumentados. Isso garante um diferencial competitivo e a amenização dos efeitos das épocas de menor consumo na sua oficina.

Invista no pós-venda

Uma estratégia infalível para ter sucesso diante da variação de demanda é fidelizar os seus clientes. Um cliente que vê na oficina um serviço prestado de maneira compromissada e com qualidade certamente retorna, indica a empresa e se fideliza. Nesse sentido, as opções pós-venda se mostram importantes aliadas.

Uma oficina que dispõe ao seu cliente garantias e acompanhamentos mesmo após a prestação do serviço pode ter a certeza que seu cliente não o procurará apenas em épocas de maior movimento, mas durante o ano todo.

É possível guardar os dados do seu cliente e sempre ligar relembrando das revisões. Oferecer serviços de higienização e limpeza depois que o veículo sair da oficina, além de garantias e bom atendimento, também são táticas para satisfazer o consumidor e fidelizá-lo ao seu estabelecimento.

Portanto, percebemos que, ao colocar em prática algumas medidas, é possível vencer a sazonalidade na oficina. Os períodos de maior demanda devem ser aproveitados de maneira inteligente e consciente com a atuação de todos os funcionários, bem como a realização de uma boa gestão do estoque e criação de um fluxo de caixa.

Desse modo, os meses de menor procura serão supridos, e o empresário terá segurança de saber que os prejuízos não prejudicarão seu negócio e seus ganhos. Essas estratégias são essenciais para que as vendas sejam alavancadas e a sazonalidade na oficina não seja um obstáculo para o sucesso do seu empreendimento.

Gostou de conhecer como lidar com a sazonalidade das demandas de serviços na sua oficina? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e garantir que ele possa ser útil para mais donos de oficina?

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Previous Post

Como fazer manutenção de tratores agrícolas? Veja aqui

Next Post

Manutenção de caminhões: 5 mitos e como desmenti-los

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
5 Mitos sobre manutenção de caminhões.

Manutenção de caminhões: 5 mitos e como desmenti-los

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×