O acúmulo de experiência pelo profissional mecânico é sempre um bom diferencial competitivo no mercado de trabalho. Saber as melhores formas de lidar com um problema e ter a segurança e eficiência no ambiente de trabalho são qualidades importantes dentro de uma oficina. Nesse sentido, ao se tratar de manutenção de caminhões, é importante estabelecer uma comunicação próxima entre o profissional e o cliente.
Isso porque é muito comum que os proprietários desse tipo de veículo procurem apenas os serviços de manutenção corretiva e não valorizem a prevenção de defeitos. Além disso, os donos de oficinas devem saber como desmentir para os seus clientes mitos existentes sobre a manutenção de caminhões, pois certas informações incorretas podem atrapalhar a longevidade do veículo.
Pensando nisso, preparamos um artigo contendo alguns pontos importantes das revisões preventivas, 5 mitos comuns dentro das oficinas mecânicas e algumas recomendações de como prevenir defeitos no caminhão. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
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Manutenção preventiva e corretiva
Antes de tudo, é preciso ressaltar que a manutenção corretiva não é programada e, normalmente, está relacionada ao concerto imediato de um problema, ou seja, esse tipo de revisão trabalha com retificação, regulagem e substituição de peça. Por isso, seu custo e tempo de serviço são considerados altos, pois não há um planejamento e previsão de falhas.
Já a manutenção preventiva garante uma série de benefícios para o proprietário do veículo, com destaque para a economia de dinheiro, ao evitar problema mais graves, e de tempo de serviço.
Isso é possível, pois, nesse caso, são aplicadas estratégias de acompanhamento e controle das condições reais de operação da máquina, tendo a finalidade de minimizar falhas e problemas com o caminhão em atividade.
A periodicidade dessas revisões é elaborada com base no estado de conservação do veículo, intensidade de uso e orientações fornecidas pelo fabricante.
Com esses dados, é possível desenvolver um calendário de inspeções para garantir que o caminhão trabalhe em alta performance, mantendo sempre um bom funcionamento.
5 mitos da manutenção de caminhão
É muito comum, dentro do ambiente de reparo, a circulação de informações que não se baseiam em fundamentos técnicos. Esse fato contribui para a perpetuação de hábitos e práticas incorretas entre os caminhoneiros. Veja agora 5 mitos da manutenção de caminhões!
1. Retirada da válvula termostática
Antigamente a válvula termostática dava muito defeito, causando estresse, perda de tempo e gastos na rotina dos caminhoneiros. Uma das estratégias usadas pelos mecânicos era a retirada da peça. No entanto, atualmente, com os avanços da tecnologia e aperfeiçoamento do componente, essa prática tornou-se ultrapassada.
Desse modo, é um grande erro deixar o motor funcionando sem a válvula termostática, pois, sem sua atuação, não há um controle efetivo da temperatura, fazendo com que o rendimento do veículo diminua. Isso se dá porque esse componente trabalha fazendo o controle da circulação do líquido de arrefecimento entre o motor e o sistema do radiador, algo essencial.
2. Aquecer o motor
Muitos caminhoneiros têm o hábito de, antes de pegar estrada, deixar o caminhão ligado por até 15 minutos. Essa prática, entretanto, é dispensável para os modelos atuais, pois, com o sistema de injeção eletrônica, os parâmetros ideais de alimentação de combustível são medidos por meio dos sensores e atuadores do veículo para temperaturas diferentes.
Além disso, com o tempo, foi aprimorada a qualidade dos óleos lubrificantes, que, devido a suas composições, oferecem viscosidade variada, mantendo sua eficiência em temperaturas diferentes. Já as demais partes do caminhão, como sistema de transmissão e rolamentos, aquecem com o movimento do veículo. Dessa forma, o circuito pneumático de freio é o único sistema que necessita de espera, para o enchimento dos balões de ar.
3. Uso de aditivo no radiador
Outro mito presente nas manutenções de caminhão é a falta de necessidade do aditivo do líquido de arrefecimento. Porém, esse item é de grande importância para o bom funcionamento do sistema de refrigeração, pois aumenta o intervalo de ebulição e fusão da água, sendo necessário para condições extremas de temperatura.
Além disso, esse componente contribui de forma positiva para a longevidade do motor, pois auxilia na proteção da parte interna contra corrosão e ferrugem. Por isso, é fundamental que o profissional mecânico esclareça esse mito para os seus clientes, garantindo uma melhor manutenção preventiva.
4. Utilidade do freio motor
Muitos caminhoneiros são enganados com informações falsas de que não é vantajoso usar o freio motor para auxiliar na frenagem do caminhão. Os argumentos passam por superaquecimento do motor, má distribuição do óleo pelo cárter e danificação dos coletores de escapamento.
No entanto, isso não passa de um mito, já que o freio motor é um grande aliado do motorista. Além de aumentar a segurança na condução do veículo em descidas íngremes e longas, contribui para a conservação das lonas e tambores de freio. Com isso, é possível evitar o superaquecimento dessas peças e, consequentemente, que elas parem de funcionar.
5. Diminuir a corrosão com óleo no chassi
O costume de utilizar o óleo de mamona no chassi do caminhão depois de lavá-lo, com a ideia de conservar a sua estrutura contra corrosão, também é um grande equívoco. Isso porque esse procedimento gera outros pontos negativos, como o acúmulo de sujeiras e detritos que comprometem a integridade dos componentes do veículo.
Além disso, o óleo de mamona contribui para o ressecamento das peças de borracha e de plástico, como mangueiras e vedações, aumentando seus impactos negativos para a manutenção do veículo.
Como evitar defeitos no caminhão?
A direção defensiva é uma das principais formas de se prevenir defeitos no caminhão. Essa postura de direção, além de evitar a ocorrência de acidentes graves, contribui para uma maior economia, pois evitar acelerações e frenagens bruscas garante uma maior conservação de conjuntos como tambores, pastilhas de freio, sistema de suspensão e transmissão do veículo.
Outro meio de prevenção de defeitos na mecânica é a redução da rota, pois, assim, é possível diminuir o gasto de combustível e o desgaste de peças. Há programas tecnológicos que oferecem várias ferramentas que auxiliam o motorista a identificar o melhor caminho a seguir. Além disso, é de grande importância fazer a checagem do estado de conservação dos pneus, a calibragem correta e seu alinhamento e balanceamento.
Assim, será possível economizar combustível e aumentar o desempenho do caminhão. Por fim, é necessário sempre estar atento aos tempos corretos de manutenção do veículo, pois essa é a única maneira de minimizar a ocorrência de defeitos graves no caminhão, garantindo uma maior economia nas revisões.
No mundo da mecânica de manutenção de caminhões, assim como nos demais segmentos automobilísticos, é comum a circulação de informações sem respaldo técnico, que geram costumes incorretos entre os motoristas. Por isso, o papel do profissional mecânico é crucial para desmistificar esses maus hábitos entre os seus clientes.
Gostou do artigo? Então o que acha de conferir nosso post sobre checklist para manutenção de caminhão?
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