A popularização da injeção eletrônica representa grandes novidades não apenas para os motociclistas, mas, principalmente, para os mecânicos reparadores. Afinal, a revisão e a manutenção desse sistema se dá de maneira totalmente diferente do que era feito nos antigos carburadores.
Para atender a essa crescente demanda dentro das oficinas, a atualização e capacitação se tornou um verdadeiro requisito para os profissionais. Nesse processo, além de se familiarizar com os equipamentos e ferramentas apropriadas, é preciso conhecer também os diversos códigos gerados pelo funcionamento do sistema.
Pensando nisso, trazemos para você neste artigo uma tabela de código de falhas da injeção eletrônica, além de dicas para ajudar na realização desse tipo de serviço. Confira!
Saiba o que é a tabela de código de falhas de injeção eletrônica
Para entender a tabela de código de falhas, é preciso ter em mente a atuação da injeção eletrônica. Quando o motor da moto está em funcionamento, o módulo de controle do sistema analisa as suas condições de operação em tempo real, transmitindo informações que vão dos sensores até os atuadores.
Quando algum comportamento anormal é detectado, o sistema avisa o condutor por meio da luz de alerta no painel, que pisca por alguns segundos sempre que a ignição for acionada. E é exatamente o número e a duração das piscadas que indica o defeito apresentado pela motocicleta.
Portanto, a tabela de código de falhas de injeção eletrônica é um recurso que facilita o diagnóstico para o profissional reparador, organizando os padrões de comportamento da luz da injeção e relacionando-os com seus respectivos defeitos.
É importante deixar claro para os seus clientes que, ainda que a motocicleta pareça funcionar normalmente quando o painel emite esse tipo de alerta, é preciso fazer uma revisão o quanto antes para evitar problemas maiores.
Aprenda a interpretar a tabela de código de falhas
Para utilizar corretamente a tabela, é preciso entender as informações passadas pela luz de alerta. É preciso ter em mente que existem duas diferentes frequências de piscadas, sendo uma curta e outra longa. Dessa forma, cada piscada curta equivale a uma unidade na contagem, enquanto cada piscada longa adiciona uma dezena.
Também é preciso estar atento aos casos em que há a ocorrência de mais de um defeito ao mesmo tempo. Quando isso acontece, será possível observar um intervalo maior entre a contagem de um problema e outro.
Após verificar o código transmitido pela luz no painel, basta procurar pela informação correspondente na tabela de erros. Lembrando que modelos de diferentes montadoras apresentam diferenças também nos códigos de falhas, o que torna necessário utilizar a tabela correta a cada manutenção.
Descubra como apagar a memória de erros da injeção
Na manutenção do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes é preciso realizar o procedimento de leitura e gravação da sua memória RAM, localizada no módulo de controle. Lá são registradas informações sobre o motor durante o seu funcionamento, bem como os defeitos que foram apresentados.
Em muitos casos, para visualizar e eliminar os registros gerados pelos problemas de funcionamento, é necessário o uso de um scanner. Ainda que algumas motos ofereçam recursos integrados para facilitar a exclusão dos dados, esse é um equipamento indispensável para que uma oficina esteja sempre pronta para resolver qualquer situação envolvendo o sistema de injeção eletrônica.
Para realizar todos os procedimentos com exatidão, a dica é ter sempre à mão o manual do proprietário da motocicleta. Esse documento informa o local exato em que as medições devem ser feitas, bem como os parâmetros que devem ser seguidos para que a manutenção seja feita com segurança.
Confira a tabela de código de falhas da injeção
Como dissemos, cada montadora define padrões diferentes de piscadas para cada tipo de problema envolvendo o sistema de injeção eletrônica de motos. Portanto, a fim de exemplificar o uso desse importante recurso, vamos analisar a tabela de código de falhas da injeção de modelos da japonesa Honda.
