O transporte de cargas é predominantemente rodoviário no Brasil. O fato é confirmado ao se analisar a grande frota de caminhões circulando diariamente pelas rodovias do país. Esse meio de transporte precisa de cuidados especiais em virtude das grandes jornadas de viajem, potencial de trabalho e esforço do veículo.
Nesse sentido, para uma maior eficiência em serviços, segurança e economia, as manutenções preventivas são fundamentais, pois, com o processo de reparação antecipada, os riscos de pane mecânica na estrada são menores. Ademais, podem reduzir em até 30% o valor gasto com as despesas do veículo, além de diminuírem a probabilidade de acidentes relacionados a falha do veículo na estrada.
Pensando nesses fatores, fizemos um checklist para manutenção de caminhão contendo os 10 principais itens que devem estar na sua lista de reparação. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
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1. Óleo do motor
Comece checando o nível do óleo do motor pela vareta. Caso esteja abaixo do ideal, faça a troca. Aspectos relacionados à qualidade desse item devem ser averiguados rigorosamente: viscosidade, borras ou detritos metálicos, que podem ser indícios de problemas mecânicos no motor.
Em condições normais de uso, o óleo deve ser trocado periodicamente seguindo as recomendações da montadora ou do fabricante do produto utilizado.
2. Freios
Faça um teste de funcionamento do sistema de frenagem para avaliar se há a necessidade de substituição de algum componente. É preciso também realizar a drenagem da água acumulada nos cilindros de ar bem como a inspeção de estado das lonas ou pastilhas, tambores ou discos e das sapatas do freio.
Com o auxílio de uma lanterna e paquímetro, cheque a superfície das lonas e discos de freio conferindo se não há ranhuras ou imperfeições. Caso o veículo possua sistema ABS, deve ser feito o teste de funcionamento para identificar possíveis anomalias.
3. Filtros
Os filtros de óleo, gasolina e ar têm um papel importante na retenção de impurezas dos fluidos que circulam nos sistemas do veículo. Portanto, é de grande importância a troca periódica desse item segundo a recomendação do fabricante. Faça também uma inspeção preventiva do estado de conservação desse componente. Caso esteja bastante sujo ou com aparência escura é preciso fazer a troca imediatamente.
4. Pneus
Para uma boa e efetiva manutenção do veículo é de grande importância a checagem do estado de conservação dos pneus do caminhão, pois, em condições desfavoráveis de uso, esse item pode comprometer diretamente a segurança do condutor. Nesse sentido, uma boa inspeção visual é fundamental para a identificação de possíveis anomalias.
Dessa forma, aspectos relacionados à superfície do pneu, como a profundidade das ranhuras da banda de rodagem, devem ser analisados rigorosamente. Caso haja qualquer irregularidade, o pneu deve ser trocado imediatamente. É importante também conferir a pressão. Os valores ideais de calibragem estão relacionados com a carga transportada e o perfil do pneu. Esses valores são fornecidos pelo fabricante ou manual do proprietário do veículo.
5. Sistema elétrico
A revisão preventiva do sistema elétrico é essencial, pois contribui para a minimização dos ricos de pane elétrica em situações indesejadas. Dessa forma, para uma boa manutenção do caminhão, faça um check-up do estado de oxidação de cabos e terminais nos polos da bateria. Também é importante a checagem de fusíveis, luzes sinalizadoras, voltagem da bateria, faróis e lanternas.
6. Paletas do limpador
As paletas do limpador de para-brisa, embora pareçam itens simples, devem ser inspecionadas nos processos de manutenção, pois sua atuação é fundamental para a garantia da segurança do condutor devido ao aumento do campo de visão em períodos de chuva. A presença de desgaste nesse componente é muito comum nos caminhões.
Isso porque, devido à falta de uso e exposição excessiva à radiação solar, as bordas das paletas acabam se deformando com o processo de ressecamento. Por isso, é necessário a realização de testes com o limpador de para-brisa e a averiguação do estado de conservação das paletas.
7. Quinta roda
A quinta roda está diretamente relacionada com a segurança da carga e do caminhão. Por isso, deve-se fazer a inspeção desse item no processo de manutenção do veículo. É importante efetuar a limpeza da quinta roda com a remoção da graxa antiga e aplicação de uma nova lubrificação.
É necessário também a checagem do funcionamento das partes desse componente: bloco, garra de travamento do pino-rei, barra e disco de fricção. Aspectos ligados à conservação dessas peças devem ser avaliados rigorosamente visando eliminar problemas como folgas, peças defeituosas e divergência entre componentes.
8. Suspensão
O sistema de suspensão do veículo tem papel fundamental na proteção do chassi e da carga transportada devido à diminuição dos choques causados pelas superfícies irregulares das rodovias, além de garantir a estabilidade do caminhão, conforto e segurança na estrada. Logo, é importante a checagem de todo o sistema: estado das molas, batentes, barra estabilizadora e bandeja.
Faça também a lubrificação dos pinos de suporte e centrais. Ademais, devido a constante trepidações dos componentes em situações de uso, com o tempo, pode haver folgas ou danificação de peças desse sistema. Por isso, é necessário verificar o estado das peças do sistema, como buchas, parafusos e grampos.
9. Sistema de refrigeração
O sistema de refrigeração é responsável por manter o motor operando em temperaturas ideais de funcionamento. Dessa forma, para uma boa manutenção do veículo, é importante conferir o estado de conservação de todos os componentes do circuito de arrefecimento do caminhão, como mangueiras, bomba d’água, válvula termostática, radiador e eletroventilador.
Verifique também o nível de água do reservatório. Caso esteja abaixo do indicado, além de completar, é necessário conferir se não há vazamentos tanto no reservatório quanto em outras peças do sistema, como nas mangueiras e válvulas.
10. Módulo de injeção
Para os veículos que trabalham com injeção eletrônica, é de grande importância a análise e manutenção desse sistema. É preciso fazer a atualização do software do módulo de injeção, além de inspecionar o estado de operação de todos os componentes do circuito de injeção, como sensores e atuadores.
Nesse sentido, uma boa forma de fazer esse check-up é por meio do scanner diesel, pois essa ferramenta facilita a vida do profissional mecânico no trabalho de diagnóstico de falhas e problemas no sistema de injeção. Com esse equipamento é possível obter informações completas e em tempo real do funcionamento de todos os componentes, sendo por isso considerado um excelente equipamento para esse tipo de serviço.
Portanto, esses são os principais itens que devem está no checklist para manutenção de caminhão. Sempre oriente os seus clientes a seguirem as recomendações periódicas de manutenção preventiva, pois dessa forma é possível prolongar a vida útil do veículo.
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bastante fácil, muy importante, interessante
GOSTARIA SABER PROCEDIMENTO P DESMONTAR E MONTAR UM MOTOR DE CAMINHAO
(chiptronic) muito bom conteúdo, informações bem úteis tanto para quem trabalha na área da mecânica
bem como também para o próprio motorista.
CONFIRA;
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http://bit.ly/treinamentoinjecaoeletronicadiesel
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