Códigos de falhas de injeção eletrônica Honda | ||||||
Lead 110 | Biz 125 | PCX 150 | CG 150 Titan | CB/XRE 300 | DEFEITO | SINTOMA |
1 piscada | 1 piscada | 1 piscada | 1 piscada | 1 piscada | MAP — Sensor de pressão do ar da admissão | Motor falhando em baixa velocidade e aumento no consumo de combustível |
7 piscadas* | 7 piscadas | 7 piscadas* | 7 piscadas | 7 piscadas | EOT — Sensor de temperatura do óleo do motor ECT — Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento |
Dificuldade excessiva na partida e aumento no consumo de combustível |
8 piscadas | 8 piscadas | 8 piscadas | 8 piscadas | 8 piscadas | TPS — Sensor de posição da borboleta do acelerador | TPS travado |
9 piscadas | 9 piscadas | 9 piscadas | 9 piscadas | 9 piscadas | IAT — Sensor de temperatura do ar da admissão | Dificuldade excessiva na partida, falhas com o motor frio e aumento no consumo de combustível |
12 piscadas | 12 piscadas | 12 piscadas | 12 piscadas | 12 piscadas | Injetor de combustível | Motor não funciona |
21 piscadas | 21 piscadas | 21 piscadas | 21 piscadas | 21 piscadas | Sensor Lambda | Falhas no motor, aumento na emissão de poluentes e no consumo de combustível |
ND | ND | ND | ND | 23 piscadas | Aquecedor do Sensor Lambda | Falha no funcionamento do Sensor Lambda |
29 piscadas | ND | 29 piscadas | 29 piscadas | 29 piscadas | IAC — Válvula de controle de marcha lenta | Falhas no motor em marcha lenta |
ND | ND | 52 piscadas | ND | ND | CKP — Sensor de posição da árvore de manivelas/virabrequim | Motor não funciona |
54 piscadas | 54 piscadas | ND | 54 piscadas | 54 piscadas | BAS — Sensor de inclinação do Chassi | Motor não funciona |
Para não haver dúvidas na interpretação dessa tabela, o asterisco indica que os modelos marcados não possuem sensor ECT. Já os campos marcados com ND indicam que o erro não se aplica ao respectivo modelo.
Ao cruzar as informações sobre os sintomas apresentados pela moto e o código exibido pela luz de alerta no painel, o profissional pode identificar o real problema de maneira precisa. Por isso, a tabela de código de falhas de injeção eletrônica é um instrumento que todo mecânico deve ter sempre em mãos na hora de fazer a manutenção desse sistema.
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Boa noite meu abençoados .
Aqui quem fala é André Motos eu muito feliz de ter adquirido este aparelho teve muita dificuldade quando eu não tinha mais hoje graças a Deus e ao Guilherme da chiptroc eu tenho mais estou precisando do curso pra mim atualiza mais meu contato é( 73 )9889-46392
Olá Carlos, tudo bem com você? Que bom amigo, estamos muito felizes com seu feedback! Iremos entrar em contato com você. Um grande abraço, equipe Chiptronic!
muito boa essa tabela
Olá Eduir, tudo bem? Obrigado amigo por seu feedback! 😀
Já fiz um curso !!
Tenho vontade de mim atualizar mais . porque já tem 8 anos q fiz
Olá Ivan, tudo bem? Que bacana amigo, iremos enviar informações para você sobre nossos cursos. 😀
Muito bom este cabo MSOP adaptador, evita a retirada do IC da placa pra fazer atualização ou corrigir falhas de dados da memória.
Engraçado que o código 23 não se aplica para a minha CGTitan 150 ESD 2011, é o painel marca justamente esse código, verificado pelo meu mecânico.
Meu aqui tbm tem esse cód
Bom dia tenho um pcx 2015 e a luz da injeção acendeu mas pelo q vejo as piscada não batem com nenhuma da tabela. Minha moto da um piscada longa e uma curta alguém pode me ajudar??
Codigo 33 ?
Minha Titan 150 Mix paratida so no pedal, está com dificuldade de pegar.
Quando se dá a pedalado a luz do painel acende e logo apaga.
Dando nova pedalada a luz volta acender e assim vai.
Desligo a chave e pedala a moto pega.
Julgo ser um problema na injeçao mas como ter certeza?
Yêdo Campos.
yedo@live.ca
Gostaria de Saber o Código 23 se aplica em que na Fan 160 2018?
Sensor de oxigênio (sonda lambda) so trocar e acaba o problemas
Boa tarde. EU tenho meu Carro hino dutro 2004 3.5 nao lança corrente nos injectores e mostra erro codigo 3678. Quero uma ajuda no problema.
Boa noite, tenho uma honda nc 700x 2013 e aparece uma falha com 9 piscadas lentas e 5 rápidas, podem me ajudar?
Codigo 26 fica acendendo a injeção